Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

14 curiosidades fascinantes sobre a Antártida

Você conhece a Antártida? Um lugar único e maravilhoso que desperta a curiosidade de muitas pessoas que se aventuram numa viagem fantástica para conhecê-lo.

1. Mais que um lugar frio e sem vida

A Antártida é um lugar incrível, mas muito perigoso para quem não está habituado nem sabe lidar com temperaturas extremas. Apesar de grande parte do continente ser desabitado, existe uma grande variedade de espécies animais e belezas naturais impressionantes.

3. Escombros do espaço

Muitos colecionadores e cientistas vão a Antártida recolher meteoritos que caem no continente em grande quantidade. O ambiente gelado ajuda na conservação e cerca de 16 mil meteoritos já foram recolhidos pelo programa americano “Antarticsearch for meteorites”.

4. Cascatas sangrentas

A cascata de água sai de dentro de uma espessa camada de gelo e o índice elevado de sal evita que a água congele mesmo em temperaturas extremas. Com zero de oxigênio e nunca exposta à luz solar, a água tem elevados graus de ferro e enxofre, o que causa sua coloração vermelha — cor que deu origem ao nome “cascata sangrenta”.

5. Maratonas geladas

Existem duas maratonas que ocorrem anualmente na Antártida, o Antartic Ice Marathon, na qual os participantes enfrentam ventos fortes e obstáculos imprevisíveis, e o McMurdo Marathon. Claro que ambas são indicadas para quem está à procura de aventuras extremas.

6. É excelente para o turismo

Apesar da baixa temperatura, existem muitas atividades que os turistas podem fazer:

- Refazer os passos dos exploradores
- Visitar as colônias de pinguins
- Conhecer o famoso Iceberg Alley
- Mergulhar
- Observar as baleias no oceano

E muito mais...

8. Cooperação entre países

Apesar de muitos países reivindicarem o território, eles compartilham a sua terra e existe uma grande cooperação entre todos com a finalidade de exploração científica.

9. Antártida x Deserto do Saara

Conhecida como deserto polar, a Antártida é muitas vezes comparada ao deserto do Saara pela temperatura extrema e também devido à secura. A temperatura é tão baixa que, em vez de chuva, o que cai do céu é poeira ou neve.

10. Está ficando maior

Apesar do aquecimento global, a Antártida permanece em crescimento, principalmente durante o inverno. Ela tem escalas comparáveis a países do continente europeu.

11. Vida num ambiente hostil

Mesmo num ambiente tão hostil, encontramos grande diversidades de espécies animais, como aves e animais marinhos, que têm como principal característica a resistência a baixas temperaturas e a capacidade de adaptação aos ventos e contra os predadores.

12. A Antártida já foi um continente tropical

Pesquisas realizadas pelos cientistas identificaram que, há cerca de 52 milhões de anos, a Antártida teve uma vegetação com palmeiras e outras espécies, característica das áreas tropicais. Constatou-se também que o clima do oceano na sua costa era mais quente.

13. Aprenda mais

Essas são apenas algumas curiosidades sobre o continente que encanta a todos com a oportunidade de visitá-lo. Pesquise sobre a Antártida, com certeza você vai se surpreender!

14. O nosso mundo

Existem muitos lugares incríveis e únicos em nosso planeta, cada um com suas características que os tornam atraentes e até mesmo perigosos. Visitá-los é uma experiência marcante e inesquecível!