Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dicas para quem vai fazer intercâmbio

Conhecer outras culturas, aprender outros idiomas, explorar países desconhecidos, tornar-se independente ou construir uma carreira... São muitas as oportunidades e as experiências que um intercâmbio pode proporcionar a quem tem coragem de embarcar nessa aventura! Se você escolheu viver essa experiência ou conhece alguém que sonha com essa viagem, veio ao lugar certo! Preparamos uma lista com 10 dicas imperdíveis que todos que estão se planejando para a viagem de intercâmbio ou pretendem fazer um não podem deixar de conferir! Antes de fazer as malas, veja as nossas dicas para quem vai fazer intercâmbio e comece essa parte da sua vida com o pé direito!

continue lendo
Compartilhar

Pesquise seus destinos

Mulher em aeroporto

Quando falamos em intercâmbio, existe uma infinidade de lugares para os quais é possível ir, mas na hora de planejar seu intercâmbio, saiba aonde está indo. Comece estabelecendo qual é o propósito da sua viagem, então defina quanto você está disposto a gastar, qual clima você prefere e outros detalhes que guiarão seu destino. Quando encontrar o lugar ideal, é hora de pesquisar o máximo sobre ele, assim você se mune de informações e consegue escapar de possíveis ciladas.

Otimize seu tempo livre

Asa de avião

Ao viajar, a saudade de casa pode fazer com que fiquemos tristes e não tenhamos vontade de sair de onde estamos hospedados, porém esse é um dos maiores erros que você pode cometer! Independentemente do lugar ao qual você esteja viajando, leia jornais locais, assista à TV e ouça o rádio, porque assim você descobre atividades e programas culturais gratuitos para fazer. Aproveite também para ir ao teatro, ao cinema e até mesmo ao shopping. Explore os locais "comuns". O ideal é montar um cronograma para planejar seus passeios e aproveitar ao máximo essa experiência da melhor maneira possível!

Câmbio

Foto de dólar

Câmbio pode parecer uma coisa muito complicada, mas na verdade se trata de dinheiro, mais especificamente a compra do dinheiro na moeda do país para onde você vai viajar. É importante começar a economizar dinheiro para levar consigo uma quantidade em espécie, escolher uma rede bancária que atenda o Brasil e o seu país destino e, se possível, levar também um cartão de crédito com limite para emergências. Uma boa pedida são cartões de crédito pré-pagos que podem ser recarregados do Brasil, assim, caso você esteja no aperto, sua família pode te ajudar.

Prepare a papelada

Viajar ou morar por um tempo para outro país é uma grande mudança de vida e, como tal requer, documentações específicas. Passaporte, CNH, visto e, em alguns casos, diploma são alguns dos documentos dos quais você precisa para realizar seu sonho. O ideal é fazer uma lista com as documentações dos quais você precisa e um cronograma com o tempo que cada um demanda para estar disponível, afinal essas prazos e demandas serão cruciais para definir a sua data de embarque.

Motive-se para conquistar seus sonhos com nossas palavras

As malas

Malas

Em vôos internacionais existe uma quantidade de malas permitidas por passageiro. Além disso, cada mala tem um peso máximo que, quando ultrapassado, é taxado. Na hora de preparar suas malas, escolha peças-coringa, que você possa usar em diversas ocasiões e embale casacos em sacos a vácuo, porque assim você consegue diminuir o volume dos mesmos. Não tente levar seu guarda-roupas inteiro. O ideal é não lotar sua mala, afinal você pode comprar roupas e calçados apropriados ao clima do seu destino quando desembarcar, então na hora de voltar seus pertences terão quase dobrado de volume com todas as suas novas aquisições e presentinhos para a família.

Onde você vai ficar?

Você já decidiu seu destino, o tipo de intercâmbio e tem todos os documentos, então agora é hora de pensar na sua hospedagem. Cada tipo de intercâmbio tem sua própria forma de estadia. Por exemplo: se você escolher trabalhar como au pair, vai morar na casa de uma família; se for estudar um idioma, ficará em um alojamento ou terá de escolher um hostel. Ao descobrir onde você vai ficar durante a viagem, é preciso pesquisar quais adaptações terá de fazer na sua rotina comum, assim a transição será mais suave e você se adaptará mais facilmente.

Encontre as mais belas mensagens para dedicar aos amigos que estão indo fazer intercâmbio

 

Cuidado com o que você gasta!

Presente

Quando pensamos em viajar para outro país, a primeira coisa que vem em nossas mentes é comprar! Comprar comidas deliciosas e diferentes, comprar roupas e produtos aos quais não temos acesso no Brasil, comprar eletrônicos "com desconto" e por aí vai. A tentação será grande, mas você precisa controlá-la, senão seu dinheiro acabará logos nos primeiros dias. Aprender sobre o funcionamento do transporte público, levar roupas básicas, que possam ser usadas em diversas ocasiões, cozinhar, comprar comida no supermercado e lavar suas próprias roupas são algumas maneiras que conter gastos desnecessários, assim seu dinheiro pode ser usado de maneira mais proveitosa.

Organize a sua volta

Ao planejarmos um intercâmbio, focamos só na viagem de ida, mas é preciso preparar a sua volta também. Não deixe assuntos pendentes, finalize trabalhos com antecedência, delegue a responsabilidade por receber suas correspondências a alguém em quem você confia, deixe um dinheiro guardado e organize os assuntos que você deverá acompanhar pela internet. Assim você pode curtir sua viagem e, ao chegar no Brasil, matar a saudade de quem você ama sem grandes preocupações.

Prepare sua saúde

Antes de viajar, faça uma bateria de exames para garantir que está tudo ok com seu organismo e se há alguma precaução que você deve tomar durante a viagem. Ao desembarcar e chegar no seu país de destino, como você estará inserido em um fuso horário e em condições climáticas diferentes, é preciso cuidar do seu corpo para que ele se adapte antes de dar início às suas atividades. É muito importante não se esquecer de seguir corretamente os tratamentos com remédios de uso contínuo e passar em consultas periódicas durante a viagem. Ah, e não se esqueça de incluir o seguro saúde quando for fechar seu intercâmbio, pois os gastos com saúde em outros países não funcionam como no Brasil.

Encontre aqui a força e a motivação das quais precisa durante seu intercâmbio

fechar