Mesmo que depois constate que sua opção foi equivocada, jamais abra mão do direito de escolher os candidatos. A democracia é aprendizado constante!
A votação no primeiro turno das eleições 2020 no Brasil é no dia 15 de novembro. Conheça bem os candidatos. Escolha o melhor! Vote consciente.
Nos anos pares, o país vive o período eleitoral, quer votando para presidente, governadores, deputados e senadores, quer para prefeitos e vereadores.
Conheça algumas afirmações de políticos brasileiros
Devido à Covid-19, o horário de votação em 2020 é das 7h às 17h, e entre 7h e 10h é preferencial para pessoas acima de 60 anos. Evite aglomeração!
O Tribunal Superior Eleitoral modificou o período das eleições devido à pandemia, mas conhecer os candidatos e votar consciente não deve mudar!
O segundo turno nas eleições 2020 no Brasil, onde houver necessidade, está previsto para 29 de novembro. Vote certo em um dos dois candidatos!
Descubra como cobrar os políticos que decidem por você
No segundo turno, mesmo que não seja sua opção no primeiro, escolha um candidato. Votar em branco ou nulo não é protesto. Na democracia, prevalece a maioria!
Comícios, carreatas, panfletagem, propaganda eleitoral obrigatória na TV e no rádio: tudo faz parte do período eleitoral. Conheça os candidatos!
Saiba como descobrir se um político é ficha suja
O período eleitoral é para conhecer os partidos e os candidatos. Votar consciente é escolher os mais focados nos interesses públicos.
Alerta! Debates e comícios só podem ser realizados até três dias antes das eleições. Material gráfico, carro de som e caminhada só até um dia antes.
No período eleitoral não se apoie na propaganda política. Busque informações sobre a “voz” dos candidatos. É a força deles que pode mudar a sociedade.
Constate! Angela Merkel é a mulher mais poderosa do mundo
Cuidado! Cinco dias antes da data de votação nenhum eleitor pode ser detido ou preso, exceto em flagrante delito ou se desrespeitando salvo-conduto.
Candidato que só cola panfleto em poste não merece o seu voto! O período eleitoral é de observação das atitudes dos candidatos e dos partidos.
Aumente a sua consciência política com as nossas dicas
Durante o período eleitoral tem muito “lobo em pele de cordeiro” querendo o seu voto para benefício próprio. Veja o histórico dos candidatos.
Candidatos ofensivos, evasivos, desinformados sobre os anseios da população e despreparados para debates devem ser analisados antes de receberem votos.
Preserve os amigos com posicionamento político divergente
Estamos vivendo uma pandemia em 2020. Candidatos desconectados da realidade, que gostam de aglomeração e não promovem a saúde merecem o seu voto?
O período eleitoral é de avaliação. Ações mirabolantes em forma de promessas devem sempre ser questionadas. Na política, para tudo existe alçada!
Reflita para votar com os filmes sobre política e eleições
IBOPE, Datafolha ou qualquer outro instituto mostram intenções e tendências de votos durante o período eleitoral, mas não se deixe influenciar por elas!
No período eleitoral, é comum a pesquisa telefônica de intenção de votos. Mas cuidado com as informações que ela traz. Nem sempre são verdadeiras!
No período eleitoral, há candidatos de “carteirinha” e os novos, quase desconhecidos. Vale avaliar a ideologia do partido a que eles se filiaram.
Desvende o funcionamento do sistema político brasileiro