Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up
Numismata apontando uma lupa sobre uma nota de dólar.

Dia do Numismata

Em 1º de dezembro celebramos o Dia do Numismata! Mas, afinal, o que fazem esses profissionais? Do latim numisma, que significa "moeda", a Numismática é um estudo sob o ponto de vista histórico, artístico e econômico das cédulas, moedas e medalhas. Esse estudo engloba também outros objetos que sejam assemelhados às moedas como os jetons, moedas particulares, pesos monetário, entre outros. Na atualidade, esse estudo também ganhou um novo conceito: o de colecionar moedas como forma de investimento. Isso ocorreu porque as moedas costumam valorizar com o passar do ano e assim os colecionadores podem adquirir lucros na revenda. Continue lendo e conheça mais sobre a origem e celebração desse dia!

A data

Brasão da Sociedade Numismática Brasileira

Em 1º de dezembro, é comemorado o Dia do Numismata, o profissional que tem por objeto o estudo de moedas. Essa data foi escolhida em reunião pela Sociedade Numismática Brasileira.

Tudo sobre moedas

O numismata não é um especialista somente em moedas, ele também se dedica ao estudo de papel-moeda, medalhas e todos os objetos que são e foram usados na fabricação desses itens. O Dia do Numismata é celebrado em 1 de dezembro.

Origem da palavra

A palavra “numismática” é oriunda do grego “nomisma”, por meio do latim “numisma” (dinheiro, moeda corrente). Trata-se do estudo científico das moedas e medalhas. Atualmente, também se aplica o termo numismata ao conceito de colecionador de moedas. Em 1 de dezembro, comemora-se o Dia do Numismata.

Outra versão da data

Fotografia de uma moeda Peça da Coroação

Uma outra versão indica que o dia 1 de dezembro tenha sido escolhido como o Dia do Numismata porque foi nessa data que D. Pedro I foi coroado como imperador do Brasil, e foi quando entrou em circulação a primeira moeda do Brasil independente: a Peça da Coroação.

O primeiro numismata

Pintura de Francesco Petrarca.

O primeiro colecionador de moedas de que se tem registro foi o poeta italiano Francesco Petrarca (séc. 14). Iniciou o hábito com o mero objetivo de conhecer a história de cada povo. A cunhagem das moedas comemorativas pela libertação da cidade italiana de Pádua (em 1390), tem a participação de Petrarca, que acabou desenvolvendo a Numismática na Itália. 1 de dezembro: Dia do Numismata.

Classificação da Numismática

A Numismática clássica é dividida em dois segmentos distintos, mas que podem se complementar: a teórica (que trata da nomenclatura, classificação e conservação das moedas) e a histórica (que tem a ver com o desenvolvimento da moeda em uma determinada região ou nas diversas partes do mundo). Em 1 de dezembro, celebramos o Dia do Numismata.

Homenageie

Moedas empilhadas na frente de um relógio desfocado.

Se você conhece algum profundo conhecedor ou colecionador de moedas, medalhas e cédulas, não deixe de parabenizá-lo em 1 de dezembro, Dia do Numismata. E aproveite para aprender um pouco dessa área tão incrível e cheia de cultura e conhecimento.

Clube da Medalha

Em 1977, a Casa da Moeda fundou o Clube da Medalha do Brasil. O objetivo inicial era congregar colecionadores e propagar o colecionismo, bem como informações sobre a Numismática. Hoje em dia, além de fomentar culturalmente o colecionismo, o Clube da Medalha comercializa, em parceria com o Banco do Brasil, moedas comemorativas. No Dia do Numismata, 1 de dezembro, vale a pena conhecer essa sociedade cultural.

Curiosidades

Moedas de 1 real caindo sobre a mesa

Você conhece as partes que compõem a moeda? São elas: bordo (delimita as duas faces da moeda, na sua espessura), orla (beirada da face da moeda; um pouco mais elevada, tem a função de proteger o desenho principal contra desgaste), legenda (inscrição do nome do país, do soberano, cidade ou frases), campo (espaço central da moeda; é aqui onde se encontram os símbolos ou motivo principal) e exergo (espaço entre a figura principal e a orla; é aqui que se coloca a data ou valor da moeda). 1 de dezembro, Dia do Numismata. Dia de cultura e conhecimento.

Ao redor do mundo: 16 mulheres que estampam moedas internacionai

O trabalho do numismata

O trabalho do numismata envolve diversas áreas, como História, Geografia, Heráldica, Economia. Além disso, ele precisa colocar em prática conhecimentos múltiplos, como simbologia, noções de processos de metalurgia, artes e sua evolução. Trata-se de uma profissão que envolve bastante pesquisa e conhecimento. 1 de dezembro: Dia do Numismata.

Casa da Moeda

Registro da Casa da Moeda do Brasil.

Casa da Moeda é local onde se fabricam moedas e cédulas de um país. No Brasil, a Casa da Moeda foi fundada em Salvador, em 08/03/1694, pelos administradores coloniais portugueses. O objetivo era cunhar moedas de ouro oriundas das minerações. No Dia do Numismata, 1 de dezembro, busque saber mais sobre a história da Casa da Moeda do Brasil.

Celebre

Se você é numismata, parabéns pelo seu dia! Você é um poço de conhecimento, cultura e dedicação. Sua contribuição para a história é de suma relevância. 1 de dezembro, Dia do Numismata!