Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Mulher vestida com roupas de festa junina sorrindo olhando para cima

Dicas para um festa junina sustentável

É nos momentos de festa que buscamos descontrair, esquecer os problemas e desocupar a cabeça. Comemos sem nos importar, consumimos e descartamos inúmeras vezes, além de que desperdiçamos alimentos e materiais. Não deixe que isso aconteça! Neste Dia de São João, saiba como fazer uma festa junina divertida e sustentável. Em troca, o planeta Terra agradece! Deixe de lado canudos, copos, pratos ou talheres de plástico, substitua-os por alternativas amigas da natureza e memorize: divertir-se com sustentabilidade é muito mais legal! Confira nossas dicas para uma festa junina sustentável e não abra mão dos pensamentos em prol do meio ambiente, independentemente da situação!

continue lendo
Compartilhar

Reduzir

Seja qual for a sua festa, busque produzir o mínimo possível de lixo! Há diversas alternativas para que reduzamos a quantidade de descartáveis e, assim, ajudemos o meio ambiente. Uma delas é utilizar plásticos biodegradáveis para armazenar as comidas ou até mesmo cascas de frutas, que muitas vezes podem servir como bons recipientes.

Confira nossas dicas para fazer uma festa junina de sucesso

Reutilizar

Festa junina com bandeirinhas e uma mesa com hotdog, pipoca, doces

Toda festa junina precisa de uma bela decoração! A mais comum e simples de se colocar em prática é o famoso cordãozinho com as conhecidas bandeirinhas, geralmente cortadas em papéis de seda colorido. Que tal pensar de forma diferente? Colete jornais e revistas que você não utiliza, recorte-os no formato desejado e, unindo-as a um fio, você terá uma linda cortina de bandeirinhas reutilizadas e sustentáveis!

Motive-se a cuidar e a preservar a natureza!

Pratos e copos

Evite os pratos e os copos de plástico! Atualmente já existem opções em plásticos biodegradáveis ou em papel que fazem um trabalho muito mais amigo da natureza na hora de se diluir, então não tenha medo de investir em prol da natureza!

Balão, não!

Balão voando no céu

Todos os anos vemos campanhas alertando sobre os perigos de soltar balões. Não ignore esse aviso! Há fortes riscos de acidentes e inúmeros casos já registrados, todos ocasionados por essa aparentemente inocente decoração. Caso goste muito, você pode montar um balão de papel machê, de jornal ou revista, mas NUNCA o acenda!

Retalhos

É hora de tirar os retalhos do guarda-roupa! Utilizá-los na decoração de uma festa junina pode ser o grande diferencial de sua comemoração, visto que a pegada caipira é o que garante a vibe do mês. Costure seus retalhos, faça uma toalha de mesa, um apoiador de copos ou simplesmente decore o seu espaço com esses pequenos pedaços de tecido.

 

Sem canudos!

Copo com canudo

A regra dos canudos continua a valer, independentemente da comemoração! Esses aparentemente inofensivos tubinhos de plástico demoram cerca de 200 anos para se decompor na Terra e podem ocasionar lesões ou mortes em animais, principalmente os marinhos. Renda-se às alternativas "eco-friendly"! Opte pelos canudos de papel, de plástico biodegradável ou, quem sabe, peça que os seus convidados levem seus próprios canudos de metal!

Reciclar

Vasos reciclados feitos de papel

As festas juninas também são marcadas pelas divertidas atrações que a compõem. Pescaria, jogo da argola... Cada uma das brincadeiras precisa oferecer prendas para incentivar ainda mais o público a jogar. Em vez de comprar, economize e seja sustentável criando artes com sucata! Uma boa ideia também é chamar as crianças presentes para uma oficina de brinquedos criados a partir de materiais recicláveis. A criançada e o planeta agradecem!

Separe o lixo

Lata de refrigerante jogado no chão

Quando a festa acabar, não se esqueça de selecionar o lixo para que seja feito o descarte correto. Metais com metais, plásticos com plásticos, papéis com papéis. Essa seleção é de extrema importância para que seja dado destino certo aos seus descartes.

fechar