Significado das Bandeiras
Cada país tem sua singularidade escrita em sua cultura, etnias, ritmos, costumes e demais traços que definem cada uma das nações deste imenso planeta. Essas particularidades, é claro, não poderiam deixar de estar presentes em cada uma das bandeiras. Sim, bandeiras têm significados - e dos mais bem expressos! Cada linha, cor, desenho ou elemento visual das bandeiras conta uma história que pode ser incrível de conhecer. Já se perguntou o que significa o círculo vermelho da bandeira do Japão? Ou as cores de cada retângulo da bandeira da Irlanda? Reunimos essas e mais bandeiras para te contar o significado de cada uma delas. Fique por dentro!
Angola
A bandeira nacional da República de Angola é um símbolo da independência deste país. Composta por uma engrenagem e um facão sobrepostos sobre uma listra vermelha e uma listra preta, as cores significam, respectivamente, o sangue derramado pelos angolanos durante a opressão colonial na luta de libertação nacional e o continente africano.
Camarões
A bandeira de Camarões é uma versão atualizada de seu símbolo anterior. Até 1975, a bandeira contava com três listras verticais nas cores verde, vermelho e amarelo. Atualmente, há uma estrela amarela na faixa do meio da bandeira, signo este que foi adotado após os Camarões terem se tornado um estado unitário. O amarelo simboliza o sol e as savanas do país, o vermelho é a cor da unidade e o verde, as florestas do sul de Camarões.
Brasil
![]()
Na bandeira brasileira, o verde representa as riquezas naturais, o amarelo representa as riquezas naturais da terra e o azul o céu, já as estrelas simbolizam os 27 estados do país.
Venezuela
A bandeira da Venezuela é composta por três grandes listras nas cores amarelo, azul e vermelho, que simbolizam as riquezas do país, o mar que separa a Venezuela da Espanha e o sangue derramado na luta pela independência, respectivamente. Ao meio há oito estrelas, sendo sete símbolos das províncias do país e a última representando Simon Bolívar, que lutou pela independência da Venezuela.
Alemanha
Apesar da ideia da bandeira alemã tricolor ter surgido no Festival de Hambach, em 1832, foi instaurada apenas em 1919, com o fim da Primeira Guerra Mundial. A bandeira da Alemanha é composta por três faixas horizontais de mesmo tamanho e largura nas cores preta, vermelha e amarelo-ouro, nesta ordem. Elas representam a unidade, a liberdade e a democracia.
República Dominicana
A bandeira da República Dominicana surgiu no momento de sua independência do Haiti, em 1844. O vermelho representa o sangue derramado pelos soldados na batalha pela independência; já o azul simboliza o céu que cobre todo o país e a proteção de Deus; e o branco é sinônimo de paz e união entre os dominicanos. O brasão no centro é uma mistura de elementos cristãos e símbolos pagãos.
Chipre
![]()
Bastante característica, a bandeira do Chipre tem como símbolos um mapa na cor laranja-cobre, com dois ramos de oliveira sob ele, tudo sobre um fundo branco. O mapa é uma forma de simbolizar a ilha, e o laranja-cobre representa os depósitos de minérios de cobre que existem na região. Os ramos de oliveira simbolizam a paz entre turcos e gregos, um assunto muito importante para os locais.
Polônia
A criação da bandeira da Polônia foi inspirada no escudo do país. Apresenta duas listras de tamanhos iguais: a superior é branca e significa águia; a inferior é vermelha, simbolizando a cor que preenche o fundo do escudo. O modelo atual não contém frase, símbolo, brasão ou escudo. Apesar de ter sido adotada em 1919, somente no ano de 1997 é que essa versão foi reconhecida oficialmente.
Jamaica
A bandeira da Jamaica pode ser resumida na seguinte frase: "Dificuldades existem, mas a terra é verde, e o Sol brilha”. Apresenta-se nas cores: verde (que transmite esperança e faz alusão à flora), amarelo (representa a luz do Sol e as riquezas naturais) e preto (que quer dizer “força e superação”). Uma curiosidade é que essa é uma bandeira única, pois não traz as cores azul, vermelho ou branco em sua simbologia, diferentemente dos outros países.
Estados Unidos
![]()
Também conhecida com The Stars and Stripes (Estrelas e Faixas), a bandeira americana tem em suas 50 estrelas, a representação de todos os estados do país e nas faixas vermelhas e brancas, a representação das 13 colônias que deram origem aos Estados Unidos da América.
Grécia
A bandeira atual da Grécia foi adotada em 21 de dezembro de 1978. Ela contém nove listras horizontais de igual tamanho, começando e terminando com azul e alternando com branco. No canto superior esquerdo, um quadrado do mesmo tom de azul comporta uma cruz branca que vai até as bordas da figura. Ela representa o cristianismo ortodoxo, religião oficial grega. A cor azul representa o mar e o céu, enquanto o branco simboliza as ondas e as nuvens do país.
Japão
![]()
Apesar de parecer muito simples, a bandeira japonesa carrega um significado muito bonito: o círculo vermelho no centro da bandeira branca representa o o nascer do sol.
Catar
Oficializada em 9 de julho de 1971, a bandeira do Catar é horizontal e tem duas cores. À esquerda, no primeiro terço, está o branco, simbolizando a paz. À direita está o bordô, lembrando o sangue derramado dos muçulmanos carijitas nas guerras, especialmente na segunda metade do século XIX. Elas são separadas por um serrilhado vertical de nove pontas brancas, demonstrando que o país é o nono membro dos Emirados reconciliados do Golfo Pérsico.
Filipinas
![]()
Cada uma das cores traz um significado, o azul representa a coragem, o vermelho a justiça e o branco a esperança de um futuro pacífico. Os oito raios amarelos simbolizam a luta das oito províncias contra o domínio espanhol e as três estrelas são representações das ilhas de Luzon, Visayas e Mindanao.
Somália
A República Somali, cuja capital é a cidade de Mogadíscio, tem sua localização na África Oriental. Pelo seu formato geográfico, a região é popularmente conhecida como "chifre da África". Utiliza uma bandeira azul (representando o céu e o Oceano Índico) com uma estrela branca no centro (representando as áreas habitadas pelos somalis), como espécie de homenagem à ONU, que ajudou o país a se tornar independente do Reino Unido e da Itália.
França
![]()
A bandeira tricolor francesa é baseada nos princípios da Revolução Francesa de 1789: a liberdade, representada pelo azul, a igualdade, simbolizada pelo branco e a fraternidade, presente no vermelho.
Vietnã
O Vietnã, cuja capital é Hanói, está localizado no continente asiático, na região sudeste. Após a Guerra do Vietnã, a bandeira vermelha (representando a revolução social) com uma estrela (representando o socialismo) de cinco pontas (alusão a empresários, fazendeiros, intelectuais, militares e trabalhadores) amarela no meio foi utilizada como símbolo do país. Até então, o lado sul utilizava uma bandeira amarela com três listras vermelhas.
África do Sul
A bandeira utilizada na África do Sul atual foi imposta após o fim do Apartheid, em 27 de Abril de 1994, pois o antigo emblema trazia símbolos do regime anterior, que tinha pilares racistas. Possui as cores: amarela (representando o minério do país), azul (o céu), branca (cidadãos brancos), verde (abundante vegetação do país), vermelha (sangue) e preta (cidadãos negros). Também há um Y na horizontal, que significa a centralização de um só povo.
Tunísia
![]()
A bandeira da Tunísia é composta das cores vermelha e branca. O vermelho é predominante no estandarte, já que representa o sangue que foi derramado pelos tunisianos durante a conquista do país. Já a cor branca representa a paz. A bandeira também possui um círculo branco (que tem o objetivo de representar o Sol), uma Lua crescente e uma estrela de cinco pontas (que aparecem em diversos estandartes de países que foram parte do Império Otomano).
Egito
A bandeira do Egito é composta por três listras horizontais de mesmo tamanho, cujas cores são: vermelho, branco e preto, que, respectivamente, significam: história do país, a Revolução Egípcia de 1952 e o fim do colonialismo britânico, além de dois faraós importantes para a história do país. Além disso, o centro contém a cor dourada, onde há o símbolo da Águia de Saladino, que carrega em suas patas a frase “República Árabe do Egito”, em árabe.
Cuba
Também conhecida como “Bandeira da Estrela Solitária”, a bandeira de Cuba denota simplicidade, sendo composta por listras horizontais brancas e azuis e um triângulo vermelho com uma estrela branca em seu centro, que simboliza igualdade, liberdade e fraternidade. As riscas azuis representam a divisão geográfica da ilha na época em que a bandeira foi criada, em 1850, enquanto as duas riscas brancas expressam a força do ideal de independência.
Nigéria
A bandeira nigeriana foi adotada pelo país em 1º de outubro de 1960, Dia da Independência da Nigéria, e consiste em três listras de mesmo tamanho, sendo uma branca, no meio da bandeira, e outras duas listras de cor verde. A cor branca tem como objetivo expressar a paz e a união, já que esse foi o primeiro lema do país, enquanto a verde representa sua vegetação. No entanto, existe a interpretação de que o branco na bandeira represente o rio Níger.
Uruguai
![]()
As nove listras azuis e brancas da bandeira uruguaia representam os nove estados do país e o Sol de Maio simboliza a independência da Espanha.
Chile
A bandeira do Chile tem significados bem focados em sua ancestralidade local. O vermelho é uma forma de representar os grandes heróis nacionais, que faleceram nos combates em busca da independência do país. O azul faz referência à cor do Pacífico e do céu, que são muito apreciados no país. O branco é uma representação do caráter da república unitária, responsável por constituir o sistema político chileno.
Bandeira Leão do Sri Lanka
A bandeira do Sri Lanka foi adotada em 1950 e é composta pelo desenho de um leão amarelo em fundo bordô, tem também uma listra verde, uma laranja, quatro folhas de figueira-dos-pagodes e uma borda amarela. O leão representa a força do povo, e as cores bordô, verde e laranja representam os povos cingalês, muçulmano e tâmil, respectivamente. O amarelo representa o povo como um todo, sua união. E as folhas, os quatro pilares do budismo.
Reino Unido
![]()
Os emblemas da Bandeira da União são as cruzes dos patronos da Inglaterra, São Jorge, da Escócia, São André e da Irlanda, São Patrício.
Noruega
A Bandeira Nacional da Noruega tem a cruz escandinava deslocada do centro, um pouco para a esquerda, na cor azul e contornada de branco e em um fundo vermelho. Essas são as cores escolhidas pelo país para representar a democracia, e o desenho faz referência a outros países cujas bandeiras têm a cruz escandinava, como Dinamarca, Suécia e Islândia. A bandeira foi adotada em 13 de julho de 1821.
México
A bandeira do México tem três listras nas cores verde, branco e vermelho. Antigamente, o verde representava a independência; o branco, a Igreja Católica; e o vermelho estava relacionado com a união entre europeus e indígenas americanos. Desde o governo de Benito Juárez, os significados das cores mudaram: verde, esperança; branco; unidade; e vermelho, sangue dos heróis nacionais. No centro da bandeira, também há o brasão nacional do país.
Índia
A bandeira da Índia existe desde 1947. Ela é composta por três faixas de cores no sentido horizontal: a primeira é o laranja-açafrão, que representa a pureza e a espiritualidade; depois vem o branco, que simboliza a paz e a verdade; e, por último, o verde, que está associado à prosperidade e à fertilidade. Já no centro da bandeira, há uma roda na cor azul-marinho, que simboliza a Ashoka Chakra (Roda do Dharma, um símbolo do hinduísmo).
México
Originalmente as cores da bandeira do México foram escolhidas devido ao Exército das Três Garantias. O verde representava a independência, o branco a religião Católica, e o vermelho a união entre europeus e indígenas americanos. Após a Guerra da Reforma, as cores ganharam um novo significado: verde esperança, branco unidade e vermelho o sangue dos heróis nacionais. O brasão no centro representa o domínio dos espanhóis e a luta por independência.
Colômbia
A bandeira da Colômbia é formada por três listras: amarelo, azul e vermelho. O amarelo representa o ouro do país e ocupa metade da bandeira. Já o azul simboliza os oceanos Atlântico e Pacífico. Por fim, o vermelho simboliza o sangue das pessoas que lutaram pela independência do país. É muito semelhante às bandeiras do Equador e da Venezuela, pois antes de se tornarem nações independentes, esses países faziam parte da Grã-Colômbia.
Argentina
![]()
O azul celeste presente na bandeira argentina representa os ideais de justiça, verdade e fraternidade e o branco representa a paz. O Sol de Maio no centro da bandeira representa a independência da Espanha.
Islândia
O significado da bandeira da Islândia émuito característicos do país. O vermelho simboliza todos os vulcões que estão ativos na ilha, o azul representa as águas oceânicas e a cruz branca faz referência ao gelo que está presente na maior parte do território.
Libéria
![]()
A semelhança com a bandeira dos Estados Unidos não é coincidência. O país teve origem com os ex-escravos americanos que fundaram o país.
Finlândia
A bandeira da Finlândia, além de um significado, possui um nome. A bandeira é conhecida como "Siniristilippu" e suas cores são o azul e o branco. O tom azul foi escolhido para representar o céu, os lagos do país e o mar Báltico. O tom branco representa as noites claras, comuns no verão da Finlândia, e a neve.
China
![]()
A bandeira da China é vermelha em referência à revolução e ao Partido Comunista Chinês, que tomou o poder em 1949. A estrela maior representa o partido e as quatro estrelas menores representam o povo alinhado aos ideais do partido.
Itália
A bandeira italiana é composta por três cores: o verde representa os vastos campos e as colinas do país, o branco representa as geleiras dos Alpes, presentes na região Norte, e o vermelho simboliza o sangue daqueles que lutaram pela emancipação do país nas guerras de independência.
Canadá
A bandeira canadense é reconhecida no mundo todo. A folha da bandeira do Canadá representa a terra e seu povo por mais ou menos 300 anos. Ela virou emblema de regimentos militares e está estampada nas moedas. Já as cores presentes são o vermelho e o branco, que remetem à França e à Inglaterra, seus principais colonizadores.
Ucrânia
![]()
O azul e o amarelo da bandeira ucraniana simbolizam o céu, os rios, as montanhas e os campos dourados do país.
Cabo Verde
Na bandeira de Cabo Verde, a cor azul representa o céu e o mar, o vermelho simboliza o esforço tido pela população na reconstrução do país e a cor branca simboliza a paz almejada pelo povo. As dez estrelas, postas em forma de círculo, representam a união das dez ilhas do arquipélago do país.
Tailândia
Cada cor dessa bandeira simboliza algo distinto: o branco representa a pureza do povo tailandês, protegida pela religião; o vermelho representa o sangue derramado em nome do país; e o azul representa a monarquia. Essa versão da bandeira é relativamente recente, tendo sido estabelecida em 1917, quando a faixa central, originalmente vermelha, mudou para azul, honrando as cores de bandeiras de países aliados durante a Primeira Guerra Mundial.
Coréia do Sul
![]()
No centro da bandeira, encontra-se o Yin Yang, centro do equilíbrio e representação da dualidade do ser humano. Os quatro trigramas presentes na imagem estão associados ao fogo, ao céu, à água e à terra.
Escócia
A bandeira da Escócia tem uma cruz, em formato de “X”, que representa a crucificação de Santo André, um apóstolo de Jesus Cristo e mártir cristão, que é o santo padroeiro do país. Seu fundo é azul porque as tinturas azuis eram mais duráveis na época de sua criação e poderiam suportar o clima durante o uso marítimo da bandeira, que foi incorporada à bandeira do Reino Unido. Ela é conhecida como “Sautor” ou “Saltire”, no idioma original.
Nepal
![]()
Uma das bandeiras mais singulares do mundo, a bandeira nepalesa é a junção das duas bandeirolas da dinastia Rana, que governava o país. Além disso, a borda azul simboliza a paz e a cor central, entre o rosa e o vermelho é a cor nacional do pequeno país.
Itália
A bandeira da Itália foi oficialmente adotada pelos seus cidadãos em 1º de janeiro de 1948 e é composta por três faixas verticais nas cores verde, branca e vermelha. A tricolor, como chamam os italianos, tem os seguintes significados: o verde simboliza a liberdade, o branco, a igualdade, e a cor vermelha, a fraternidade. Ou seja, é inspirada na Revolução Francesa.
Irlanda
![]()
O verde da bandeira representa os católicos, o laranja representa os protestantes e o branco simboliza a paz entre as religiões, motivo de conflito durante muito tempo no país.
Portugal
Na bandeira Portuguesa, a cor verde ao lado esquerdo significa a esperança do povo português, e a cor vermelha representada à direita significa o sangue de quem morreu em batalha. A esfera armilar, uma espécie de bússola, simboliza o eterno gênio aventureiro português. O escudo, por sua vez, traz sete castelos, que acredita-se que representam as sete fortalezas conquistadas pelo rei Afonso III.