Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

As cidades-irmãs pelo mundo

Os convênios de irmandade representam base formal e legal para a cooperação entre cidades que se comprometem a se ajudar mutuamente, seja no âmbito cultural, educacional, mobilidade, saúde, meio ambiente, recursos naturais, como também do ponto de vista econômico.

continue lendo
Compartilhar

Cidades-irmãs

A palavra que define e resume o conceito de cidades-irmãs é cooperação. São consideradas cidades-irmãs aquelas que possuem a mesma vocação e que se ajudam mutuamente, principalmente para seu desenvolvimento econômico.

Brasil e Japão

O Brasil e o Japão possuem 47 cidades-irmãs. Todas elas têm troca de monumentos para celebrar e enfeitar a cidade. Entre elas estão Osaka e São José dos Campos, Nara e Bauru, Kyoto e Jandira, Nagano e Campos do Jordão e Yamaguchi e Santos.

Washington (Estados Unidos) e Brasília (Brasil)

Em um período relativamente recente, as capitais dos Estados Unidos e do Brasil decidiram ser cidades-irmãs. As similaridades vão além de serem capitas, pois também são cidades que foram planejadas e construídas com a intenção de abrigar a máquina federal. A cooperação pode fazer com que Brasília cresça e prospere rapidamente, mas há de se levar em conta a vontade dos governantes.

Várias irmãs

Uma cidade pode ter várias irmãs ao redor do mundo, como é o caso de São Paulo. Por conta de relações culturais, sociais e econômicas, São Paulo é cidade-irmã de Macau (China), Córdoba (Espanha), Lima (Peru), Chicago (Estados Unidos), entre outras. Já por relações sociais, econômicas e políticas. é irmã de Havana (Cuba), Santiago (Chile), Mendoza (Argentina) e Montevidéu (Uruguai).

Rio de Janeiro Porque descobrir a Cidade Maravilhosa é demais!

Higashihiroshima (Japão) e Marília (Brasil)

Uma extensa colônia japonesa vive na cidade de Marília desde o início da cidade, tendo inclusive ajudado na construção e no desenvolvimento da mesma. Com o acordo de cooperação assinado em 1980, a principal bandeira é a da educação. O projeto Intereduca realiza troca de vídeos, textos e informações entre os alunos das duas cidades através da Internet.

 

Salvador (Brasil) e Ifé (Nigéria)

O objetivo em comum de estabelecer laços culturais e econômicos entre Brasil e Nigéria fez com que este acordo de cooperação fosse assinado e as cidades se tornassem cidades-irmãs. A raiz africana das duas cidades faz o “parentesco” ainda mais forte, enaltecendo as características desta cultura nas duas cidades.

Oratino (Itália) e Itatiba (Brasil)

O objetivo deste acordo de cooperação entre as cidades-irmãs é o de estabelecer entre as cidades um intercâmbio científico e cultural, além de estimular laços de amizade entre as duas e melhorar a qualidade de vida de seus moradores.

Jundiaí (Brasil) e Rugao (China)

Em novembro de 2018, as cidades assinaram acordo de cooperação nomeando-se mutuamente cidades-irmãs. O grande objetivo desta cooperação é a de incentivos financeiros e a possibilidade de investimentos.

Fim do acordo

Uma relação de mais de 60 anos entre as cidades de San Francisco, nos Estados Unidos, e Osaka, no Japão, foi rompida quando estátuas foram erguidas na cidade americana lembrando que mulheres asiáticas foram escravizadas sexualmente durante a Segunda Guerra Mundial.

fechar