É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve...
O custo do cuidado é sempre menor que o custo do reparo.
Desenvolvimento humano
Nagib Anderáos Neto
A base de toda a sustentabilidade é o desenvolvimento humano que deve contemplar um melhor relacionamento do homem com os semelhantes e a Natureza.
Tão importante quanto semear flores, é semear idéias. Fale com outras pessoas sobre a importância de cuidar do planeta. Você vai estar contribuindo para o florescimento de uma ótima causa.
Vida da terra
Rudolf Steiner
A vida da terra depende da vontade humana. A terra será o que os homens nela farão. Nós vivemos, desde agora, este momento histórico decisivo da evolução terrestre.
Responsabilidade social
Oded Grajew
A prática demonstra que um programa de responsabilidade social só traz resultados positivos para a sociedade e para a empresa se for realizado de forma autêntica. É necessário que a empresa tenha a cultura da responsabilidade social incorporada à sua visão de negócio.
Hoje se fala tanto em sustentabilidade, mas no mundo onde comemos animais, e matamos pessoas, quando é que vamos respeitar o meio ambiente?
É preciso ampliar o conhecimento para provocar reflexões. A EDUCAÇÃO para a sustentabilidade se faz necessária nas escolas, negócios dia a dia.
Pensar em sustentabilidade é pensar na família, no próximo e em você mesmo.
Semeai a educação e a sustentabilidade pois essas são as estradas que levam ao futuro perfeito e eterno.
Educação, saúde e sustentabilidade deveriam ser prioridade e paixão nacional, não futebol.
O desenvolvimento sustentável tem alto custo e vai beneficiar futuras gerações, que ainda não votam, nem pagam impostos. Daí vem a grande dificuldade em sensibilizar os governos para a questão. (Baseado em entrevista de Gro Brundtland)
Semear a consciência
Nildo Lage
Trabalhar com sustentabilidade é plantar um presente que garanta a subsistência das novas gerações num planeta que pede socorro e se aquece a cada dia. Pois melhor que plantar árvores, despoluir rios, proteger animais, é semear a consciência de que a garantia da vida é respeitar as fronteiras da natureza.
Se você tem metas para um ano. Plante arroz. Se você tem metas para 10 anos. Plante uma árvore. Se você tem metas para 100 anos, então eduque uma criança. Se você tem metas para 1000 anos, então preserve o meio Ambiente.
A busca pela sustentabilidade ambiental deve partir, primeiramente, da sensibilidade dos seres humanos em relação ao impacto que seus hábitos causam ao Planeta; só depois disso é que diferentes soluções conjugadas poderão contribuir para sanar o problema global.
Ainda não apareceu o Gandhi da sustentabilidade nem o Mandela da biodiversidade. Não apareceu nenhum Martin Luther King para a mudança do clima. Mas não basta um no mundo. Tem que ter aos milhões, em todas as atividades.
O papel da educação para a sustentabilidade é trazer as questões para enfrentar as crises, é olhar para os próprios erros
Quando a última arvore cair, derrubada; quando o último rio for envenenado; quando o último peixe for pescado, só então nos daremos conta de que dinheiro é coisa que não se come. Índios da Amazônia
A humanidade de hoje tem a habilidade de desenvolver-se de uma forma sustentável, entretanto é preciso garantir as necessidades do presente sem comprometer as habilidades das futuras gerações em encontrar suas próprias necessidades.
Sustentabilidade é quando podemos ver; sentir; tocar numa flor, numa árvore, comer uma fruta, sentir o perfume das manhãs, respirar ar puro, tomar a água límpida de um riacho e deixar tudo lindo para que nossos filhos e netos possam sentir, comer, tocar, ver, beber e respirar o mesmo ar puro que um dia tivemos para nós.
Em tempos de tanta conscientização sobre a sustentabilidade do planeta há de se dar igual importância a reciclagem da ação do Ser Humano no que se diz respeito ao seu semelhante, a falta de amor ao próximo pode não destruir o planeta, mas com certeza pode destruir a humanidade!
Poucos Tempos
Marina Silva
Hoje, todos nós sabemos que somos finitos como raça. E, além de não saber como lidar com a imprevisibilidade dos fenômenos climáticos, temos pouco tempo para aprender como fazê-lo.
O que precisamos fazer é realmente melhorar os padrões de eficiência energética, desenvolver em grande escala de energia renovável e alternativa e usar o recurso que temos em abundância, a nossa criatividade.