Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Frases sobre São Paulo

Mais que uma cidade, uma metrópole, São Paulo é um dos maiores forças do Brasil. Confira o que algumas personalidade tem a dizer sobre a cidade que não dorme.

continue lendo
Compartilhar

Todas as Partes

Rita Lee

São Paulo recebe terráqueos de todas as partes do universo. Quem sobrevive em Sampa tira Bagdá de letra. É uma cidade tão caótica quanto eu (...).

Altamente Dramático

Manuel Bandeira

São Paulo tem para mim um sentido altamente dramático. Foi em São Paulo que a vida torceu violentamente o meu destino: o adolescente que pretendia ser arquiteto adoeceu, mal iniciara os estudos, e tão definitivamente, que teve de dizer adeus a todas as suas esperanças. Foi então que principiou a lhe sorrir, como um anjo, a sua inconstante namorada, mas sempre fiel padroeira -a poesia.

20%

Roberto Freire

Uma cidade que dá 20% de votos para Maluf e vibra com a derrota de um time local não pode ser séria.
(Roberto Freire, senador (PE) e presidente do PPS, sobre a comemoração nas ruas de São Paulo pela derrota do Palmeiras na final da Taça Libertadores da América, O Estado de S.Paulo, 23/6/2000)

Outro Dia...

Tadeu Masano

Outro dia, passando em frente ao cemitério do Araçá, vi que ele está todo cercado com arame farpado! As pessoas estão roubando os mortos. Isso é emblemático do ponto a que chegamos.

Uma Vibração

Jorge Gerdau Johannpeter

Existe em São Paulo uma vibração para os negócios como há em poucas cidades do mundo. Você percebe essa energia estimulante assim que desembarca em Congonhas, entra num táxi ou escuta conversas no elevador. As pessoas estão pensando em negócios 24 horas por dia. É sensacional!

Esta Cidade

Haroldo de Campos

...esta cidade
esta dona pétra
esta cidade
de beleza ferina
executiva de saia cinza
me embebe até a medula
de uma dulceamara ternura
entre fera e bela
entre estrela e estela
esta
com sua graça petrina
multi-
vária multi-
tudinária
cidade minha (...)

Mais doce Cidade

Tom Zé

São Paulo é a mais doce cidade. Porque eu e outros adotados, nós vemos beleza é na oportunidade. E a oportunidade de trabalhar e de se afirmar é como um mágico pincel que tudo embeleza.

 

Todas as Cidades

Darcy Ribeiro

Todas as cidades do mundo amam os seus rios - Londres, Paris, Nova York. São Paulo é a única que não ama. O Pinheiros e o Tietê foram convertidos num fosso sanitário para carregar bosta de paulista. É uma coisa realmente lamentável. São Paulo nunca se deu confortos. Os paulistas têm orgulho da cidade que mais tem asfalto por habitante no mundo. Mas me lembro com saudade de Higienópolis, da rua Caio Prado e dos lugares em que vivi.

Grandes Festeiros

Stuart Murdoch

Todos aqui parecem ser grandes festeiros. Tinha ouvido falar sobre a violência e a miséria nas ruas, mas vocês têm muito mais.
(Stuart Murdoch, vocalista da banda escocesa Belle & Sebastian, Revista da Folha, 4/11/2001)

São Paulo é o paraíso

São Paulo é o paraíso das coisas excêntricas: tem uma rua Direita, que é torta; uma rua Formosa, feíssima; uma rua das Palmeiras sem palmeiras; e o maior viaduto da terra do café tem o nome de... viaduto do Chá!

Inconsciente colonial

Leda Tenório Motta

Alguém muito brilhante já disse que São Paulo não tem inconsciente colonial. A Bahia e Minas têm a tradição do barroco, o Rio, a do Machado de Assis... Sem esse passado, São Paulo fica disponível para vanguardas e sínteses culturais. Por isso é tão interessante!

Febre de Curiosidade

Oswald de Andrade

Uma febre de curiosidade tomou as famílias, as casas, os grupos. Como seriam os novos bondes que andavam magicamente, sem impulso exterior? Eu tinha notícia pelo pretinho Lázaro, filho da cozinheira de minha tia, vinda do Rio, que era muito perigoso esse negócio de eletricidade. Quem pusesse os pés nos trilhos ficava ali grudado e seria esmagado fatalmente pelo bonde. Precisava pular. (Em 1900)

fechar