Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Como participar da política após as eleições

O processo eleitoral acabou e agora é hora dos políticos eleitos cumprirem todas as promessas feitas em campanha. Mas como podemos participar do mundo da política? Venha se inspirar para aprender cada vez mais sobre seus governantes e acompanhe tudo, pois você tem o direito!

A política continua

A política não acaba depois das eleições. Ela é parte do nosso dia a dia, estando presente em cada pequena ação nossa. Participe da vida do seu bairro, acompanhe as decisões na sua cidade, faça perguntas aos que foram eleitos.

Participe da política

Participar da vida política não é só votar. É acompanhar o cotidiano da sua cidade, do seu estado, do seu país. Ir atrás do que acontece, saber como reivindicar seus direitos, isso é participação política.

Política e esperança

Não perca a esperança na política quando dizem que tudo está perdido. A política se constrói quando todos nos juntamos e participamos das decisões. É a nossa voz que faz as leis e que guia os rumos da sociedade. A política é a voz de todos debatendo com respeito, com tolerância e com esperança.

Voz ativa e participação

O silêncio não é amigo da política. A participação, a voz ativa e a vontade fazem com que a vida política seja mais justa. Somente quando os políticos enxergam que a participação de todos é maior que seus interesses, somente então é que podemos mudar os rumos das decisões políticas.

Participando com as redes sociais

As redes sociais possuem o potencial de mudar a política. Siga as páginas de seus representantes e as instituições da sua cidade. Informar-se é o primeiro passo para poder cobrar as promessas feitas, e a internet torna tudo mais prático.

Pequenos atos que mudam

A política não é exclusiva dos políticos. Pequenos atos no cotidiano podem ser atos políticos. Se presenciar uma situação de discriminação, busque os canais adequados para denunciar. Pode parecer pequeno, mas no fim isso pode mudar a sociedade.

A consciência da vida pública

Preocupar-se com a sua rua é também um ato político. Saber o que a sua comunidade precisa é uma participação política. Ter a consciência de que não vivemos isolados, mas em coletivo é consciência política. A nossa vida pública é participação política, e por isso preste mais atenção em cada ação sua.

Nossos direitos e a política

A grande filósofa Hannah Arendt nos ensinou que “A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos”. Nossos direitos foram conquistados para que possamos exercê-los a todo o tempo. E todos temos direitos iguais, sem excluir ninguém. Exija isso sempre que necessário e já estará tornando a política mais justa.

Participação cidadã

A sua cidade possui conselhos temáticos sobre diversas áreas: educação, saúde, segurança e transporte. E você pode participar deles! Toda instituição pública é aberta para que o cidadão possa opinar e pedir informações. Assim, você pode participar daquilo que mais lhe interessa.

Abaixo-assinado online

Caso tenha algo acontecendo no país ou na sua cidade que você acha que precisa de mudança, existem diversos meios de chegar ao poder público. Um deles é o abaixo-assinado, que pode ser organizado online. Assim, você pode defender uma causa e alcançar inúmeras pessoas de forma prática.

Ouvidoria e política

Você sempre pode utilizar a ouvidoria pública do seu governo municipal quando quiser sugerir uma melhoria ou denunciar algum problema. É um canal que qualquer cidadão pode acionar e é um direito seu. Não deixe de exercê-lo.

Audiência pública

As audiências públicas da sua cidade discutem questões extremamente importantes: desde a utilização do dinheiro público até a definição de planos. E o melhor é que você pode participar delas como ouvinte ou ainda pode propor uma pauta na Câmara dos Vereadores. Vá atrás da Câmara da sua cidade e veja as datas da audiência. Isso é política!