Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Lugares especiais para visitar no frio

Para viajar, não existe tempo ruim... Pode ser no calor ou até mesmo no frio! Aproveite o inverno para visitar algumas cidades brasileiras que são perfeitas nessa época do ano. Com certeza, você irá se encantar com cada uma delas!

continue lendo
Compartilhar

1. Cambará do Sul, RS

A terra dos Cânions, como é conhecida, possui 60 vales profundos e é um dos destinos brasileiros que atrai muitos turistas. Entre as opções de turismo, está o Parque Nacional de Aparados da Serra. O lugar abriga o Cânion Itaimbezinho, que possui 6 km de extensão, com 720 metros de profundidade.

Além desse, os turistas aproveitam muito as três trilhas disponíveis, como a do Vértice que dispõe de 45 minutos de caminhada, compensando o turista com uma bela visão da cascata das Andorinhas. Enfim, Cambará do Sul é um lugar perfeito para quem quer curtir o ar frio fazendo turismo de aventura, cercado de cânions.

2. Gramado e Canela, RS

Só de pensar no inverno no Brasil, o destino que nos veem à cabeça é Gramado, certo? E não é à toa que esses dois destinos são um dos mais procurados por turistas. Nessa época do ano, seus hotéis ficam sempre cheios. A gastronomia por lá é um grande atrativo, com direito a sopas, vinhos, queijos, fondue, chocolate quente e muitas carnes.

Mas não é só a comida que é boa, pois o lugar é belíssimo e oferece muitas atrações como a Casa do Colono, Vinícola Ravanello, Igreja Matriz São Pedro, Lago Negro, Gramado Zoo, entre muitos outros. Tanto Gramado como Canela são cidades focadas no turismo, oferecendo muitas programações culturais e eventos o ano inteiro.

O inverno é a época que atrai turistas de todos os cantos que querem ver a neve e curtir a temperatura baixíssima, devido ao fato de estar a 830 metros de altitude, além de se localizar ao sul do país. As temperaturas por lá ficam na média de 8°C até 17°C, porém, quando chegam as frentes frias a temperatura chega a ficar abaixo de 0°C.

3. Cunha, SP

Está entre os poucos municípios do estado de São Paulo a ser considerado como uma estância climática. O seu grande destaque vai para o toque caseiro e bucólico, oferecendo muito para os turistas que a visitam, como áreas esverdeadas, parques, rios, cachoeiras, trilhas históricas e muito mais. Sem contar que a cidade realiza a Festa do Pinhão, em abril, e em julho tem o Festival de Inverno com diversas atrações culturais.

O lugar é perfeito para quem busca um clima fresco, aventura e muito contato com a natureza. Os turistas ainda aproveitam a boa culinária, ateliês, pousadas aconchegantes, hotéis-fazenda e muitos campos de lavanda. Vale muito a pena conhecer o Parque Nacional da Serra da Bocaina e o Parque Estadual da Serra do Mar, além da famosa Pedra da Macela, que tem altura de 1.850 metros.

4. Campos do Jordão, SP

Perfeito para quem quer aproveitar o dia e a noite, já que a cidade oferece turismo diurno e uma vida noturna bem agitada. No inverno, os hotéis estão sempre lotados, então é indicado fazer reservas antecipadas. É na época do frio, em julho, que acontece o famoso Festival de Inverno, com muita música.

Por lá os turistas curtem o Palácio Boa Vista, Museu Felícia Leirner, Amantikir, Mosteiro de São João, Horto Florestal, Parques Jardins, Teleférico no Morro do Elefante, Bondinho e muito mais.

5. Domingos Martins, ES

Entre as paisagens mais tops da cidade está o Parque Estadual da Pedra Azul, uma rocha com mais de 1.800 metros de altura e que muda de cor conforme a hora do dia. No inverno, atrai muitos turistas, oferecendo passeios estilo fazenda por haras, apiários e sítios de agroturismo.

Outras opções de turismo incluem passeios de trem, Parque Estadual da Pedra Azul, Apiário Florin, Cavalgada Ecológica Pedra Azul, Museu da Colonização Alem, Sítio Herança Agroturismo, entre muitos outros passeios imperdíveis.

6. São Joaquim, SC

Quer ter contato com a neve sem sair do Brasil? Então esse é o destino certo! O município tem pouco mais de 26.000 habitantes e está a 1.353 metros de altitude, o que atrai muito frio. No inverno, muitos turistas lotam a cidade para ter a oportunidade de estar em um lugar encoberto pela neve.

Além disso, São Joaquim está em uma região que tem grande destaque pela forte produção de frutas, como a maçã, e vinhos. Visitar o lugar é poder se deparar com paisagens incríveis e muitas delas estão no Parque Nacional de São Joaquim.

7. Guaramiranga, CE

Carinhosamente conhecida como a Suíça do Ceará, Guaramiranga é um excelente destino no inverno, principalmente para quem quer fugir do Sudeste e Sul. A cidade está em uma altitude elevada e fica localizada na região serrana do estado, o que a deixa com uma das temperaturas mais baixas do Ceará. É perfeito para quem quer tranquilidade e paz, onde pode apreciar uma paisagem diferenciada.

Sem contar nas outras opções de lazer que o município dispõe, como o Parque Ecológico do Guaramiranga, Mosteiro dos Jesuítas, cachoeiras, chalés, trilhas, e muitas outras.

 

8. Monte Verde, MG

O lugar é perfeito para casais, devido ao ar romântico e as pousadas que oferecem banheiras com hidromassagem e quartos com lareira. Mas também é o lugar para quem busca turismo de aventura por ter atividades como boia-cross, arvorismo, tirolesa e passeios a cavalo e de avião.

Além disso, a cidade traz uma culinária irresistível, com direito a sopas, chocolates e fondues. O ano inteiro a temperatura é fria e até no verão elas podem chegar a 5°C.

9. Bento Gonçalves, RS

A ‘cidade das vinícolas’ ou a ‘capital nacional do vinho’, assim Bento Gonçalves é conhecida e isso aconteceu porque, há mais de um século, imigrantes italianos se instalaram por lá. O toque italiano se vê nas arquiteturas, alegria dos seus descendentes, na mesa farta, nos vinhos e na música.

Em Bento Gonçalves, os turistas apreciam o enoturismo, onde podem visitar o Vale dos Vinhedos que é uma área com 80 quilômetros quadrados emoldurada por colinas e parreirais. As opções de pousadas e restaurantes são vastas e o lugar é rico em queijos e salames produzidos na região, além do galeto.

Atividades radicais estão disponíveis no Vale do Rio das Antes, onde é possível fazer rafting e trekking. Quer degustação? Que tal provar queijos e bebidas a bordo da Maria-Fumaça? Lá os turistas ainda curtem um som animado por grupos folclóricos, com repertório italiano. Finalizando esse passeio, ainda tem os espumantes, não é bom demais?

10. Nova Friburgo, RJ

A capital da lingerie é emoldurada pela Mata Atlântica e os turistas que a visitam aproveitam muito o lugar. São opções de passeios e atividades como mirantes naturais, cachoeiras, reservas ambientais e riachos, além de poderem saborear uma gastronomia bem diversificada.

As opções de atrativos são muitas para os ecoturistas, como trilhas perfeitas para a prática de mountain-bike, trekking e off-road, rios para o rafting, além de formações rochosas e muitas outras opções para se apreciar a paisagem, como o Pico da Caledônia e a pedra do Cão Sentado.

Nova Friburgo é perfeita para quem quer ter contato com a natureza e sentir um ar mais frio. Os turistas ainda contam com restaurantes, pousadas e muitas lojinhas por lá. Vá conhecer o Parque dos Três Picos e se aventure!

11. Visconde de Mauá, RJ

São muitas atrações nesse trecho que fica ao pé da Serra da Mantiqueira. O lugar está entre os mais concorridos redutos para o inverno no Sudeste e oferece muito para quem quer tranquilidade, com direito a cavalgadas e caminhadas com vistas incríveis, pousadas gostosas, feirinha de artesanato, além de jantares magníficos.

É perfeito para casais, já que o friozinho romântico aliado a natureza exuberante transforma o local em um verdadeiro paraíso a dois. E mais! Visconde de Mauá tem cenários rústicos, vales, quedas d’água, corredeiras e muitos outros. A cachoeira do Escorrega, de Santa Clara e do Poção da Maromba oferecem águas claras e caudalosas.

Para quem viaja com crianças, não pode deixar de conhecer as cachoeiras do Vale do Alcantilado. A cidade ainda oferece muito mais, incluindo o seu jeito interiorano com pracinhas e artesanatos que atrai os turistas mesmo no inverno.

13. Caldas Novas, GO

Conhecida como sendo a maior estância hidromineral do mundo, Caldas Novas é um município com águas termais que chegam a quase 60°C e recebe mais de 1,5 milhões de visitantes todos os anos. Sem contar nos parques aquáticos com piscinas naturais, restaurantes e bares.

Além disso, o balneário oferece opções para famílias com crianças e para pessoas da terceira idade. E o turista que vai para Caldas Novas não pode deixar de conhecer o Hot Park, que é o maior complexo de lazer da região e fica apenas a 30 km de lá, onde existem muitas piscinas térmicas para curtir, corredeiras e toboáguas radicais. Além dessas atividades, outras estão no Lago de Corumbá, Lagoa de Pirapitinga, Poço do Ovo, Parque Estadual da Serra de Caldas, entre muitas outras.

14. Urubici, SC

Que tal unir cavernas, montanhas, cachoeiras e muito frio em um só lugar? Esse local se chama Urubici e está entre os destinos mais buscados da serra catarinense. Como possui grande probabilidade de nevar entre os meses de junho a agosto, os turistas aventureiros já fazem suas reservas e apreciam o lindo cenário.

Vale conhecer a Pedra Furada, que é uma rocha com 30 metros de circunferência, furada ao meio. Porém, é preciso contratar um guia, já que as belezas naturais ficam um tanto longe do centro. E se você quiser fazer o percurso em meio aos cânions, se prepare fisicamente porque a caminhada dura por volta de 8 horas, ida e volta.

No inverno, a paisagem fica toda coberta pelo gelo, normalmente, mas ainda assim vale visitar as cascatas como a do Avencal que possui cem metros de queda livre. Aproveite e faça rapel, tirolesa, canoagem e os mirantes. Visite também a cachoeira Véu da Noiva que fica congelada no inverno.

14. Itaipava, RJ

Localizado na região serrana do Rio, essa é uma das cidades mais exuberantes da região. Por lá você terá contato com belezas naturais em seus sítios e chácaras e também saboreará deliciosos pratos, além de muitos atrativos culturais. Outras opções incluem o Castelo de Itaipava, Feirinha, cachoeiras, trilhas, cavalgada, trekking, jeep tour e bike, escalada e muitos outros.

Sem contar que são várias pousadas que estão instaladas em meio aos bosques, onde é possível fazer trilhas para uma deliciosa caminhada. Aproveite e faça um passeio de cavalo pelos haras, além de passeios de jeep, bike e trekkings. Com certeza, você vai adorar as belas paisagens do inverno de Itaipava.

15. Petrópolis, RJ

A cidade é a favorita dos cariocas durante o inverno e isso tem um porque, afinal, o lugar recebe em julho o Festival de Inverno de Petrópolis e a Festa do Colono Alemão. Fora que os seus hotéis são confortáveis e a cidade oferta restaurantes e comércio variado.

E para aproveitar tudo por lá, a natureza ofertou uma paisagem magnífica por meio do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, com muitas cachoeiras, trilhas e mirantes naturais.

fechar