Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Como escolher o seu candidato?

Eleições são um período conturbado para o país, muita gente quer fazer a coisa certa, mas não sabe como começar. Escolher em quem votar tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil, por isso separamos uma lista de dicas para te ajudar a votar no melhor representante para os seus valores.

continue lendo
Compartilhar

A democracia

Um dos muitos legados da Grécia antiga para o mundo contemporâneo é a democracia. A palavra democracia significa “governo” (cracia) “do povo” (demo). Esse tipo de governo surgiu quando Clístenes, em 510 a.C, liderou uma revolta que depôs o rei tirânico que governava a cidade-Estado de Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). A partir de então, os cidadãos se reuniam em assembleias para discutir e decidir, no voto, questões de natureza legislativa, ou seja, aprovavam leis, decidiam-se sobre a declaração de guerra, fiscalizavam as finanças e as obras públicas, etc.

Discussões, opinião e voto

Nas assembleias gregas, antes da tomada de decisão por meio do voto, os cidadãos discutiam os problemas vividos nas cidades e as várias proposições de solução. Isso era de suma importância para que todos tivessem não apenas acesso às informações sobre os problemas, mas para que se conhecessem os diferentes pontos de vista e as consequências de cada proposta apresentada. Dessa forma, o voto não exige apenas a tomada de decisão entre essa ou aquela pessoa, essa ou aquela proposta; mas requer, fundamentalmente, participação e conscientização daqueles que decidem.

Melhores filmes sobre política e eleições. Vote no seu preferido.

Formas de ampliação da participação popular

A partir da constituição brasileira de 1988, diferentes formas de participação popular foram sendo pensadas e adotadas pelos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Como exemplo, podemos citar a realização de audiências públicas (que permitem ao cidadãos, de forma organizada, apresentarem propostas de Lei aos seus representantes na Câmara dos Deputados e no Senado), a realização do Orçamento Participativo (mecanismo que permite a participação popular na definição dos orçamentos públicos), além de práticas de transparência da administração pública.

Votos nulos, brancos e abstenções

Quando o cidadão anula o voto, vota em branco, ou mesmo abstém-se do direito de votar, justificando o motivo do não comparecimento, ele opta por não participar das decisões que lhe dizem respeito, lava as mãos e delega aos outros eleitores a responsabilidade que também lhe cabe. Entretanto, quem vota sem procurar informações sobre os candidatos, suas propostas e ideias, de certa forma também está deixando de participar ativamente do processo.

Frases de Política. O que dizem os grandes líderes.

Conhecer valores dos candidatos

Valores são um conjunto de princípios que determinam a maneira como as pessoas pensam e agem. No voto, como vamos escolher uma pessoa que vai tomar as decisões por nós, devemos, primeiramente, escolher aquelas com as quais temos maior afinidade, ou seja, com aquelas que têm os mesmos valores que nós. Por isso, procure conhecer seu candidato, sabendo como ele pensa, como ele age, a fim de conhecer os valores e verificar se são compatíveis com os seus. Portanto, pesquise sobre a vida dos candidatos, conheça sua carreira, suas decisões, sua conduta, sua postura ética, seus aliados; e veja se o que ele fala ou diz tem coerência com outros momentos de sua vida.

Conhecer as propostas dos candidatos

Muitos são os problemas que afligem a nossa sociedade na atualidade, portanto é de fundamental importância saber se os candidatos apresentam propostas para os diferentes problemas que enfrentamos. Se ele não tem propostas, é melhor cobrar uma posição dele antes de confiar seu voto. Se ele tem, é importante conhecê-las e analisar se são lógicas, coerentes, factíveis e quais as consequências delas em nossas vidas. Cuidado com falas genéricas que não apresentam fundamentos tais como: “vou criar empregos”. Isso não é difícil de se falar e se prometer. A questão fundamental é como serão criados esses empregos, quantos empregos serão criados, etc.

Frases de Hannah Arendt. Filosofia e Política do Século XX.

Conheça o partido do seu candidato

Não existem salvadores da Pátria, ou seja, sujeitos dotados de um dom divino capaz de promover as soluções para todos os problemas que a sociedade enfrenta sozinha. Um candidato é sempre vinculado a um partido político que associa pessoas e ideias sobre como o Estado deve ser gerido e a sociedade deve ser pensada. Assim os candidatos assumem compromissos dizendo que, quando eleitos, vão aplicar as soluções pensadas e defendidas por seu partido ou pelos partidos que se coligam para apoiar sua candidatura. Por isso é importante conhecer as ideias e princípios defendidos pelos partidos dos candidatos e seus correligionários, pois participarão ou influenciarão muito as decisões do candidato depois de eleito.

 

Conheça os financiadores da campanha dos candidatos

Uma importante providência que o eleitor pode tomar para escolher bem seu candidato, é conhecer quem são os financiadores da sua campanha, ou seja, quem são aqueles que querem a sua eleição. A partir dessa informação, é possível verificar quais interesses podem estar por trás de cada candidato. Quando alguém se compromete a financiar uma campanha eleitoral, evidentemente tem seus interesses e os quer defendidos e garantidos quando o candidato se eleger. Portanto conhecer os apoiadores e financiadores de um candidato, pode revelar muito dos compromissos que o candidato está assumindo. A justiça eleitoral disponibiliza, em seu site, informações sobre as contas eleitorais. Consulte, avalie e tome sua decisão.

Dicas para praticar política diariamente. Seja uma pessoa melhor!

Acompanhe o candidato depois de eleito

A informação é sempre o melhor e mais eficiente recurso de que dispõe o eleitor para votar bem. Conhecer seu candidato e acompanhá-lo depois de eleito é fundamental, pois no futuro, ele voltará a pedir seu voto.

fechar