Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Tudo sobre a Flip

Criado para divulgar a literatura não só nacional, mas mundial, a FLIP está localizada em Paraty e já conta com mais de 10 anos de sucesso. Ainda não conhece o evento? Nós te explicamos tudo!

O que é a FLIP?

A Festa Literária Internacional de Parati (FLIP) é realizada em Paraty pela Associação Casa Azul, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).

Nasceu em agosto de 2003 e ficou conhecida como uma das principais festas literárias internacionais.

A primeira edição estabeleceu um padrão de excelência às edições seguintes. Também é reconhecida pela quantidade de autores convidados e por seu público descontraído.

Além de promover a literatura, a FLIP também traz grandes hospedes para a cidade.

São cinco dias com cerca de 200 eventos, que incluem debates, shows, exposições, oficinas, exibições de filmes e apresentações de escolas, entre outros, distribuídos em Flip . Programação Principal, FlipMais, FlipZona e Flipinha.

Nomes da Literatura

A Festa Literária Internacional de Parati, em seus mais de 10 anos, já recebeu grandes nomes da literatura mundial. Entre eles podem ser citados: Salman Rushdie, Ian McEwan, Martin Amis, Margaret Atwood, Paul Auster, Anthony Bourdain, Jonathan Coe, Jeffrey Eugenides, David Grossman, Lidia Jorge, Pierre Michon, Rosa Montero, Michael Ondaatje, Orhan Pamuk, Colm Toíbín, Enrique Vila-Matas, Jeanette Winterson e Marcello Fois.

FlipZona

Os jovens também contam com um espaço na Festa Literária.

A FlipZona surgiu em 2009 como uma iniciativa de cultura, educação e tecnologia aos jovens de Paraty.

O objetivo explícito da FlipZona é aproximar cada vez mais os jovens dos hábitos de leitura por meio de novas mídias. Desde o início, suas ações envolvem os alunos da rede de ensino Fundamental 2 e Ensino Médio da região, que acontecem continuamente durante os anos.

Entre os "eventos", podem ser citados oficinas de produção e edição de vídeo, produção de texto para o blog, utilização das redes sociais, debates com escritores que possuem obras ligadas ao universo jovem, entre outras atividades interdisciplinares, como fotografia e grafite, por exemplo.

Site

A FLIP também conta com um site super legal e está presente nas redes sociais!

Lá você encontra a programação e um pouquinho mais sobre tudo que será discutido na Festa.

Para descobrir mais, basta acessar o site http://www.flip.org.br/

Autores Brasileiros

E para destacar a literatura nacional, alguns dos autores mais talentosos também passaram pela FLIP, como Ariano Suassuna, Ana Maria Machado, Milton Hatoum, Millôr Fernandes, Ruy Castro, Ferreira Gullar, Luis Fernando Verissimo, Zuenir Ventura e Lygia Fagundes Telles, além de lendas vivas como Chico Buarque e Caetano Veloso.

Homenagens

A cada ano, a FLIP homenageia um expoente das letras brasileiras. Em sua primeira edição Vinicius de Moraes (1917-1980) foi destacado.

Nomes de escritores como Clarice Lispector, Jorge Amado, João Guimarães também foram destaques.

No ano de 2014, o artista multitalentoso Millôr Fernandes será homenageado.

"A própria Flip, com seu caráter eclético, erudito e popular, não seria a mesma sem Millôr — e não por acaso ele esteve entre os primeiríssimos convidados, na primeira edição." - FLIP

Show de Abertura

A música brasileira, uma das maiores riquezas de nossa cultura, não poderia ficar de fora dessa grande festa.

Os shows de abertura também são grandes apostas da FLIP, que já trouxe artitas como Chico Buarque, Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Mônica Salmaso, Adriana Calcanhoto e José Miguel Wisnik.

No ano de 2014, a grande cantora brasileira Gal Costa leva a Paraty as canções de Recanto, seu disco mais recente.

Flipinha

As crianças também têm o seu espaço na Flip. A Flipinha é uma programação exclusiva para os menores que nasceu junto com a Flip, em 2003, e é uma ação com significado social e educativo, que responde à missão da Casa Azul de atuar como polo difusor de cultura e conhecimento.

Na Flipinha, os jovens estudantes de Paraty podem apresentar seus trabalhos inspirados no universo literário e participam de palestras com autores convidados.

Localização

Desde a primeira edição, o crescimento da Festa Literária está intimamente ligado à vida e às necessidades da região de Paraty.

Artistas locais, comerciantes, hoteleiros e donos de restaurantes acolhem a FLIP, que por sua vez, mantém os habitantes locais ativamente envolvidos, o que traz hospitalidade e generosidade aos visitantes.