E São Paulo é a única cidade do Brasil que leva macarrão a sério. Paulista chupa espaguete sem fazer barulho!
São Paulo é...
Fernando Gabeira
São Paulo é por onde a gente respira. Apesar da poluição.
São Paulo recebe terráqueos de todas as partes do universo. Quem sobrevive em Sampa tira Bagdá de letra. É uma cidade tão caótica quanto eu (...).
Altamente Dramático
Manuel Bandeira
São Paulo tem para mim um sentido altamente dramático. Foi em São Paulo que a vida torceu violentamente o meu destino: o adolescente que pretendia ser arquiteto adoeceu, mal iniciara os estudos, e tão definitivamente, que teve de dizer adeus a todas as suas esperanças. Foi então que principiou a lhe sorrir, como um anjo, a sua inconstante namorada, mas sempre fiel padroeira -a poesia.
Uma cidade que dá 20% de votos para Maluf e vibra com a derrota de um time local não pode ser séria.
(Roberto Freire, senador (PE) e presidente do PPS, sobre a comemoração nas ruas de São Paulo pela derrota do Palmeiras na final da Taça Libertadores da América, O Estado de S.Paulo, 23/6/2000)
Outro Dia...
Tadeu Masano
Outro dia, passando em frente ao cemitério do Araçá, vi que ele está todo cercado com arame farpado! As pessoas estão roubando os mortos. Isso é emblemático do ponto a que chegamos.
Uma Vibração
Jorge Gerdau Johannpeter
Existe em São Paulo uma vibração para os negócios como há em poucas cidades do mundo. Você percebe essa energia estimulante assim que desembarca em Congonhas, entra num táxi ou escuta conversas no elevador. As pessoas estão pensando em negócios 24 horas por dia. É sensacional!
Esta Cidade
Haroldo de Campos
...esta cidade
esta dona pétra
esta cidade
de beleza ferina
executiva de saia cinza
me embebe até a medula
de uma dulceamara ternura
entre fera e bela
entre estrela e estela
esta
com sua graça petrina
multi-
vária multi-
tudinária
cidade minha (...)
São Paulo é a mais doce cidade. Porque eu e outros adotados, nós vemos beleza é na oportunidade. E a oportunidade de trabalhar e de se afirmar é como um mágico pincel que tudo embeleza.
Todas as Cidades
Darcy Ribeiro
Todas as cidades do mundo amam os seus rios - Londres, Paris, Nova York. São Paulo é a única que não ama. O Pinheiros e o Tietê foram convertidos num fosso sanitário para carregar bosta de paulista. É uma coisa realmente lamentável. São Paulo nunca se deu confortos. Os paulistas têm orgulho da cidade que mais tem asfalto por habitante no mundo. Mas me lembro com saudade de Higienópolis, da rua Caio Prado e dos lugares em que vivi.
Grandes Festeiros
Stuart Murdoch
Todos aqui parecem ser grandes festeiros. Tinha ouvido falar sobre a violência e a miséria nas ruas, mas vocês têm muito mais.
(Stuart Murdoch, vocalista da banda escocesa Belle & Sebastian, Revista da Folha, 4/11/2001)
São Paulo é o paraíso das coisas excêntricas: tem uma rua Direita, que é torta; uma rua Formosa, feíssima; uma rua das Palmeiras sem palmeiras; e o maior viaduto da terra do café tem o nome de... viaduto do Chá!
São Paulo é a expressão do espírito "yankee" amenizado e perfumado pela graça do gosto italiano.
A função de São Paulo é ligar o Brasil ao resto do mundo.
Pensei que São Paulo fosse mais moderna. Os Jardins me lembram os subúrbios de Los Angeles.
As casas de São Paulo parecem pertencer a gente vinda de outros planetas, tamanho o conflito de gostos e cores.
Fácil Saber
Guillaume Bonneault
Uma vez o Alain Prost disse que olhando o trânsito de São Paulo é fácil saber por que o Brasil tem tantos pilotos. Eu concordo.
São Paulo me faz comer mais.
Pela lógica cartesiana, São Paulo, entre outras, já deveria ter sofrido um colapso.
Coisa de Brasileiro
Ivan Lessa
Errar é humano, mas morar em São Paulo só pode ser coisa de brasileiro.
Vazamento
Millôr Fernandes
Descoberto por que o Rio está ficando chato. São Paulo está com vazamento.
São Paulo tem o espírito de luta e conquista dos antigos bandeirantes. É desbravadora. É uma cidade que valoriza o trabalho e não quer nada de graça.
Inconsciente colonial
Leda Tenório Motta
Alguém muito brilhante já disse que São Paulo não tem inconsciente colonial. A Bahia e Minas têm a tradição do barroco, o Rio, a do Machado de Assis... Sem esse passado, São Paulo fica disponível para vanguardas e sínteses culturais. Por isso é tão interessante!
Filho de São Paulo
Julio Medagli
Ser filho de São Paulo é a mesma coisa que ser filho de uma puta. Ela dá para todo mundo, a gente se envergonha de muitas coisas dela, mas mesmo assim a ama perdidamente (...)
Febre de Curiosidade
Oswald de Andrade
Uma febre de curiosidade tomou as famílias, as casas, os grupos. Como seriam os novos bondes que andavam magicamente, sem impulso exterior? Eu tinha notícia pelo pretinho Lázaro, filho da cozinheira de minha tia, vinda do Rio, que era muito perigoso esse negócio de eletricidade. Quem pusesse os pés nos trilhos ficava ali grudado e seria esmagado fatalmente pelo bonde. Precisava pular. (Em 1900)
Fácil e agradável
Paulo Vanzolini
É interessante: eu entro na cidade e ela entra em mim. A vida aqui é fácil e agradável, conheço os lugares, olho na cara do povo e entendo.
A sociedade nos despreza, mas a cidade não.