Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia de Santo Elígio

Na data de 01 de dezembro celebramos Santo Elígio, um homem conhecido por sua honestidade. Também conhecido como Santo Elói, Elígio nasceu na França, em família nobre. Ele trabalhou na confecção de moedas e até hoje podemos encontrar algumas com sua assinatura. Elígio foi um diplomata e trabalhou ao lado do rei, buscava sempre evitar guerras, pois elas não levavam a lugar algum. Usava o seu tempo para cuidar dos pobres, libertar escravos e também orar; além disso, foi fundador de diversos mosteiros. Com a morte do rei, ele logo se tornou sacerdote e veio também a ser bispo. Saiba mais sobre quem foi Santo Elígio, sua vida e seus feitos, e celebre o seu dia com essas mensagens.

Apóstolo zeloso

Santo Elígio, festejado no dia 01 de dezembro, nasceu em Limoges, um cidade francesa, no ano de 588. De família nobre, exerceu algumas profissões até chegar a ser bispo. Foi um grande organizador, zeloso, sábio e bondoso.

Honesto

Alguns o conhecem como Elói, outros o conhecem pelo nome de Santo Elígio. Trabalhou como aprendiz de confecções de moedas reais, em Paris. Tão empenhado em seu trabalho, recebeu uma quantidade maior de ouro para produzir um trono ao rei Clotário II. Honesto, fez dois tronos e foi promovido a diretor da casa da moeda e ourives do rei. O dia de Santo Elígio é comemorado em primeiro de dezembro.

Aprenda mais sobre outros santos católicos

Um grande trabalho

Ainda hoje é possível encontrar moedas assinadas por Santo Elígio. Até na cidade de Marselha Elói cunhou moedas. Teve um trabalho muito valorizado e lembrado até os dias de hoje, como produtor de moedas reais e, depois, diretor da casa da moeda real.

Dedicado aos relicários

Sem muito tempo, por ser um homem da corte, entre negócios e orações, libertar escravos e ajudar os pobres eram atividades que lhe agradavam. Dedicava-se também à produção de relicários, como o de Santo Germano, de Paris; Santa Genoveva, São Martinho e São Dinis, que decorou o túmulo com seu trabalho de ourivesaria. O dia de Santo Elígio é festejado em 01 de dezembro.

Contra guerras

Santo Elígio não apreciava guerras e, como um diplomata hábil, conseguiu evitá-las em mais de uma ocasião. Tinha a confiança do rei, o que lhe rendia alguma autonomia. Dava conselhos sobre roupas e até sobre a vida privada do rei. O dia de Santo Elígio é festejado em 01 de dezembro.

Fundador de mosteiros

Santo Elígio, cultuado em 01 de dezembro, fundou mosteiros. Um deles, perto de Solignac e Limousin. Outro foi dedicado a São Martinho, de Noyon. Há também o de Arrás, em uma colina que foi chamada de Monte de Santo Elói, anos depois.

Convertendo a todos

Nos últimos quase 20 anos de sua vida Santo Elígio foi um exemplo de humildade, vivendo na pobreza e na piedade, trabalhando com caridade e mortificação. Elói fez pregações e visitas em todas as paróquias de sua diocese. O povo, que estava entregue ao paganismo, se converteu aos poucos, até que todos foram batizados. Santo Elígio é cultuado em 01 de dezembro.

Dedicado à Igreja

O trabalho zeloso e cheio de bondade de Santo Elígio chegou até a Holanda, Suécia e Dinamarca. Sua existência foi empenhada na campanha de evangelização, se revelando um pastor a serviço da Igreja. Seu dia é festejado em 01 de dezembro.

Um exemplo

Santo Elígio, bendito seja em 01 de dezembro! Aquele que evitou o luxo para viver na piedade e pobreza ao abandonar a vida nobre. Seu exemplo de humildade me dá forças. Suas pregações para evangelizar me são exemplos a seguir. Que convertamos muitos e sigamos com uma vida honesta em nossa profissão. Santo Elígio, rogai por nós!

Influente na monarquia

O sucessor do rei Clotário II, Dagoberto II, fez de Santo Elígio, cujo dia é comemorado em 01 de dezembro, o seu conselheiro. Assim, ele foi um dos mais influentes na companhia do rei. Antes de serem recebidos pelo monarca, os enviados dos príncipes estrangeiros conversavam com Santo Elígio, para só depois terem uma audiência com o rei.

Um trabalhador

Santo Elígio, cultuado em 01 dezembro, rogai por nós! Padroeiro dos ferreiros, metalúrgicos, ourives e ferramenteiros, proteja os trabalhadores! Seja a bondade que eles precisam e lhes dê a capacidade de luta que sempre teve!

Oração

Pai, me guie por caminhos de bênçãos e me ensine a ser como foi Santo Elígio. Neste 01 de dezembro, que eu seja regado com a inspiração evangelizadora desse sacerdote!

"Senhor, por intercessão de Santo Elói, concedei-me ser atencioso e justo para com os mais humildes. Dai-me disponibilidade e empenho para que eu possa proporcionar, com os talentos que me destes, uma vida mais digna aos que me rodeiam. Santo Eloi, rogai por nós."