São Sabas nasceu em 439, em Mutalasca, um vilarejo vizinho à cidade de Cesareia de Capadócia. Durante sua infância, houve uma disputa por herança, o que o obrigou a pedir ajuda em um mosteiro. Lá permaneceu e tornou-se um monge. Seu dia é celebrado em 5 de dezembro.
São Sabas é cultuado pela Igreja em 5 de dezembro, dia de sua morte. Recebeu pouca instrução formal, mas se tornou um grande sábio da doutrina cristã e assuntos espirituais. Foi um monge muito importante na Palestina.
Inspire sua fé com imagens de santos!
Na Palestina, São Sabas passou sua vida em vários mosteiros. Lá experimentou uma vida monástica comunitária, depois viveu sozinho no mosteiro dos anacoretas. Amou esse tipo de vida, pois adorava a solidão. Seu dia é festejado em 5 de dezembro.
Descubra a data comemorativa de todos os santos acessando nosso calendário
“Oh, São Sabas, apreciador da solidão e devoto a Deus, rogai por nós. Me forneça sua humildade e desprendimento dos bens materiais. Você, que doou tudo que herdou da família aos pobres, faça de mim um agente da palavra e benevolente com aqueles que precisam”. Neste dia 5 de dezembro, viva São Sabas!
Conheça os santos mais fomos do Brasil!
Todos que creem em Deus merecem nossa proteção. Assim como São Sabas, disponho-me a proteger quem quer que seja da alfândega pagã. Serei valente na defesa da justiça. Dia 5 de dezembro, celebramos São Sabas, praticante da caridade e devoto a palavra de Deus.
Quando são Sabas viveu, os cristãos eram perseguidos e obrigados a comer a carne de animais oferecidos aos deuses pagãos. Só assim eram poupados. Fiéis a Deus, muitos davam carne comum para a família. São Sabas, que é celebrado em 5 de dezembro, não aceitava inventar mentiras desse tipo. Ele protestava, inclusive publicamente, contra isso.
A história do Dia de Todos os Santos. Confira!
Adepto da solidão, São Sabas fundou uma grande comunidade de anacoreta, os conhecidos monges solitários. Com o nome de "Grande Laura", estava localizada no Vale de Cedro, na Palestina. Celebramos São Sabas em 5 de dezembro, dia de sua morte.
Tudo começou espontaneamente: eremitas começaram a morar em cavernas próximas à de São Sabas, onde ele vivia isolado, apenas na companhia de animais. Com o tempo, um oratório foi construído, monges foram chegando, e o mosteiro de São Sabas nasceu. O dia em que festejamos São Sabas é 5 de dezembro, dia de sua morte.
Dia de São Lucas: Padroeiro dos médicos e dos artistas
São Sabas foi um homem de milagres e prodígios a partir da oração. Uma grande seca foi interrompida por conta disso. Sua fama cresceu também por sua sabedoria. O que fez a comunidade crescer muito. Nesse momento, São Sabas, cultuado em 5 de dezembro, ganhou prestígio entre o clero e os cristãos.
São Sabas, a "Pérola do Oriente", por sua sabedoria e influência, rogai por nós! Em 5 de dezembro, celebramos sua existência no dia de sua morte. Sua oração e pregação do Evangelho salvaram muitos pagãos. Viva São Sabas!
Celebre o Dia de Santa Teresinha!
Viva São Sabas, neste 5 de dezembro! Que o poder da oração nos converta e abençoe, assim como o poder da reza de São Sabas salvou pessoas da seca na Palestina. Que a solidão nos seja um alimento de sabedoria.
Além de sua sabedoria e poder na oração, São Sabas era um grande pregador do Evangelho. Conseguiu, por meio disso, disso converter muitas pessoas pagãs. O que incomodou as autoridades romanas, que cercavam ainda mais os cristãos. Corajoso, São Sabas, celebrado em 5 de dezembro, interpelou o imperador romano, inclusive sobre impostos praticados contra pobres.
Entre a luta de São Sabas estava combater a heresia do monofisismo, em que os pagãos acreditavam que Jesus Cristo tinha apenas a natureza divina e não humana. São Sabas é celebrado em 5 de dezembro, dia de sua morte.
Dia da Nossa Senhora da Defesa: Saiba mais sobre essa santa
São Sabas faleceu em 5 de dezembro de 532, aos 93 anos, em Israel. Foi reconhecido como um importante organizador da vida monástica na Palestina. Fiéis festejam sua honra no dia de seu falecimento.
Gostaria de ter a sabedoria e compreensão dos desejos divinos! São Sabas, neste 5 de dezembro, nos dê discernimento.
“Senhor nosso Deus, concedei-nos, por intercessão de São Sabas, a graça de uma maior compreensão dos bens espirituais. Desejo cultivar o hábito de tudo em minha vida a Vos oferecer. Nos pequenos e nos grandes projetos, que saiba calar-me e ouvir-Vos em meu coração. Amém. São Sabas, rogai por nós.”
Orações: Encontre a paz e converse com Deus!