Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Nossa Senhora do Ó

No dia 18 de dezembro é comemorada Nossa Senhora do Ó. Acredita-se que é um chamado à Virgem Maria, originado na Espanha. Nossa Senhora do Ó é um apelo e devoção inspirados nos últimos dias de gravidez de Maria. Essa devoção também é conhecida como “Expectação do parto de Nossa Senhora”. Todos esperavam com ansiedade a chegada do Salvador, o menino que mudaria o futuro. A expressão “Ó” era muito presente na liturgia pré-natalina, em preces e cânticos, e foi daí que nasceu o nome “Nossa Senhora do Ó”. Além da história por trás da data comemorativa, você encontrará orações e curiosidades sobre Nossa Senhora do Ó. Venha conhecer mais sobre esta data comemorativa!

continue lendo
Compartilhar

O chamado

Segundo histórias, Nossa Senhora do Ó é, na verdade, um chamado à Virgem Maria que teve origem na Espanha. Esse apelo e devoção foram inspirados nos últimos dias de gravidez da Mãe do salvador do mundo. Hoje em dia essa devoção é conhecida como “Expectação do parto de Nossa Senhora”, trata-se aqui de uma expectativa profunda e sobrenatural, que mudaria o futuro da humanidade cristã e que envolve toda a missão do menino salvador que vai nascer! Dia 18 de dezembro, dia de Nossa Senhora do Ó!

Dezembro. Confira frases de reflexão para esse mês!

A origem do nome

A origem do nome Nossa Senhora do Ó veio das expressões presentes nas orações litúrgicas que antecediam o Natal do menino Jesus. Com grande prestígio, a liturgia pré-natalina contava com orações que começam sempre com a expressão “Ó”. Por causa disso o povo passou a chamar carinhosamente Nossa Senhora de Nossa Senhora do Ó! Assim, celebre o dia dela em 18 de dezembro com amor, fé e gratidão!

A escolha da data

Nossa Senhora do Ó tem seu dia celebrado com amor, fé e muita gratidão no dia 18 de dezembro! Essa data foi escolhida na Espanha, no século VI. 18 de dezembro antecede em sete dias o Natal e o aniversário de Jesus Cristo! Assim, como forma de homenagem à história de amor com Jesus Cristo, três santos espanhóis fixaram esta data no calendário litúrgico!

Oração de Nossa Senhora do Ó

No dia 18 de dezembro, para homenagear, enaltecer e agradecer Nossa Senhora do Ó, faça a oração dedicada a ela!



“Doce Virgem Maria, cujo coração foi por Deus preparado para morada do verbo feito carne pelas inefáveis alegrias da expectação de vosso santíssimo parto, ensinai-nos as disposições perfeitas de uma íntegra pureza no corpo e na alma, de uma humildade profunda no espírito e no coração, de um ardente e sincero desejo de união com Deus, para que o meigo fruto de vossas benditas entranhas venha a nascer misericordiosamente em nossos corações, a eles trazendo a abundância dos dons divinos, para redenção dos nossos pecados, santificação de nossa vida e obtenção de nossa coroa no Paraíso em vossa companhia. Assim seja. Amém.”

A figura

A imagem de Nossa Senhora do Ó é representada por uma figura da mulher com a mão esquerda sobre o ventre na fase final de gravidez. Encontram-se, também, imagens da Santa com a mão direita segurando um livro aberto escrito “A fonte da vida”. Em Portugal, essas imagens presentes em igrejas costumavam ser de pedra e, no Brasil, de madeira ou argila. Dia 18 de dezembro, dia de Nossa Senhora do Ó!

Em dezembro, comemore também o Dia de São Francisco Xavier

No Brasil

No Brasil, o culto de expectação do parto de Nossa Senhora e a devoção a Nossa senhora do Ó chegou por meio dos portugueses, tendo se popularizado em uma região que foi nomeada freguesia de Nossa Senhora do Ó, em São Paulo (SP). No dia 18 de dezembro, dedique um momento do seu dia para honrar essa magia da tradição cristã, com amor, fé e paixão por Nossa Senhora e Jesus Cristo!

Oração do Bom Parto

Muitas mulheres, quando estão perto de ter seus filhos, fazem uma oração dedicada a Nossa Senhora do Ó e comemoram no dia 18 de dezembro o dia dessa Santa!



''Ó Maria Santíssima, vós, por um privilégio especial de Deus, fostes isenta da mancha do pecado original e, devido a este privilégio, não sofrestes os incômodos da maternidade, nem ao tempo da gravidez e nem no parto; mas compreendeis perfeitamente as angústias e aflições das pobres mães que esperam um filho, especialmente nas incertezas do sucesso ou insucesso do parto. Olhai para mim, vossa serva, que, na aproximação do parto, sofro angústias e incertezas. Dai-me a graça de ter um parto feliz. Fazei que meu bebê nasça com saúde, forte e perfeito. Eu vos prometo orientar meu filho sempre pelo caminho certo, o caminho que o vosso Filho, Jesus, traçou para todos os homens, o caminho do bem. Virgem, Mãe do Menino Jesus, agora me sinto mais calma e mais tranquila porque já sinto a vossa maternal proteção. Nossa Senhora do Bom Parto, rogai por mim!''

 

Os que seus devotos usam

Nossa Senhora do Ó tem seu dia celebrado no dia 18 dezembro! E suas antífonas, melodias curtas para serem rezadas, são muito usadas pelos seus devotos! Confiram algumas abaixo:



-Ó Sabedoria que procedestes dos lábios do Altíssimo, atingido de um fim a outro, dispondo tudo forte e suavemente.



-Ó Adonai, Chefe da Casa de Israel, que aparecestes no fogo da sarça ardente e que, no monte Sinai, destes a Lei: Vinde-nos remir com a força de vosso braço!



- Ó raiz de Jessé, que sois como o estandarte dos povos, diante do qual os reis emudecem e a quem os gentios imploram: Vinde para nos livrar, não tardeis mais!

Antífonas

A devoção de Nossa Senhora do Ó é uma expectativa para o parto de Jesus, o salvador da Terra! Por tamanha importância na tradição Cristã a mesma ganhou um dia para ser chamado de seu, dia 18 de dezembro!

Confira algumas antífonas dedicadas a ela!



Ó Chave de Davi, cetro da Casa de Israel, que abres e ninguém pode abrir: Vinde e tirai do cárcere o prisioneiro que jaz nas trevas.



Ó Sol nascente, sol de justiça, esplendor de luz eterna: Vinde e iluminai os que estão mergulhados nas sombras da morte!



Ó rei dos gentios, ó desejado, pedra angular que une judeus e pagãos: Vinde e salvai o homem que formastes com o limo da terra!



Ó Emanuel, nosso Rei e Legislador, esperança e salvação dos gentios: Vinde para nos remir!

A festa

O dia 18 de dezembro é considerado uma festa católica de origem espanhola. Essa festa, hoje em dia, é conhecida na liturgia como a “Expectação do parto de Nossa Senhora” e, entre os povos, como “Nossa Senhora do Ó”. Os dois nomes têm o mesmo significado e objetivo: o grande anseio da Mãe de Deus em ver o seu Filho nascer. Anseios de milhares de gerações que glorificam a vinda do Salvador do mundo! 18 de dezembro, dia da festa de Nossa Senhora do Ó.

Você sabe quais fatos históricos aconteceram em dezembro?

fechar