Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia da Justiça

A justiça é o meio para a equidade na sociedade! Todo ser humano justo é capaz de tomar decisões baseadas no bem maior e preocupar-se com o bem estar dos que o cercam, não somente pensar com problemas pessoais. Entenda melhor como funcionam os mecanismos que auxiliam na prática da justiça e reflita!

08/12

No dia 08 de dezembro, no Brasil, é comemorado o dia da Justiça. Confira a história dessa data, curiosidades e a nossa homenagem ao dia dedicado a um tema tão importante para qualquer cidadão brasileiro.

Origem

O dia da Justiça, comemorado no Brasil em 08 de dezembro (considerado feriado em todo território nacional), os fóruns e ofícios de Justiça não funcionam neste dia, foi criado pelo artigo 5º do Decreto da Lei nº 1.408, de 09 de agosto de 1951, com o intuito de prestar homenagem ao Poder Judiciário brasileiro.

Mensagens sobre o poder da Justiça

Iguais perante a lei

Que o dia 08 de dezembro, o Dia da Justiça em nosso país, inspire nos profissionais responsáveis por sua efetivação: muita sabedoria, desejo de ver o seu dever cumprido e imparcialidade, preocupando-se com “o caráter distintivo dos delitos e tratando as partes como iguais”, como já disse Aristóteles.

Papel do Judiciário

O Poder Judiciário, que constitui juntamente com os Poderes Legislativo e Executivo, tem como imprescindível o papel de julgar, aplicar as leis e garantir que sejam cumpridas. Que no dia dedicado à Justiça, 08 de dezembro, se renove a esperança de que a cada dia mais efetivamente se pratique justiça no nosso país!

Símbolo da Justiça

O símbolo mais comum da Justiça no Brasil é representado por uma figura feminina, a deusa romana Iustitia, com os olhos vendados indicando que o mais correto é ouvir em vez de ver e faz jus à imparcialidade e igualdade de direitos. Parabéns a todos os que compõem o Poder Judiciário pelo Dia da Justiça, celebrado em nosso país no dia 08 de dezembro!

Saiba mais sobre Justiça e sua importância

Para além da comemoração

Que o Dia da Justiça no Brasil, comemorado em 08 de dezembro, não seja somente mais um dia a ser relembrado, mas que traga a todos, do cidadão comum ao magistrado, reflexões a respeito deste que é um tema tão relevante para a ordem, a dignidade e a equidade em nosso meio.

Princípios

No Brasil, o Dia da Justiça é comemorado em 08 de dezembro. Parabéns a todos os profissionais que trabalham nessa importante área e se dedicam a de fato trabalharem com os princípios que devem acompanhá-los sempre, tais como a imparcialidade e a isonomia.

Relevância do trabalho

Que toda a dedicação e sacrifícios que os trabalhadores do Judiciário fazem em prol de seu trabalho sejam recompensados não apenas pelo salário, mas também pela sensação de cumprimento de seu dever e de estar contribuindo para algo significativo na vida das pessoas, na vida da nação. Felicitações pelo 08 de dezembro, o Dia da Justiça!

Renovação

Que o Dia da Justiça, comemorado em 08 de dezembro no Brasil, fortaleça a esperança e a fé dos cidadãos na efetividade da mesma e nos magistrados e demais servidores, o comprometimento e responsabilidade com a realização de suas atribuições.

Órgãos do Poder Judiciário

De acordo com o Art. 92. da Constituição Federal, os órgãos do Poder Judiciário são: o Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justiça, o Superior Tribunal de Justiça, os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais, os Tribunais e Juízes do Trabalho, os Tribunais e Juízes Eleitorais, os Tribunais e Juízes Militares, os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios. A todos os que compõem esse quadro, parabéns pelo 08 de dezembro: Dia da Justiça!

Ética e Justiça fazem o mundo girar

Onde ficam e atuam

As sedes do Supremo Tribunal Federal, do Conselho Nacional de Justiça e dos Tribunais Superiores ficam na Capital Federal. A jurisdição - poder de atuação - do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores abrange todo o território nacional. Nossos cumprimentos a todos os servidores que direta ou indiretamente fazem parte do sistema de Justiça brasileiro pelo Dia da Justiça celebrado em 08 de dezembro!

”Falhar” é inaceitável

Que o Dia da Justiça, comemorado em 08 de dezembro, renove a crença dos brasileiros no velho ditado de que “a justiça tarda, mas não falha” e que os responsáveis por sua aplicação tenham garantidas as condições de fazê-lo de forma a recuperar a credibilidade, ultimamente tão prejudicada em razão da tamanha morosidade que muitas das vezes se converte em impunidade.