Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Tradições de Festa Junina

A festa se trata de um dos eventos mais emblemáticos da cultura brasileira, comemorado em todas as regiões do país. Entenda os significados das quadrilhas, fogueiras, barracas, brincadeiras e bandeirinhas e conheça mais sobre essa festa que todo mundo gosta!

Origem

Há várias definições para a origem da Festa Junina. Uma delas diz que tal festa surgiu nos países de origem católica. A festa foi introduzida para comemorar os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro que são todos comemorados no mês de junho. Antigamente, o termo "Festa Junina" era denominado "Joanina".
As festividades foram introduzidas no Brasil através da colonização dos portugueses. Na época ocorria uma miscigenação da cultura portuguesa, chinesa, espanhola e francesa. Isso explica algumas tradições presentes na Festa Junina. Da França, veio a dança com passos marcados, o que influenciou as quadrilhas brasileiras. Da China, surgiu a tradição dos fogos de artifício, região onde teria surgido a manipulação da pólvora. E da Península Ibérica, teria vindo a dança de fitas, comum em Portugal e Espanha. Com tempo, tudo isso foi sofrendo mudanças influenciadas pela cultura brasileira.

Leia as melhores frases sobre a Festa Junina!

No Nordeste

As Festas Juninas são tradicionalmente nordestinas. Lá, a presença de grandes eventos nessa época é comum. Há disputa de quadrilhas na dança, a dança do personagem do Folclore brasileiro boi bumbá, e os nativos da região aproveitam a época para agradecer a Deus a vinda do período de chuvas, raro no ano, que mantém o sustento das famílias dependentes da agricultura.
Serve também para aquecer a área econômica da região, já que muitos turistas visitam as cidades para presenciarem os festejos.
Há ainda a presença de grupos festeiros que passam cantando e dançando pelas ruas das cidades e são presenteados por guloseimas deixadas nas portas e janelas das casas pelos moradores.

As melhores frases sobre o Dia do Nordestino!

No Sudeste

Na região Sudeste, onde se intensificam as metrópoles, são comuns a realização de quermesses. Normalmente são realizadas por igrejas, escolas, sindicatos e empresas. Nestas festas são montadas barracas dos mais variados tipos; desde brincadeiras como pesca e tomba-lata até comidas como milho verde e churrasco. Há a presença de grupos de quadrilhas que se apresentam para o público.

Comidas Típicas

As comemorações juninas surgiram para comemorar a fartura das colheitas no solstício de Verão. O mês de junho é o mês da colheita do milho, por isso a presença do grão nas receitas juninas é tão comum. Normalmente, nas quermesses encontramos: Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho, entre outros exemplos.
Além das receitas de milho, temos também na época, arroz-doce, bolo de amendoim, pinhão, bom-bocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho-quente, batata doce, entre outras guloseimas.

Mais Comidas

Uma coisa não falta em festas juninas; a diversidade de alimentos que encontramos. Vale a pena pegar a receita de alguns caso queira realizar um arraial. São eles:
Bolo de milho verde, baba de moça, biscoito de polvilho, pipoca, curau, pamonha, canjica, milho cozido, suco de milho verde, quentão, batata doce assada, bolo de fubá, cocada, cajuzinho, doce de abóbora, doce de batata doce, maria-mole, pão de batata, pastel junino, pé-de-moleque, pinhão, cuscuz, quebra queixo, quindim, rosquinhas de São João, vinho quente, churros, arroz-de-cuxá, torta de camarão e peixe frito.

Cadeia

Escolha um local isolado da festa para transformar em uma cadeia. Convide alguns amigos para serem os policiais. Durante a festa, você pode recorrer a um desses agentes e pedir para que alguém que esteja na festa seja preso. Os policiais vão buscar o respectivo criminoso e o mantém preso até que alguém ou ele mesmo pague uma fiança (cerca de R$0,50) para ser solto. A fiança pode ser paga também através de habilidades como cantar, dançar ou contar uma piada.

Corrida do Saco

Uma brincadeira tradicional e muito simples. Defina um ponto de partida e uma linha de chegada. Os participantes devem colocar um saco de farinha nas pernas e começar a corrida. Ganha quem chegar primeiro no local indicado.

Corrida do Ovo

Um ovo inteiro de galinha é colocado em uma colher de sopa. Os participantes devem apostar uma corrida segurando a colher na boca pelo cabo. Ganha quem chegar sem derrubar o ovo.

Quadrilha

É a dança coletiva típica da festa junina. Casais vestidos a caráter, moças com vestidos rodados e de panos simples e remendados e homens de camisa quadriculada, calças remendadas e chapéu de palha, dançam ao som de forró e músicas tradicionais de quadrilha. No meio da dança aparecem falsos obstáculos falados pelo narrador como cobras, pontes quebradas e fogueiras.

Fogueira de São João

Segundo a tradição, as fogueiras nas festas juninas existem pois foi uma ordem dada por Isabel (mãe de São João Batista) assim que deu à luz ao seu filho em 24 de junho. O fogo foi a forma de comunicar o nascimento à Maria (mãe de Jesus) que estava em outro ponto do vale. Maria também estava grávida, e seis meses depois Jesus nascia.

Bumba Meu Boi

Conhecido também como Boi Bumbá, essa dança faz parte do Folclore brasileiro. Mais comum na região Nordeste, pode ser apresentado juntamente com as quadrilhas. A dança surgiu no século XVIII como crítica à situação social dos negros e dos índios. A dança traz encenações religiosas na luta da igreja contra o paganismo. Mas qual é a história do Bumba Meu Boi?
Reza a lenda que um fazendeiro abastado, possuía um boi forte e muito bonito que sabia dançar. Pai Chico, um de seus subordinados, acaba por roubar o boi para satisfazer a sua mulher grávida que estava com desejo de comer língua de boi. Percebido a ausência do animal, o fazendeiro pede para que seus empregados achem o animal e o encontram doente. Curado através de rituais feitos por pajés, o fazendeiro descobre a intenção de Pai Chico e acaba o perdoando. Para celebrar a volta da saúde do animal, o fazendeiro organiza uma grande festa.

Estilos Musicais

Os tipos de músicas presente nessas festas são normalmente o forró, baião, xote, reisado, samba de coco e as cantigas tipicamente de festas juninas.

Santo Antônio

Nascido em Lisboa, sem data certa, seu nome de batismo era Fernando de Bulhões. Pertencia a uma família abastada mas abdicou de toda riqueza para ingressar na ordem dos Franciscanos. Desenvolveu em toda sua vida o trabalho missionário. Após ficar muito doente, Fernando fixou moradia na Itália. Possuía grande conhecimento da Bíblia e impressionava intelectuais e pessoas comuns. Morreu em 13 de junho de 1231, sendo canonizado no ano seguinte pelo nome de Santo Antônio.

São João Batista

Normalmente, o dia de algum santo se comemora no dia de sua morte. Com São João Batista acontece o contrário. Comemorado em 24 de junho, João Batista foi um profeta que anunciou a vinda de Jesus Cristo. Filho de Zacarias e de Isabel parentes de Maria, mãe de Jesus. João foi o responsável pelo batizado de Jesus Cristo no rio Jordão. Logo depois foi preso por censurar o rei Herodes.

São Pedro

São Pedro era um pescador irmão de Santo André. Foi chamado por Jesus Cristo para se tornar um "pescador de homens". Segundo as escrituras, Jesus teria lhe entregue as chaves do reino dos céus. Conta-se que São Pedro pediu para ser crucificado de cabeça para baixo no dia 29 de junho, para não se igualar a Jesus, após tê-lo negado 3 vezes. Sua crucificação aconteceu em Roma, na Itália a mando de Nero.

Brincadeiras

As brincadeiras são elementos essenciais para divertir a festa. Não se sabe ao certo a origem de cada uma delas, mas o que todos sabem é que com elas, voltamos a ser criança.

Pregar o Rabo no Burro

Faça um desenho de um burro (ou qualquer outro animal que possua calda) de costas ou de lado em uma cartolina e prenda na parede. Separadamente do desenho na cartolina, desenhe o rabo e atrás coloque uma fita auto-colante. O participante deve ser vendado, rodado e depois deve caminhar até o desenho e colar o rabo do animal. Quem colar no lugar certo ou mais próximo é o vencedor.

Tomba-Lata

Sobre uma mesa, coloque latas vazias de refrigerante com um pouco de areia dentro. Separe um espaço de mais o menos 1,5 metro entre a linha de arremesso e as latas. Cada jogador recebe 3 bolinhas e tem 3 tentativas para derrubar todas as latas. Vence quem derrubar todas de uma só vez ou derrubar mais.

Jogo das Argolas

Encha com água garrafas pet de refrigerante. Vá colocando-as lado a lado com cerca de 1,5 metro de distância entre elas. Os jogadores recebem 5 argolas e vence quem acertar mais argolas nas garrafas.

Boca do Palhaço

Desenhe em uma cartolina ou qualquer outro material o rosto de um palhaço com uma boca bem grande e a recorte em seguida. Coloque o desenho sobre uma grande caixa de papelão sem tampa também recortada apenas onde irá ficar a boca do palhaço. Os jogadores recebem três bolinhas (podem ser feitas de borracha ou de meia com enchimento de estopa ou pano) para tentar acertar dentro da boca do palhaço. Vence que conseguir acertar mais vezes.

Dança da Laranja

Essa brincadeira vale apenas para casais. Cada um vira-se de frente para o outro e é colocado uma laranja (ou bola de tênis) entre as testas dos dois. Os casais devem começar a dançar com as mãos pra trás sem deixar a laranja cair. Qualquer um que tocar a laranja com as mãos está desclassificado. Vence quem ficar por último e mais tempo sem derrubar a fruta.

Pau de Sebo

A brincadeira consiste em tentar subir num tronco liso até o topo e resgatar um prêmio. Os organizadores da festa fincam o tronco de uma árvore no chão e passam cera ou sebo de boi na madeira para que fique lisa e escorregadia. Vence quem conseguir chegar ao topo e resgatar o prêmio.

Correio Elegante

O Correio Elegante nada mais é do que um serviço de entrega de bilhetinhos de amor ou paquera. Caso queira enviar um bilhetinho a alguém, basta se dirigir até a barraca, escrever em um dos papeizinhos o que deseja e pedir para que os carteiros, durante a festa, entregue àquela pessoa que gosta.

Pescaria

Compre peixinhos de plástico prontos para a brincadeira de pesca ou recorte em cartolina. Se optar por fazer em papel, faça um pequeno recorte na boca do peixe e prenda um clipe. Amarre um barbante nas varas de pesca e na outra ponta do barbante prenda um clipe aberto em formato em anzol. Coloque os peixinhos em uma bacia com água ou com areia. Vence quem pescar mais.
Em muitos casos, usa-se números embaixo dos peixinhos que correspondem à prendas.

Bingo

O bingo em festas juninas são muito tradicionais e não mudam de regras. Ganha o que está em jogo quem preencher a cartela primeiro.

Casamento Caipira

Conhecido também por "Casório Matuto", o Casamento Caipira consiste em organizar um casamento falso com muitas brincadeiras. A história é sempre a mesma. A noiva aparece grávida antes do casamento e o pai da moça obriga o noivo a casar. O noivo no dia de cerimônia tenta fugir mas é pego pelo delegado e seus soldados. A cerimônia passa a ser vigiada pela polícia e o noivo, durante a celebração, é ameaçado com uma espingarda portada pelo pai da noiva. Depois que o casamento é realizado, a quadrilha começa.