Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dicas para organizar uma viagem internacional

Fazer uma viagem internacional é um sonho para muitas pessoas! Não importa se você viaja sempre ou se essa é sua primeira vez: toda aventura dá um friozinho na barriga! Confira nossas dicas para ter uma viagem bem planejada e fazer um passeio super legal! Toda viagem traz surpresas e novidades, então vamos nos organizar para evitar dores de cabeça com imprevistos! Se joga! Não tenha vergonha de perguntar, informe-se sobre o local, pontos turísticos, costumes, idiomas, saiba onde ir e onde não ir! Algumas dicas simples podem te ajudar a ter uma viagem muito legal e tranquila! Fique por dentro e compartilhe! Toda ajuda é válida!

Mundo afora

Você que sempre sonhou conhecer outros países, adquirir novas experiências, interagir com outras culturas, finalmente, está prestes a realizar esse sonho. Mas agora bateu aquela insegurança. Como fazer, o que não fazer? O que levar, o que pesquisar? Antes de fazer as malas, confira estas dicas e planeje-se muito bem, para que sua viagem seja desfrutada da maneira desejada e você apenas se preocupe em se divertir e explorar o melhor dessa aventura.

Aproveite sua viagem ao máximo seguindo essas dicas

Pesquisando sobre o destino

Você já definiu para onde vai. Pronto? Não. Agora você precisa saber tudo sobre o seu destino: estação do ano, clima, moeda(s) utilizada(s), pontos turísticos, se é alta ou baixa temporada (para não ter estresse ao visitar certos locais, devido à quantidade de pessoas), legislação, costumes, culinária, transportes, acessibilidade. Use e abuse da internet. Pesquise em blogs de viagens, sites oficiais das localidades, agências de notícias (pra saber tudo que está acontecendo por lá na atualidade). Explore o máximo de informação, para não chegar lá totalmente “perdido”. Surpresas em um país estrangeiro podem ser bastante desagradáveis. Ainda mais pela primeira vez.

Passaporte e visto

Em alguns países, como os que são membros do Mercosul, não há exigência de passaporte, a identidade nacional é suficiente. Mas considere levar o passaporte junto com você. Se você está viajando para um país que exige o visto, providencie isso o mais rápido possível, pois é um processo demorado (certifique-se sobre o tipo de visto que você pretende tirar). Verifique se sua documentação está em dia. Caso seja viagem em família, assegure-se de todas as regras sobre viajar com menores de idade. Por essa razão, pesquisar detalhadamente sobre o destino é um passo essencial.

Vacinas

Alguns países exigem dos brasileiros certificados de vacinação, principalmente o comprovante de vacina contra a febre amarela. É importantíssimo estar com as vacinas em dia, válidas no período da sua viagem. Esse passo também precisa ser planejado nos mínimos detalhes. Procure os postos de saúde e informe-se sobre horários, validade das vacinas, quantidades de doses e se há a necessidade de fazer algum cartão de vacinação para essas doses (lembre-se de que pode ser um processo burocrático e não ser feito no mesmo local da vacina ou na mesma data em que você pretende se vacinar).

Seguro viagem internacional

É sempre bom se prevenir de todas as formas. É importante fazer um seguro que cubra todo período da sua viagem. Inclusive esse seguro é obrigatório para se entrar em alguns países, em especial da Europa. O seguro viagem cobre possíveis acidentes e problemas médicos durante a viagem. Mas ele vai além de questões de saúde, já que, a depender do tipo de contratação, ele também é uma garantia no caso de imprevistos como voos atrasados, extravio de bagagens, furtos e até mesmo questões judiciais. Portanto, preste bastante atenção à abrangência do seguro contratado.

Pesquise algumas expressões do idioma do seu destino

Hoje em dia, em quase todas as partes do mundo dá pra você se comunicar em inglês. Portanto, seria bastante útil falar inglês, o idioma universal. Mas é bom também pesquisar um pouco sobre a cultura do país de origem, se o idioma oficial não for o inglês. Hoje em dia dá pra pesquisar qualquer coisa na web. Portanto, procure pesquisar expressões idiomáticas, palavras e frases mais básicas.

Lance mão da tecnologia

Hoje em dia, tudo é muito facilitado pela internet. Pesquise sobre apps que poderão ser úteis antes e durante sua viagem. Tem de tudo, desde apps para comprar passagens mais baratas, localizar redes abertas de wi-fi, dados sobre voos e até mesmo mapas. De todo modo, não esteja tão dependente exclusivamente da tecnologia. Vale lançar mão de recursos mais, digamos, primitivos. Prevenção é a melhor palavra quando mergulhamos no “desconhecido”.

Perca o medo de viajar sozinha: confira essas dicas e coloque o pé na estrada!

Câmbio

Pesquise sobre as vantagens ou desvantagens de levar o dinheiro do país de destino já aqui do Brasil. Existem destinos em que é melhor fazer a troca no próprio país. Mas as opções são muitas: cartões pré-pagos, cheques de viagem, cartão internacional, e até mesmo bancos brasileiros que têm agências no exterior. Não existe uma fórmula, vai depender de cada país. Mas pelo menos saia do Brasil já com uma pequena quantidade do dinheiro estrangeiro, para pagar pelo menos o transporte até hotel. Mas atenção: troque seu dinheiro apenas em instituições próprias para esse fim.

Defina a programação

Se você é dessas pessoas que preferem deixar o destino levar, não seja essa pessoa neste momento. Estabelecer uma programação antecipadamente é a melhor forma de não passar nenhum perrengue nem ser pego desprevenido. Deixe para ser mais “desprendido” quando for uma viagem a um local que você já conhece bem. Faça um pequeno roteiro, buscando os atrativos do local, os melhores horários, para que você consiga tirar o melhor proveito dessa viagem. Assim você evita imprevistos e frustrações.

Prepare as malas

Pesquisado o clima da região e a estação do ano, prepare suas malas com roupas próprias para o período. Mas não deixe de levar alguma roupa extra. Por exemplo, uma muda de roupas frias, mesmo que vá estar calor; ou uma roupa mais fresca, mesmo que a previsão seja de tempo frio. Arrume suas malas com bastante antecedência, assim você não corre o risco de esquecer algo. Itens de higiene e beleza, medicamentos (e bulas, caso seja necessária a apresentação)... tudo isso deve ser verificado. Outra coisa importantíssima: fique atento às regras quanto às bagagens, despacho, entre outras normas relativas a esse procedimento. Recentemente houve mudanças nas regras para despachar bagagens. Portanto, fique ligado!

Faça uma checklist

Depois de tudo providenciado, é sempre bom fazer uma checklist de todo o processo da viagem (de antes, durante e depois). Faça uma revisão acurada sobre todos os passos – da documentação até a reserva do hotel, passagens, malas, carregador de celular (embora já seja possível encontrar dispositivos nos hotéis, é sempre bom pensar em tudo). Aproveite para fazer uma última pesquisa sobre legislação (do país de destino, ou mesmo de todo o trâmite da viagem, ainda aqui no Brasil).

Chegue cedo ao aeroporto

Todo mundo sabe que o trânsito é um grande problema, em especial se você mora em grandes cidades. Portanto, planeje chegar ao aeroporto com bastante antecedência. Nada de sair em cima da hora. Além de correr o risco de algum contratempo no meio do caminho, a pressa de sair correndo pode fazer com que você se esqueça de algum item. Já pensou? Então, esse é um momento de calma e organização, principalmente se você for viajar com filhos pequenos.

Relaxe e aproveite a viagem

Depois de tudo pronto, finalmente você está dentro do avião, indo para a sua tão desejada viagem internacional! Ufa! Então, que tal agora aproveitar as horas de voo para relaxar e curtir a viagem? Com tudo organizado e planejado, sua viagem terá tudo para ser do jeito que você sonhou, e você só vai trazer de lá ótimas lembranças, lindas fotos e histórias para compartilhar com seus amigos e parentes. Ah! E não se esqueça de trazer uma lembrancinha para os mais “chegados”. Boa viagem!

Voltou de viagem? Poste essas frases inspiradoras!