Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dicas para praticar política diariamente

Ajudar o próximo, ter consciência de projetos e saber o que está acontecendo no mundo são algumas atitudes que te ajudam a praticar a política diariamente. Que tal fazer disso um hábito?

continue lendo
Compartilhar

Cuide do que é público

A principal função da política é cuidar daquilo que é público e deve ser utilizado por todos, servindo ao bem comum da sociedade. Assim, ajude a cuidar das ruas e dos monumentos que existem na cidade, assim como do direito de cada cidadão.

Seja a mudança

Se não concorda com o que acontece ao seu redor, antes de mudar o mundo, comece consigo mesmo. Seja a mudança que deseja ver.

Seja gentil

Ser gentil com as pessoas que convivem com você, por mais que tenha acabado de conhecê-las, é um ato político. Afinal, gentileza gera gentileza, e isso colabora com o bem-estar geral, que deveria ser algo público e, portanto, com poder de afetar a todos.

Filie-se a um partido

Encontre um partido que erga a bandeira de suas ideias e busque alcançar aquilo que seja o correto para sociedade. Filie-se e passe a contribuir para a melhoria da vida pública, estando dentro de uma instituição que prepara os candidatos que devem governar. Ajude os seus candidatos a assumirem o poder e melhorar o dia a dia da população.

Queira mudar o mundo

A política ajuda a manter a ordem no mundo, mas também é um dos principais meios para transformar o ambiente no qual existimos. Sendo assim, é preciso ter vontade de mudar o mundo e transformar isso em força motriz de transformação política para buscar uma sociedade melhor.

Aceite o direito das minorias

Ajudar a levantar uma bandeira de luta pacífica é uma forma de tentar influenciar na política atual. Os direitos das mulheres são violados, assim como o dos homossexuais e dos negros. Junte-se a algum grupo que busca melhores condições na sociedade para ajudar aqueles que são por ela marginalizados.

Use a competência

Sua área de formação, seja ela qual for, sempre é um pilar importante para a sociedade. Faça seu trabalho para o bem maior, com honestidade e profissionalismo. Mesmo que não pareça, esta é uma forma de contribuir com o bem comum.

 

Exija projetos

Cada um sabe o que falta no local em que vive. Pode ser que a segurança esteja deixando a desejar ou que não exista um posto de saúde acessível. Leve aos vereadores da sua cidade os problemas da sua comunidade e exija projetos que possam sanar as dificuldades existentes.

Candidate-se

Candidate-se a algum cargo no qual possa fazer a diferença. Pode começar como representante do bairro e a partir daí, escalar degraus que o levem o mais longe possível. Poderá ser um vereador, prefeito, deputado, entre outros. Sempre será necessário tempo para que possa mostrar para comunidade que merece ser eleito por eles e que será capaz de representá-los, por isso o dia a dia de trabalho é muito importante.

Cobre pela função dos impostos

Todos pagam impostos durante a vida para que o valor arrecadado retorne para a sociedade, como alguma forma de melhoria para qualidade de vida da comunidade. Preste atenção e peça contas sobre como as verbas estão sendo empregadas em seu município e cobre das forças políticas locais um melhor desempenho na defesa do bem comum.

Apoie um candidato

Se os políticos em exercício não representam suas necessidades, acolha um que possa cumprir o papel que acredita ser o correto. Forme um grupo que possa ajudar na campanha, ou caso queira se engajar, filie-se ao partido, o qual ele serve. Faça o possível para que seus interesses sejam representados por alguém que partilhe da mesma visão.

Não seja corruptível

Ao pensar em um país como o Brasil e ter que viver nele sem se quebrar frente a um ato que possa corrompê-lo é praticar boa política, pois o jeitinho brasileiro é disseminado de geração em geração, e nossos políticos são o reflexo disso. Pequenos gestos de mau-caratismo são danosos e definem o tipo de pessoa que somos, o que tira a moral de reclamar daqueles que não são moralmente diferentes de nós.

Faça trabalho voluntário

A política visa o bem de uma comunidade, a fim de que todos possam usufruir de tudo. Pensando desta forma, o trabalho voluntário visa o bem-estar de uma determinada parcela da população, a qual está privada da plenitude de seus direitos. Você pode levar comida àqueles que têm fome, cobertor aos que sentem frio, companhia aos que foram abandonados, remédios àqueles que não possuem renda. Para ser útil, basta ter vontade!

Seja sustentável

Ser sustentável é um gesto político com força real para transformar o mundo ao redor. Como a política trata do bem comum e busca o bem-estar, além de saciar todas as necessidades básicas do cidadão, tratar bem o meio ambiente é colaborar para que todos possam ter o mínimo para viver da melhor forma possível.

fechar