Dicas para tornar o mundo mais sustentável
Nos últimos anos, o planeta vem passando por uma crise ambiental intensa, por causa do aquecimento global ocasionado pelas queimadas, desmatamento, emissão excessiva de gás carbônico e queima de combustíveis fósseis. Grandes empresas e capitalistas detêm uma parcela de culpa nessa situação quase irreversível. Contudo, nós também podemos fazer a nossa parte para diminuir os estragos já causados à mãe natureza. Reduzir o desperdício de alimentos, a produção de lixo o volume de água gasto ou reciclar produtos para que sejam reaproveitados já é uma ótima maneira de começar ajudando! Confira outros modos de se tornar mais sustentável!
Inspire-se a tornar o mundo mais sustentável com esta playlist!
Spotify ouça a playlist
Educando é possível mudar
A sustentabilidade que você busca está nos pequenos detalhes que você pode não estar cumprindo no seu dia a dia. Observe a sua conduta e comece a modificar aquilo que te atrapalha a ajudar o planeta. Além disso, se deseja que a Terra seja um lugar melhor, comece educando as pessoas, incentivando-as a cuidar do planeta como sua verdadeira casa. Ser sustentável também tem ligação direta com a educação social.
É sobre ações
A sustentabilidade é sobre toda ação que pode ser transformada em algo que melhora gradativamente o mundo. Se queremos um mundo sustentável, o ideal é que comecemos a viver aquilo que acreditamos ser melhor, aquilo que pode nos levar a ser cada vez mais sustentáveis em nossos dias corriqueiros. Que a cada dia o mundo seja um lugar melhor para todos!
Pinte as unhas com menos frequência
Poucas pessoas sabem disso, mas você sabia que esmaltes de unha são extremamente tóxicos para o meio ambiente? Não há maneira de descartá-los de maneira sustentável. Portanto uma maneira de ajudar a natureza é tentar diminuir a frequência com a qual você pinta as unhas. Na verdade, o ideal seria parar de vez, se for possível. Além disso, procure reciclar as embalagens de forma correta: descarte todo o produto e entregue a embalagem vazia para os pontos de reciclagem. A natureza agradece!
Aposte em marmitas de casa
O horário de almoço é sagrado para todos os trabalhadores neste país, não é mesmo? Nada melhor do que tirar um horário para descansar e comer um pouco depois de passar a manhã trabalhando. Porém, por mais que seja tentador comer um salgado na rua, que tal trazer uma comida de casa? Traga seus próprios talheres e recipientes. Além de ser uma opção bem saudável e barata, evita a utilização de materiais descartáveis. Certamente será uma mudança muito positiva para a sua vida. Experimente!
Invista em produtos duradouros
Infelizmente, algo muito comum nos tempos atuais é a tal “obsolescência programada”. Ou seja, produtos que deveriam durar a vida inteira, hoje estragam propositalmente em questões de alguns anos ou menos. Mas ainda há empresas que se dedicam a oferecer mercadorias duradouras e de qualidade. Podem ser mais caras num primeiro momento, mas valem a pena a longo prazo. Além disso, se o produto precisa ser trocado menos vezes, significa que há menos lixo sendo produzido. Vale a pena investir nessa ideia.
Invista no transporte público
Faça as contas: em um ônibus público comum cabem cerca de 40 pessoas por vez. Para levar a mesma quantidade de pessoas, seriam necessários ao menos 5 carros, todos lotados. Ou seja, ao usar o transporte coletivo, além de economizar, você também diminui a emissão de gás carbônico. Além disso, se as cidades conseguirem diminuir a demanda por estacionamentos, é possível utilizar o espaço para fazer mais parques, com mais verde e atividades ao ar livre. Todos saem ganhando. Por que não tentar?
Aposte em uma composteira!
Já ouviu falar em compostagem? É um processo que permite a transformação de lixo orgânico (como cascas de ovo ou restos de vegetais) em adubo ou, melhor dizendo, em húmus de minhoca. Para isso, utilizamos a composteira: uma estrutura de três eixos, onde se coloca a terra, as minhocas e o lixo, para que possa ser realizada a compostagem. A composteira pode ser simples e utilizada em ambientes domésticos. Utilizando-a, além de devolver sua comida à natureza, você diminui sua produção de lixo.
Prefira os alimentos da estação
Atualmente, a qualquer mês do ano em que se queira comer morango, por exemplo, basta ir ao supermercado que será fácil de encontrar. Mas consumir alimentos fora da estação pode ser bastante prejudicial de várias formas: primeiro, porque faz mal à saúde. Paramos de ter variedade e consumimos mais agrotóxicos. Segundo, porque os componentes químicos utilizados fazem mal à saúde do solo, tornando-se uma prática pouco sustentável. Então prefira os alimentos da estação! Não vai se arrepender.
Considere um apartamento compartilhado
Existem mais de 7 bilhões de pessoas no mundo. Imagine quanto espaço ocuparíamos se cada um morasse em uma casa diferente! Não haveria mais lugar para a natureza se espalhar. Para evitar isso, a ideia mais sustentável é viver em casas (ou apartamentos) compartilhados. Pode ser com sua família, amigos ou desconhecidos. O importante é criar um laço de comunidade. Além de ser sustentável, a moradia compartilhada fica mais barata e há menos desperdício de comida, gás e energia. Que tal tentar?
Doe brinquedos
![]()
Brinquedos antigos — principalmente aqueles feitos de plástico — não devem ser jogados fora! Além de gerarem lixos desnecessários ao nosso planeta, eles serão aproveitados de forma muito melhor se forem repassados a outras crianças. Dê uma chance às doações e coloque um sorriso no rosto dos mais necessitados enquanto ajuda a preservar o nosso querido meio ambiente!
Compre em feiras
Comer frutas e legumes é essencial para uma boa saúde. Porém, quando compramos em grandes supermercados, geralmente estamos financiando instituições que desperdiçam alimentos só para não perder o lucro. Deste modo, se você quer ser mais sustentável, considere comprar em feiras. Além de serem opções mais frescas e saudáveis (por não conterem agrotóxicos), você movimentará a economia local e evitará o desperdício. Sem contar que feiras são verdadeiros eventos culturais. Aproveite!
Transforme papelão em casinhas ecológicas
Muitas são as formas de aderir a atitudes sustentáveis em seu dia a dia. Melhor ainda é que você também pode ganhar dinheiro e ajudar os animais com isso! Uma boa ideia é reciclar papelão de uma forma que dê para criar casas para qualquer animal que precise de um abrigo confortável para um descanso. Alguns exemplos são: casinhas de passarinho para suas ninhadas, casinhas para pets domésticos e para aqueles em situação de rua. Todas podem ser feitas com o recolhimento de papelão das ruas ou de qualquer outro lugar.
Recolha enquanto se diverte
Uma maneira de contribuir com um mundo mais sustentável é tirar um dia da sua semana para fazer recolhimento de lixo na região onde você mora. É claro que você não precisa recolher todo o lixo da esquina de sua casa, mas em lugares como praias, lagoas e trilhas esse gesto é muito importante para a manutenção da natureza. Aproveite e convide um monte de amigos para realizar essa lindíssima ação com você. Além de divertido, vocês ajudarão o mundo juntos.
Ecodia
O Ecodia é uma nova proposta discutida pelos estudiosos que sugere que você dedique 1 dia na semana para reduzir a praticamente zero a sua emissão de carbono. Você passaria o dia todo utilizando somente meios de locomoção sem gasolina, não compraria nada e não utilizaria plásticos, não ligaria a televisão e equipamentos eletrônicos seriam utilizados o mínimo possível. Este único dia na semana seria algo organizado para que não te prejudicasse, mas fará uma diferença grande a longo prazo.
Investimentos em reforma
Se você tiver boas condições financeiras, há diversas propostas de reforma em sua casa com a finalidade de torná-la mais sustentável. Algumas opções são o telhado verde, que deixará sua casa mais fresca, reduzindo a necessidade de ar condicionado e ventiladores; a instalação de aquecimento solar, reutilização da água de chuva com o sistema de captação de água; e a instalação de descargas com dois estágios (para urina e fezes).
Comece pela sua casa
![]()
Quando pensamos em cuidar do mundo, achamos que é preciso tomar medidas drásticas para que nossas atitudes tenham resultado. Mas a verdade é que se começarmos a mudar nossos hábitos diários em casa, começando a reciclar o lixo e levando óleos descartados até os postos de coleta, estaremos impactando de forma positiva o ambiente. Nunca jogue óleo de cozinha na privada, pois essa atitude afetará o tratamento da água, que logo em seguida correrá pelas nossas torneiras!
Uso do papel
Apesar de o papel poder ser reciclado, devemos tentar usar o menos possível, já que ele provém das árvores e também necessita de água para sua produção. Hoje em dia, a maioria das pessoas tem um celular nas mãos, então faça anotações nele, em vez de em um bloco de notas. Faça a impressão de documentos ou trabalhos apenas quando extremamente necessário. Além disso, muitas revistas tem seu formato digital, portanto opte por ele em vez de usar a versão impressa.
Reaproveitamento de água
Você pode desenvolver algum mecanismo para armazenar água da chuva. Apesar de ela não poder ser usada para fins potáveis, você pode usar para atividades como lavar o quintal, o carro, entre outras coisas. Uma outra dica também é, ao ligar o chuveiro, deixe um balde posicionado embaixo. Como a primeira água geralmente sai fria, não usamos no banho, mas pode-se aproveitá-la para uma outra coisa. Cada gota faz diferença.
Consumo consciente de roupas
Você já parou para pensar na quantidade de roupa que está guardada em seu armário as quais você usou tão poucas vezes e, talvez, nunca as volte a usar! Diante disso, há duas coisas que você pode fazer: a primeira é, obviamente, doar essas peças para pessoas que estejam precisando mais do que você. A segunda é repensar o seu consumo! Em vez de comprar roupas sem pensar, sem ter necessidade, comece a praticar o consumo consciente, apenas substituindo as peças que não servem mais em você.
Pelo fim do uso do plástico!
Você já reparou em quantas embalagens, especialmente de plástico, você traz do mercado ou recebe em encomendas e em pedidos de comida que faz? É preciso que tentemos mudar isso. E você pode fazer isso de duas maneiras: recolhendo o seu lixo reciclável em pontos de reciclagem ou encontrando alguém que faça a recolha desse material. O outro modo de ajudar é pressionando as empresas das quais você consome a encontrar alternativas para a embalagem plástica. Juntos, podemos mudar o mundo!
Dê preferência ao papel sustentável
O papel sustentável tem um processo de produção que respeita o meio ambiente e o mais popular deles é o papel reciclado, criado através do reaproveitamento de resíduos de gráficas e de cadernos, livros, revistas, apostilas. Além disso, há ONGs que recolhem o papel usado e empregam pessoas carentes para sua fabricação. Assim, a reciclagem de papel evita o corte de árvores e gera empregos. Dessa forma, recicle seus resíduos, dê preferência ao papel sustentável e ajude o planeta.
Cosméticos naturais e sustentáveis
Você sabia que muitos cosméticos possuem componentes químicos conhecidos como Poluentes Orgânicos Persistentes (POP's)? Eles demoram a se decompor e podem fazer mal ao organismo. Os cosméticos sustentáveis apareceram como alternativa para esse problema: eles não têm sustâncias químicas, nem causam impactos ambientais durante o processo de fabricação, não usam derivados do petróleo e geram menos resíduos, por isso busque os cosméticos sustentáveis aos convencionais.
Retire os aparelhos eletroeletrônicos do modo stand by
Sabia que deixar um aparelho eletroeletrônico ligado à tomada (ou em stand by) mesmo que esteja desligado, também provoca o consumo de energia? Muitas pessoas não sabem, mas essa prática pode encarecer muito sua conta de luz. Ao desconectar a tomada do aparelho do receptor, você pode economizar, aproximadamente, 12% de gasto em eletricidade no mês, totalizando 144% ao ano. Já é uma ajuda e tanto, não é mesmo?
Lâmpadas incandescentes vs Lâmpadas econômicas
As lâmpadas econômicas conseguem fazer o controle de 60% do consumo de energia de uma localidade. Já as lâmpadas incandescentes não são nada sustentáveis, pois gastam mais eletricidade, iluminam menos e têm pouco tempo de vida útil, tendo em vista lâmpadas mais tecnológicas, como a fluorescente. Se você ainda utiliza esse tipo de lâmpada, invista em uma econômica e veja a diferença em sua conta de luz!
Evite usar mangueiras
Mangueiras gastam uma quantidade de água muito exacerbada, então prefira usar baldes de água, pois é possível mensurar e racionar melhor a quantidade de água gasta. Seja para lavar a casa, a calçada ou regar as plantas, calcule e planeje as menores quantidades possíveis para executar os serviços sem desperdiçar água. Atente-se também para quando não houver real necessidade de utilizar água e o serviço puder ser realizado apenas com vassoura, como limpar a calçada.
Use os RRR
![]()
Inclua no seu cotidiano os famosos 3R´s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. O primeiro passo é sempre pensar em reduzir o consumo, seguido de reutilizar ou consertar o que puder, para somente depois começar a pensar na reciclagem. “Lixo” é tudo aquilo que criamos ao jogar nossos dejetos fora sem cuidado ou consciência. Vivemos em um planeta cíclico, que reaproveita tudo que produz e onde nada “sobra”. Ainda assim, agimos como se nosso lixo desaparecesse toda que vez que o jogamos na lixeira.
Pilhas e baterias
Muitos utensílios que temos em casa usam pilha ou bateria para funcionar, e temos que trocar regularmente. Esses itens não podem ser descartados em lixo comum, pois em sua maioria são compostos de metais pesados que são tóxicos. Esse tipo de material causa danos ao meio ambiente e também a nós, podendo causar doenças a longo prazo, como o câncer. É importante que você descarte corretamente esses materiais para que ninguém sofra com isso.
Selo Procel
Quando for comprar um novo eletrodoméstico, opte por aqueles que têm o selo “Procel”. Foi criado em 1993 pelo Governo Federal, é uma ferramenta simples e eficaz para identificar equipamentos que consomem menos energia. Há uma parceria entre o Inmetro, fabricantes, pesquisadores e universidades, a fim de buscar cada vez mais produzir eletrodomésticos que sejam eficientes consumindo menos energia. Tenha atenção a esse selo quando for comprar um equipamento.
Cuidado com compras pelo correio
O e-commerce facilita demais a nossa vida, que é uma grande correria, não é mesmo? Afinal, não existe nada mais cômodo do que poder fazer nossas compras na internet, sem precisar sair de casa, e receber tudo certinho pelos correios. Porém a quantidade de plástico que se usa nas encomendas pode ser um grande problema para o meio ambiente. Por isso prefira comprar de empresas que tenham compromisso com um envio sustentável, utilizando materiais biodegradáveis ou recicláveis. A natureza agradece.
Gere renda e ajude o planeta
Ajude o planeta e eleve seus ganhos mensais produzindo produtos reciclados. Existem muitos itens que podem ser criados com papelão, garrafas plásticas, sacolas etc. A mente humana é criativa, e, usando a sua criatividade, você não só pode ajudar o planeta, livrando-o de acúmulos, como também a si mesmo. Gere uma renda para você e ajude a eliminar o lixo que as pessoas produzem.
Doe suas roupas
Toda doação é um bom ato! Se você está com o guarda-roupa esgotado e está pensando em comprar mais peças, doe aquelas que você tem. Além de ajudar outras pessoas, estará contribuindo para a sustentabilidade do planeta. Roupas, quando são jogadas fora, também acabam em lixões e se tornam acúmulos. Doe, ajude o próximo e ajude o planeta a ganhar ainda mais vida.
Plante, pelo menos, uma árvore
![]()
Talvez você já tenha feito isso uma ou dezenas de vezes, mas nunca é demais. O plantio pode ser feito em uma área que precisa ser recuperada ou em seu próprio quintal. Uma ideia interessante é plantar uma árvore frutífera. Além de ter um alimento fresco ao seu alcance, você também atrairá muitos pássaros, e ouvir o canto das aves sempre faz bem.
Informe-se
A informação é uma das maiores ferramentas para uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável. Por isso, toda vez que for escolher um produto ou serviço, que for tomar alguma decisão ou formar uma opinião, informe-se muito bem. Um cidadão bem informado é capaz de tomar atitudes mais coerentes e responsáveis e provocar as mudanças que o mundo precisa. Portanto, informe-se!
Leia jornais, livros e revistas e assista aos telejornais. Quando tiver alguma dúvida, procure esclarecê-la com os responsáveis e busque as respostas. A internet é uma excelente ferramenta para quem quer se informar sobre qualquer assunto.
Plástico pode ser um inimigo
Em alguns lugares do mundo, o uso de canudos de plástico foi abolido. É comum vermos grandes redes de restaurantes oferecendo opções em papel, porém é sempre válido portar um dos famosos canudos de metal para que o consumo torne-se ainda mais consciente.
Ah, mas não se esqueça: não adianta abrir mão dos canudos de plástico e continuar consumindo outros utensílios produzidos com base nessa matéria-prima. Copos e pratos de plástico biodegradável também são boas pedidas. Lembre-se de que esse material pode levar até 500 anos para se decompor.
Se atente às embalagens
As embalagens dos produtos geram milhares de quilos de resíduos todos os anos. Visando a diminuição desses materiais de difícil decomposição, muitas empresas têm repensado sobre as embalagens dos seus produtos, tornando-as biodegradáveis ou reutilizáveis. Na hora de ir às compras, preste atenção a esses detalhes, faça parte do consumo consciente e sustentável!
Cuide das trilhas
É muito bom podermos entrar em contato com as árvores, a vida e o mundo. Até porque o nosso corpo foi feito para isso: para estar na natureza, para habitá-la, para fazer trilhas, explorar e descobrir muitos lugares novos. Infelizmente, muitas vezes o que acontece é que as pessoas jogam muito lixo na natureza durante trilhas, em locais com cachoeiras e até mesmo na praia. O que jamais podemos esquecer é de levar um lixo próprio; porque assim é possível eliminar um pouco dessa sujeira que deixam nos caminhos pelos quais passamos. Quanto mais pessoas se conscientizarem ao fazer uma trilha, mais conseguimos explorar esse mundo que temos por aí.
Não foque só nos lucros
![]()
Lucrar e deixar rastros que podem destruir o planeta é muito mais maléfico do que benéfico, tanto à natureza quanto aos seres humanos e à vida humana na Terra. É preciso entender que prezar pelo meio ambiente utilizando de mão de obra explorada que não recebe salário justo é uma atitude desumana. Os lucros nunca podem ser tratados com mais importância do que as pessoas e o nosso planeta. Equilibre os seus objetivos. Tenha consciência!
Sacolas retornáveis
Ir às compras é uma atividade corriqueira, mas você já parou para refletir sobre quantas sacolinhas plásticas consome todos os anos? Reduzir esse consumo de plástico é fácil, basta optar pelas sacolas de pano que podem ser reutilizadas e não agridem o meio ambiente. Além de se tornar mais sustentável, você evita as dezenas de sacolas na hora de transportar as compras.
Usando a máquina de lavar
Em primeiro lugar, escolha um dia na semana para lavar o máximo possível de roupas que sua máquina puder suportar. Caso vá lavar roupas miúdas, que não podem ser misturadas e que não sejam em muita quantidade, prefira lavar a mão – assim você controla melhor o gasto de água e ainda evita gastar luz com uma lavagem tão breve.
Aproveite a água da lavagem à mão para usar no vaso sanitário ou lavar pequenas áreas externas. E quanto à água da máquina, você pode direcionar a mangueira para lavar diretamente alguma área ou encher baldes ou galões para usar num momento oportuno.
Seja um incentivador
Muitas vezes as pessoas não atentam aos danos que causam ao meio ambiente, mas você pode mudar esse cenário sendo um incentivador. Seja uma pessoa que pensa no futuro e ensine a todos o que simples atitudes podem fazer pelo nosso planeta. Ressalte os benefícios que cuidar do mundo pode gerar à própria saúde humana e seja um cuidador da nossa natureza.
Reflita com estas mensagens de conscientização sobre o Dia da Natureza
Faça seus próprios produtos de limpeza
Os produtos de limpeza poluem as águas, portanto opte por alternativas ecologicamente corretas. No mercado, você encontra diversas opções sustentáveis, que têm componentes biodegradáveis em suas fórmulas. Mais do que isso, você pode produzir seus próprios produtos de limpeza em casa! Além de poluir menos, você vai produzir menos lixo e economizar dinheiro. Anote estas três dicas que farão bem ao meio ambiente e ao seu bolso:
1- Limpador multiuso vegano:
Basta fazer uma mistura com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, meio copo de vinagre branco de álcool e meio copo de água. Essa é uma alternativa mais barata e bem menos poluente para ter um limpador potente para limpeza geral. O bicarbonato de sódio é bactericida, remove manchas, odores, gordura e mofo. Já o vinagre branco desinfeta e dá brilho às superfícies.
2- Desinfetante vegano:
Rale 1 sabão de coco e misture em 1 litro de água fervida até o sabão dissolver. Acrescente 250ml de álcool, coloque em um recipiente com borrifador e está pronto seu desinfetante!
3- Amaciante natural:
Substitua o amaciante nas roupas por 1 copo de vinagre de álcool. Basta adicionar na máquina de lavar no lugar do amaciante. Suas roupas ficarão macias e cheirosas!
Garrafinha de água
Uma simples dica para tornar o mundo mais sustentável é evitar comprar garrafinhas plásticas de água. Geralmente as compramos e logo em seguida as descartamos. Se você deseja cuidar do nosso meio ambiente, compre uma garrafinha de água com materiais sustentáveis para usar sempre que precisar. Carregue-a sempre consigo e evite o descarte abusivo de plásticos! É possível preservar o planeta com atitudes extremamente simples!
Apoie os pequenos produtores
![]()
As grandes indústrias, de todas as áreas, são responsáveis pelo maior gasto de água do mundo e também pela poluição do ar. Em muitos casos, a agropecuária também é responsável pelo desmatamento de vegetação original de um lugar. Apoiar os pequenos produtores é uma forma de incentivar o cultivo respeitoso de alimentos, a produção consciente de peças de roupa e acessórios e muito mais. Encontre comércios locais perto de você e compre deles!
Faça xixi no banho
Pode parecer meio estranho, mas existe até uma campanha para fazer xixi no banho, porque assim você economiza nas descargas. Claro que você não toma banho toda hora, mas, sempre que puder, essa economia – ainda que não muito grande – conta muito. Uma descarga acionada várias vezes consome água demais. Apenas não se esqueça de deixar o box limpo, para não proliferar o mau cheiro.
Mude seu pensamento
Há quem pense que a sua atitude no mundo não causará tantas mudanças pelo fato de ser "apenas um" tentando fazer a diferença. Mas fique alerta: imagina só se todo mundo pensar em jogar um papelzinho de bala no chão, por achar que não fará diferença? A conscientização precisa começar por nós. As mínimas atitudes que tomamos são importantes e podem dar início ou alimentar um comportamento maléfico ao nosso planeta! Tudo o que você puder evitar fazer, evite! O que puder fazer para o bem, faça!
Inspire-se a cuidar do mundo com frases de sustentabilidade!
Repasse informação
A comunicação é uma ferramenta mágica! Por que não utilizá-la em prol da nossa Natureza? Ensine as crianças que você conhece a descartarem o lixo corretamente ou — por que não? — crie canais de informação para que a sustentabilidade seja divulgada.
Quanto mais pessoas se convencerem a ter uma vida mais sustentável, mais o nosso planeta agradecerá.
Cuide do local onde você mora
Existe uma praça no seu bairro? Ajude a preservá-la. Participe dos grupos comunitários da sua região para entender como é possível melhorá-la e como você pode fazer parte destas mudanças. Além de tornar o bairro mais agradável de se viver e permitir novas amizades, isso pode valorizar ainda mais o seu próprio imóvel.
Pense melhor sobre seu lixo com estas frases sobre o Dia Nacional da Reciclagem
Atenção ao descarte de vidro!
Não descarte o vidro em lixos comuns, pois os recipientes de vidro não são biodegradáveis! Eles podem, inclusive, permanecer na natureza por aproximadamente dez mil anos antes de começarem a se decompor. É importante descartá-lo da maneira correta e segura, ou seja, em locais apropriados. Além de nocivo ao meio ambiente, é possível que ele machuque os profissionais que cuidam da reciclagem, por isso preste atenção ao descarte de vidro!
Espalhe a sustentabilidade
Quando você souber ou aprender alguma coisa nova que possa ser útil para alguém ou para o mundo, divida essa informação. Deixe que o conhecimento chegue a outros ouvidos para que possa ser posto em prática por mais gente. Se cada pessoa que você conhece pudesse pôr em prática alguma pequena ação que ajudasse a transformar o nosso planeta em um lugar melhor, já imaginou que revolução não poderia acontecer?
Então espalhe as novidades, conte algo interessante que ficou sabendo, divida suas experiências.
Aposte nas hortas urbanas
![]()
Essa é uma iniciativa que muda várias perspectivas. A horta urbana ou comunitária ajuda a tornar as cidades mais “verdes”, impactando não só a questão visual como também melhorando a qualidade do ar. Também reduz a perda nas colheitas, contribui para a redução dos custos com transporte (e, por tabela, ajuda a reduzir a poluição, já que as distâncias percorridas são mais curtas), fortalece o consumo local e abrange a oferta de produtos orgânicos. Além disso, auxilia na integração da comunidade, fomenta a consciência ambiental entre as crianças e promove o bem-estar físico e mental.
Pesquise a origem dos produtos
Você realmente conhece os produtos que você consome? Sabe do que eles são feitos? Muitas vezes, os itens do nosso cotidiano são tóxicos para a natureza e para nós mesmos. Para evitar que você contribua com esse sistema, pesquise a origem dos produtos que você tem o costume de comprar. Entenda a composição de cada um, e analise quanto tempo eles demoram para se decompor. A partir disso, dê preferência aos itens produzidos por marcas comprometidas com a preservação do meio ambiente.
Evite o desperdício
Um dos grandes males do mundo é o desperdício. Em termos de alimento, aproximadamente 1/3 de tudo o que é produzido vai parar no lixo. Mas, para ter um mundo melhor, também é importante atentar ao desperdício de dinheiro, por exemplo. Planeje os seus gastos, isso evitará problemas nas finanças pessoais e, por mais incrível que pareça, também impactará a economia nacional.
Confira 10 reflexões para evitar o desperdício e o consumismo
Use os meios de transporte de maneira consciente
![]()
Dê preferência ao transporte coletivo ou alternativos, como a bicicleta. Se isso não for possível, opte pela carona. Veja se entre seus vizinhos existe alguém que trabalhe perto do você ou em algum local no meio de seu trajeto. Essas sugestões ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em consequência do transporte e ainda diminuem os gastos no fim do mês.
A conscientização através da música
Os músicos podem ter muita influência para auxiliar e conscientizar as pessoas a construírem um mundo mais sustentável. A música tem um poder muito grande de conscientizar as pessoas. Então por que não utilizarmos essa criatividade para sempre se lembrar de jogar lixo no lixo, de manter as caixas d'água fechadas, de manter as vias públicas limpas, entre outros? Pode ser muito proveitoso para todos nós!
Economize água e energia
Atente ao consumo desses bens na sua casa. Sempre existe um cuidado extra que pode ser feito para evitar o desperdício. Algumas sugestões são: apague sempre as luzes de ambientes vazios, diminua o tempo no banho, escolha eletrodomésticos e lâmpadas eficientes, evite o uso de ar-condicionado, lave e passe toda a roupa de uma só vez.
Evite alimentos transgênicos
Cultivar a própria comida demanda tempo, conhecimento e requer um espaço razoável para a produção. Entretanto podemos nos alimentar de forma consciente evitando os alimentos transgênicos e preferindo os produtos orgânicos. Diferentemente dos transgênicos, os orgânicos são livres de agrotóxicos e produzidos de maneira sustentável, protegendo o solo e evitando a contaminação das águas. Ou seja, fazem bem para nossa saúde e para o meio ambiente!
Por um mundo com menos plástico
![]()
O plástico é um dos agentes mais poluentes do mundo. Ele demora séculos para se decompor, pode causar a morte de animais marinhos e polui os mais variados ecossistemas. Um mundo com menos plástico é um passo importante para combater esse tipo de poluição. Atente-se para a forma de descarte desse material e sempre prefira os produtos que não o apresentam em sua composição. Abandone os descartáveis e faça a diferença no mundo espalhando essa nova forma de viver!
Considere o veganismo
O veganismo é um estilo de vida a partir do qual unimos as pessoas e a natureza, em harmonia. Ao segui-lo, você deixa de consumir produtos de origem animal e que prejudicam o meio ambiente. Você não precisa adotar esse estilo de vida de uma hora para outra, porque é possível realizar o processo aos poucos. Com essa transformação, você estará fazendo a sua parte para preservar todas as formas de vida na Terra.
Voluntarie-se!
Organize seu tempo, escolha uma instituição com a qual você se identifica e seja um voluntário. Não é preciso nada mais além de disposição para ajudar. Pode ser auxiliando pessoas doentes, recolhendo cães desabrigados ou defendendo a Amazônia – o importante é fazer a sua parte. E se você não encontrar nenhuma ONG com a qual se identifica, pode fazer ações individualmente, como participar de campanhas, mobilizar grupos ou apoiar projetos públicos.
Caso você não tenha tempo livre para ir até uma dessas instituições, procure por voluntariados on-line: uma opção para que quer ajudar, mas só pode fazê-lo em casa ou em seu ambiente de trabalho, em alguns momentos específicos.Inspire-se com estas frases sobre o voluntariado e pratique o bem também
Leve sua própria caneca pro trabalho
Como todos sabemos, o mau uso do plástico acarreta um grande problema para o planeta, pois quando o descartamos no ambiente, ele leva muitos, muitos anos para se degradar. Mesmo com o advento do plástico biodegradável, esse material ainda é um problema para a natureza (lembre-se: ainda que seja um plástico menos danoso, ele pode cair nos oceanos e ser ingerido pela fauna local). Por essa razão, aproveite para levar a sua própria caneca para o trabalho, evitando o uso excessivo dos copinhos de plástico na hora do café ou de beber água. E não se esqueça: quando for lavar a caneca, use a água com muita responsabilidade.
Cuide do seu próprio lixo
![]()
Dê a destinação adequada para os resíduos que você produzir. Mesmo que não exista um sistema público de coleta seletiva na sua região, separe seu lixo e leve os recicláveis a uma cooperativa ou centro de coleta. A parte orgânica pode ser transformada em adubo para ajudar a sua árvore ou horta a crescerem com mais saúde. Você pode fazer isso até mesmo dentro de sua própria casa com uma composteira simples.
Reutilização de alimentos
Uma das formas de tornar o mundo mais sustentável é a reutilização de frutas e alguns tipos de alimentos. Com as cascas de frutas podemos fazer adubo, esfoliantes para o rosto, azeites, sucos, brigadeiro, bolos, entre outros. Com o arroz, é possível fazer bolinho de arroz. Alimentos como frango, sementes, feijão, carne e ovos podem também ser reutilizáveis e, dessa forma, evita-se o desperdício de alimentos, auxiliando a sustentabilidade do mundo, sem contar que podemos incrementar as nossas receitas e até mesmo surpreender as pessoas de quem gostamos!
Cuide das pessoas e dos animais
Faça o bem a quem está próximo de você, independente de quem seja. As boas ações são contagiosas. Imagine como o mundo seria melhor com todas as pessoas trocando gentilezas? Cuide também dos animais. Se está ao seu alcance tomar conta de um animal doméstico, faça isso com carinho. Se você pode ajudar a preservar uma área ou apoiar causas de defesa dos animais, faça também. O mais importante de tudo é a intenção e a vontade de “fazer o bem, sem olhar a quem”.
Aprenda a cuidar de si para cuidar do próximo da melhor forma!
Apenas o necessário
Você já ouviu falar do minimalismo? Esse é um modo de vida que prioriza viver experiências em vez de acumular coisas. Ao contrário do que muitos pensam, os minimalistas não são avarentos. Eles prezam o consumo consciente e seguem um estilo de vida de baixo impacto no meio ambiente. Comprar apenas o necessário e com responsabilidade social e ambiental proporciona uma maior qualidade de vida, e consequentemente viver se torna mais leve!
Reduza o consumo de carne
Você sabia que é importante reduzir o consumo de carne pelo bem do meio ambiente? A produção de carne bovina tem impactos muito fortes para a natureza, como a geração de gases de efeito estufa, o desmatamento e o grande consumo de água pelos animais. Procure substituir a carne por leguminosas, pois, além de saudáveis, você pode aprender novas receitas e tornar o cardápio de casa mais variado!
Pense e repense antes de comprar
![]()
O padrão de consumo imposto, principalmente pela mídia, diz que as pessoas são definidas por seus bens. No entanto, essa cultura de comprar desenfreadamente é o jeito mais fácil de destruir o meio ambiente. Para fabricar uma calça jeans são necessários até 15 mil litros de água, fora outras matérias-primas. Tudo o que compramos reflete em algum tipo de impacto ambiental, portanto, compre o necessário.
Repense e evite excessos com estas frases sobre o consumismo
Use bibliotecas ou sebos
Sabemos que livros físicos têm um charme único. Mas o gasto de tantos papéis e tinta causam um grande impacto no nosso planeta. Portanto uma dica excelente para não deixar suas leituras de lado é apostar em bibliotecas ou sebos. Além de incentivar a cultura e o comércio local, você ainda estará ajudando o meio ambiente. Sem contar que ter contato com livros antigos é também ter uma conexão mágica com todas as pessoas que leram o livro antes de você! Você não vai se arrepender!
Reaproveite roupas
Muitas vezes, quando uma roupa não serve mais, o que você faz é descartá-la. Mas há muitas coisas que podemos fazer com um pedaço de tecido manchado, rasgado ou que já não tem serventia. Em vez de jogar no lixo, você pode transformar a roupa velha em um pano de chão, uma jardineira, uma colcha de retalhos... É possível até transformar blusas de manga longa em regatas, calças em bermudas etc. O limite é até onde sua criatividade for!
Cuidado com a pesca
Pescar é uma coisa muito delicada, especialmente se estivermos falando de pesca esportiva, aquela que não é para consumo. Em vez de pescar os peixes e fazê-los sofrer tirando fotografias e gravando vídeos, divertindo-se à custa do sofrimento do animal – que, ao estar fora da água, passa a se sentir sufocado –, devolva-o ao mar assim que capturá-lo, evitando que ele sofra sem necessidade alguma. Ou melhor: se puder, substitua esse hobby por outro.
Dê uma chance aos brechós!
Peças de roupas são itens que podem ser reaproveitados, e uma grande prova disso é a existência dos brechós. Você costuma descartar as peças de vestuário que não usa mais? Se a resposta for sim, pare agora! Doe suas roupas para brechós e conheça mais sobre este comércio que, além de vender, restaura roupas que necessitam de ajustes. Além de serem opções de baixo custo para aqueles que não têm condições de comprar uma roupa nova e de também serem muito estilosos, os brechós evitam o descarte e a poluição causada pelos tecidos!
Lugar de lixo é no lixo
![]()
Quantas vezes já saímos de casa e vimos lixo jogado na rua? Ou até mesmo quando estamos dentro dos ônibus, carros e outros meios de transporte e vemos as pessoas jogando lixo no chão e até mesmo no mar? É preciso que o mundo se conscientize sobre isso. Da mesma forma que cuidamos do nosso corpo e da nossa mente, é preciso cuidar do meio ambiente e dos seres vivos dos locais em que vivemos. Uma boa ação tem o poder, sim, de mudar o mundo.
Lixo zero!
Reciclar é muito importante, mas não produzir lixo é ainda melhor! O conceito de "lixo zero" consiste em repensar nosso consumo e evitar resíduos desnecessários. Revise alguns hábitos: prefira comprar grãos a granel aos embalados; priorize alimentos frescos, que podem ser descascados, em vez dos que vêm em pacotes; e se você costuma comer fora de casa, ande sempre com um kit com talheres e canudos reutilizáveis, em vez de usar descartáveis.
Vote consciente, acompanhe e cobre ações dos candidatos
Essa é uma das dicas mais importantes. A democracia permite que a população eleja seus representantes. Aproveite esta oportunidade para escolher candidatos que tenham valores respeitáveis e projetos que sejam usados realmente em benefícios da sociedade. Após as eleições, acompanhe o que está sendo feito e cobre se for necessário. Isso vale para todos os cargos políticos.
Veja estas dicas de como escolher o candidato ideal e vote consciente!
Bicicleta e caminhadas
Pessoas que possuem um veículo em casa acabam sempre optando por utilizá-los independentemente da distância que vão percorrer, até por comodismo ou força do hábito. Porém lembre-se de que trocar um veículo automotivo por uma bicicleta ou simplesmente ir a pé não fará bem somente ao meio ambiente como também para a sua saúde e para o seu bolso! Repense suas escolhas ao sair de casa para lugares que não demandam a real necessidade de um transporte que gasta combustível.
Apoie ONGs
Existem muitas organizações não governamentais lutando para que o mundo se torne um lugar mais sustentável e buscando a redução de danos ao nosso planeta. Caso você não tenha tempo de fazer parte de algum desses trabalhos, além de voluntariados online, também existe a opção de ajudar a manter tais projetos por meio da doação.
Algumas ONGs estão sempre fazendo campanhas de arrecadação de alimentos, utensílios de higiene, vestuário ou até mesmo doações em dinheiro. Faça com que essas instituições consigam levar suas mensagens para mais pessoas durante um bom tempo e colabore!