Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia de São João Evangelista

São João Evangelista foi um dos apóstolos de Jesus. O mais novo dentre os 12 discípulos, São João foi autor de diversos livros da Bíblia e sua fé em Deus o acompanhou durante toda a sua vida. Ele é comemorado no dia 27 de dezembro. Aprenda mais e inspire-se com a sua história!

O mais novo apóstolo

São João Evangelista é um dos doze discípulos de Jesus. Entre todos, era o mais novo, devia ter por volta de 20 anos quando fora chamado por Jesus. É chamado “Evangelista” por ter escrito o “Quarto Evangelho”. Seu dia é celebrado em 27 de dezembro.

Discípulo de João Batista

João Evangelista, que é celebrado em 27/12, foi discípulo de São Batista, antes de seguir Jesus. Juntamente com André, irmão de Pedro, recebeu o batismo de arrependimento e a indicação sobre Jesus : “Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo” (João 1, 35-37). A partir de então, ambos tornaram-se seguidores de Jesus.

Discípulo que Jesus amava

Jesus chamava João de “Filho do Trovão”, devido ao seu extremo zelo. Posteriormente, ele foi considerado “Discípulo Amado”. O afeto entre os dois era mútuo, e João tinha por Jesus uma enorme admiração. A prova de afeição e proximidade de Jesus com João deu-se durante a Última Ceia, em que Evangelista reclina sua cabeça no peito de Jesus. Comemoramos seu dia em 27/12.

Coragem e dedicação

São João Evangelista seguiu com Jesus na noite em que ele foi preso no Monte das Oliveiras, e sua coragem levou-o a acompanhar o seu mestre até a morte na cruz. Neste momento, Jesus entrega a São João Evangelista a guarda de sua mãe, Maria. E é por isso que devemos celebrar, com muita reverência, o seu dia: 27/12.

Liderança com Nossa Senhora

Atendendo ao pedido de seu mestre, São João acolheu Maria. Morando por muitos anos em Éfeso, tornaram-se grandes líderes da comunidade. Ali, casa de Nossa Senhora, transformou-se em local de peregrinação, sendo assim até os dias de hoje. Celebremos o dia de São João Evangelista, em 27 de dezembro.

Oração

Eis uma oração a São João Evangelista, cujo dia é celebrado em 27/12:

“Pai Eterno, pela poderosa intercessão de São João, Apóstolo amado de Jesus, eu rogo pelas graças de que tanto necessito. Abro meu coração, agora e sempre, para ouvir a Vossa Voz e experimentar Vosso Poder em minha vida. Assim como São João, quero acolher a Palavra de Jesus e com amor levar as sementes do Vosso Reino por onde eu passar. Amém.”

Simbologias

Os cabelos longos de São João simbolizam sua longevidade. A túnica branca representa sua pureza de coração; o manto vermelho, o sofrimento do santo pelas dores de Jesus. A pena retrata sua missão de escritor sagrado e evangelista. O rolo diz respeito aos seus escritos, e a águia a seus pés representa a profundidade teológica de seus escritos. São estes os símbolos de João Evangelista, e seu dia é celebrado em 27/12.

Jesus é o Cristo

“Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (João 20:31). Para ser salvo e ter a vida eterna, todo cristão deve reconhecer que Cristo é o verdadeiro Deus. Eis as palavras de São João Evangelista, que é celebrado no dia 27 de dezembro.

Escritos

Além do “Quarto Evangelho” (o “Evangelho de São João”), São João Evangelista também escreveu o “Livro do Apocalipse” (palavra grega que significa “revelação”), quando esteve exilado em Patmos. Este foi o último livro da Bíblia. Escreveu a primeira, a segunda e a terceira Epístola de João. Vamos celebrar seu dia, 27/12, refletindo sobre todos os seus ensinamentos.

Perseguições

Durante as perseguições feitas pelo imperador Nero, São João Evangelista foi levado a Roma para julgamento. Foi condenado à morte por envenenamento, porém, salvo pelo Senhor, nada lhe aconteceu após ingerir um veneno mortal. Também saiu incólume de um caldeirão de óleo fervente, ao qual foi atirado. Após esses eventos, ele foi exilado para a ilha de Patmos. Dia 27/12 é o dia de celebrar esse santo extraordinário.

Leia trechos do Evangelho Segundo São João