Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dicas para aumentar sua consciência política

Já diziam os filósofos da antiguidade que o homem é um ser político. A palavra “política”, vem do grego e significa "de, para, ou relacionado à grupos que integram a Pólis", e pólis significa cidade. Ter consciência política é entender que se faz parte de um todo maior e agir em prol deste todo.

Discutir não é brigar

Considere sua opinião, ouça a do outro e construa uma conversa saudável, sem que para isso as duas pessoas saiam brigadas. Cheguem em um lugar novo juntas, um lugar em que sem a construção de uma conversa madura e importante nenhuma das duas estaria. Não discuta para mostrar ao outro o quanto ele está errado. Entre em uma conversa para somar.

Respeite opiniões

Não crie inimizades por causa de política, afinal todos querem o melhor para a população, certo? Divergências sempre irão existir e não há nada que possamos fazer além de expor argumentos, com base em fatos concretos, e esperar a réplica. Ouça com calma e respeite a opinião dos outros.

Estude história

Entenda como chegamos até aqui, como foi decidido nosso futuro, desde 1500, quando o Brasil foi descoberto. Na internet tem tudo que você precisa, mas, claro, busque informações confiáveis e que venham de historiadores conceituados.

Fontes oficiais

Não tenha birra com sites oficiais governamentais. Eles existem para nos informar e são fontes oficiais de notícias sobre nosso país. Claro, é sempre bom confrontar informações e isso se faz lendo mais de um portal sobre o mesmo assunto. Assim você percebe coisas que não foram ditas por algum deles e ainda consegue discernir o que foi aumentado ou omitido.

Tenha consciência

Segundo o dicionário Aurélio, ter consciência significa estabelecer julgamentos morais dos atos realizados, é refletir antes de fazer uma escolha, sempre considerando a ética e a moral nos critérios estabelecidos. Ter consciência política é ter a capacidade de tomar decisões a respeito da escolha de seus representantes. Eles devem ter a habilidade de defender os seus interesses e, mais importante, defender os interesses da coletividade.

Frases de Hillary Clinton. Um dos grandes nomes da política ...

As decisões do país são para todos

Entenda que uma decisão de privatizar algo impacta a vida de todo mundo. E quem não pode pagar por aquele serviço? Será mesmo que todo mundo tem as mesmas chances de conseguir algo? Então, pense coletivamente e não com base na sua história de vida. Esteja aberto para ouvir a experiência do outro e entender a história de vida e as condições de cada um. Isso é democracia, isso é viver em coletividade.

Fácil acesso

Qualquer um pode procurar saber mais sobre política, o problema é cair em armadilhas e se enganar com a quantidade de mentiras veiculadas por aí. As redes sociais são uma faca de dois gumes, pois com elas conseguimos ampliar os debates sobre as mazelas do país e ainda ter uma comunicação mais próxima com os políticos. Mas seu uso pode ser perigoso na disseminação de fake news. É bom sempre estar atento e checar informações.

Frases de Marina Silva. Política e Sustentabilidade.

Fiscalize o seu candidato

Esteja informado sobre tudo que seu candidato faz pelo país, estado ou cidade. Mesmo que não seja quem você escolheu para representá-lo, fique atento e cobre. Afinal, ele está lá por você e precisa fazer um bom trabalho pela sociedade. Então, acompanhe notícias da internet e televisão, confira as fontes e confronte informações.

O que um vereador faz?

Você sabe o que o ocupante de cada cargo político faz? Quais suas atribuições e responsabilidades? Então, está na hora de saber, só assim conseguirá entender e cobrar de cada um que desenvolver as funções.