Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Aniversário de Florianópolis

Comemora-se no dia 23 de março, o Aniversário de Florianópolis. Uma cidade maravilhosa no sul do nosso país e que tem sua história marcada em nossa pátria. Confira belas mensagens para compartilhar com os amantes desta bela metrópole brasileira!

Florianópolis

No dia 23 de março se comemora o aniversário de um famoso município brasileiro: Florianópolis. Trata-se da capital do estado de Santa Catarina, no Sul do país. É uma cidade praiana, composta da parte continental e algumas ilhas, com uma população de aproximadamente 470 mil habitantes, conhecida por ser a cidade com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) no Brasil. É um ótimo lugar para se viver ou para passar as férias.

Lugares para viajar sozinho

Fundação de Florianópolis

Comemora-se o aniversário de Florianópolis no dia 23 de março por conta da data de sua fundação, em 1673. Seu fundador foi Francisco Dias Velho, que chegou à tal terra com a imagem da Nossa Senhora do Desterro, que, originalmente, deu nome à cidade. Construiu, também, uma capela em devoção à santa, que é padroeira da cidade.

Vários nomes

Florianópolis, que faz aniversário no dia 23 de março, já recebeu vários nomes: ‘Meiembipe’, pelos índios Carijós, ‘Porto dos Patos’ pelos holandeses, ‘Nossa Senhora do Desterro’ (ou simplesmente ‘Desterro’) pelo fundador, dentre outros nomes, como ‘Ilha de Santa Catarina’.

Como se deu o nome

Dia 23 de março comemora-se o aniversário da cidade de Florianópolis, mas você sabe como ela ganhou esse nome? Conhecida por várias nominações ao longo da história, ela só passou a ter o nome como é conhecida hoje em 1894, pelo então presidente Floriano Peixoto. Entretanto, no começo, poucos moradores gostaram da decisão, por serem contrários à República.

Fortalezas portuguesas

Portugueses, para impedir qualquer tentativa de invasão dos espanhóis, construíram diversas fortalezas no litoral de Santa Catarina, incluindo Florianópolis. No aniversário da capital, dia 23 de março, que tal visitar uma dessas fortalezas que viveram museus na cidade?

Florianópolis, a Ilha da Magia

Além de Meiembipe, Porto dos Patos e Senhora do Desterro, Florianópolis, que faz aniversário em 23/3, também foi conhecida por outro nome: ‘Ilha da Magia’. Mas isso não se deu por conta de sua beleza exuberante, mas sim porque havia muitas lendas envolvendo a cidade. A praia de Itaguaçu é conhecida por, supostamente, ter festas com a presença de bruxas e lobisomens. As lendas se sustentam muito porque, Portugal durante a Santa Inquisição, ao invés de queimar as mulheres acusadas de bruxaria, mandava-as para Florianópolis.

Lugares para comemorar o carnaval

Os primeiros moradores

Florianópolis tem uma história muito antiga. Seus primeiros moradores foram os pré-históricos sambaquis, mas, quando os portugueses chegaram no Brasil, quem morava na região eram os índios Carijós. Porém, no século 18, com a imigração dos portugueses açorianos, vieram para a cidade os primeiros baleeiros que trouxeram consigo a prática da pesca de baleias (prática proibida atualmente). Nesse 23 de março, aniversário da cidade, é importante conhecer sua história.

Estados Brasileiros

Praia da Galheta

No aniversário de Florianópolis, dia 23 de março, que tal curtir um de seus pontos turísticos mais inusitados. A praia da Galheta, localizada no leste da Ilha, é uma praia de nudismo. A opção não é obrigatória, como acontece com várias praias desse tipo. É escondida por um morro, e só pode ser acessada através de uma trilha. Ela atrai turistas desde 1970.

Melhores praias para curtir as férias

Atividades de aniversário

Todo ano, no dia 23 de março, aniversário de Florianópolis, a cidade entra em festa, e comemora-se com muita animação, shows, eventos esportivos, exposições e atrações infantis. E, claro, não poderia faltar o bolo!

Ponte Hercílio Luz

Nesse dia 23 de março, aniversário de Florianópolis, que tal conhecer os cartões postais da cidade? Um deles é a ponte Hercílio Luz, que liga a Ilha de Santa Catarina ao continente, substituindo as balsas que antes eram necessárias. Infelizmente, a construção foi muito cara e a capital demorou 50 anos para quitar sua dívida, mas o resultado é exuberante.

O poeta Cruz e Sousa

Nada melhor do que descobrir as grandes personalidades nascidas em Florianópolis para comemorar o aniversário da cidade, no dia 23 de março. E uma delas com certeza é o poeta Cruz e Sousa, que nasceu na capital quando ainda se chamava Nossa Senhora do Desterro, em 1861. Foi filho de escravos alforriados (Guilherme da Cruz e Carolina Eva da Conceição), mas adotou também o nome do ex-senhor de seus pais, Guilherme Xavier de Sousa, o qual protegeu e cuidou de sua educação. Foi um grande nome da poesia simbolista do país. Morreu em 1898, em Minas Gerais.