Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Mensagens para amigos com posicionamento político diferente do seu

Muitos amigos pensam de forma muito diferente quando o assunto é política. Como manter a amizade, mesmo quando o tema deixa os nervos à flor da pele? É preciso muita paciência e tolerância. Mantenha suas amizades harmoniosas enviando mensagens para os amigos que têm outro posicionamento político.

continue lendo
Compartilhar

O diálogo é importante

É claro que, quando um amigo tem um posicionamento político diferente do nosso, isso vai acabar afetando a forma como nos relacionamos com ele ou como enxergamos essa pessoa, principalmente se os posicionamentos forem muito extremos. Mas, não só por isso, mas também por isso, o diálogo é tão importante. A briga não leva a nada. É muito melhor você conversar com a pessoa sobre o porquê de ela pensar assim, falar sobre os seus pontos de vista também, mas sempre com muito respeito e entendendo o posicionamento dessa outra pessoa.

É preciso calma e consciência: dicas para o brasileiro não se afetar por política

Vou respeitá-lo

Sempre fomos amigos próximos, sempre gostamos um do outro e fizemos bem um para o outro, sempre o considerei uma pessoa boa e sempre gostei de estar ao seu lado, então não é agora que isso vai mudar. Independentemente do seu posicionamento político, nenhum bem que você me fez vai se apagar. E, independentemente do seu posicionamento político, eu vou respeitá-lo e continuar gostando de você por tudo o que você foi e é para mim e por tudo o que a gente sempre passou junto.

Águas passadas

Na hora da raiva, a gente acaba falando o que não deve, fazendo o que não deve e depois acaba se arrependendo ou de ter feito ou de ter sido tão extremo. Com a cabeça quente, nem sempre a gente age corretamente, muitas vezes, agimos por impulso e acabamos sendo mais ou fazendo mais do que queremos. Então agora é hora de recomeçar, você não precisa concordar com o posicionamento político do seu amigo, mas você também não precisa colocar essa pessoa no seu passado e, muito mais, guardar mágoas, rancor e torná-la inimiga. Agora isso são águas passadas, deixe para traz tudo aquilo que fez mal para vocês dois e recomece com paz no coração e com uma nova forma de olhar para o que aconteceu.

É importante ouvir e ser ouvido

É claro que muitas vezes a gente tem vontade de falar apenas o que pensa e, se a pessoa possui um posicionamento político totalmente contrário ao nosso, não queremos nem dar ouvidos ao que ela pensa e acha, ou o porquê de ela enxergar as coisas dessa forma. Para nós, é mais fácil virar a cara, se afastar ou partir para a briga e confronto. Mas se estamos falando de alguém de quem a gente gosta, mais do que perder a amizade ou acabar falando o que não deve, vamos começar a parar para ouvir, tentar entender ou pelo menos dar espaço para a pessoa se expressar da forma dela. Assim, você também vai ter espaço para falar sobre o que você pensa e sente e, quem sabe, isso não faz com que ambas as partes cheguem a um meio termo.

Esqueça o assunto por um tempo

Muitos de nós acabamos brigando com pessoas das quais a gente gosta e nos afastando de algumas amizades nestas eleições, por conta dos posicionamentos políticos completamente opostos. Mas agora que o furacão já passou e estamos todos no mesmo barco, muitas vezes não vale a pena manter as desavenças por algo que, de uma forma ou de outra, vai acabar atingindo todos nós da mesma maneira. Por isso, volte a se aproximar daqueles amigos dos quais você se afastou e, para evitar maiores confusões, esqueça esse assunto por um tempo. Você já sabe que seus posicionamentos são divergentes, então, para não ficar insistindo nisso e brigando o tempo inteiro, procure falar de coisas com as quais vocês concordam ou pelo menos respeitam.

Peça desculpas

Tudo bem pedir desculpas. Às vezes, é necessário deixar o nosso orgulho de lado e, mesmo quando acreditamos que estamos certos, não custa nada pedir desculpas. Essa simples palavra pode reaproximar aquele amigo que se afastou devido à confusão das eleições, pode reatar relações que foram destruídas em brigas quando todo mundo estava com a cabeça quente. Mesmo se você tem certeza que estava certo e mesmo que não tenha sido a pessoa que mais ofendeu ou foi rude com a outra, pedir desculpas pela situação pode ser a saída para recuperar uma relação. Deixe seu orgulho de lado e peça desculpas.

Vamos ter cuidado com as palavras

Às vezes é inevitável acabar discutindo sobre política, seja pela internet ou pessoalmente, se esse assunto vem à tona, já gera uma discussão, ainda mais no momento que estamos vivendo, em que todas as coisas estão muito extremas. Tudo bem discutir política, até porque se todo mundo concordar com tudo e não questionar o outro perdemos a nossa democracia. Mas tome cuidado na hora de discutir esse assunto, seja on-line ou offline, preste atenção nas suas palavras. Na hora da raiva, você pode acabar ofendendo e faltando com o respeito com aquela pessoa da qual você gosta. Por isso, se for discutir, faça com calma e com a cabeça mais fria possível. Se você sabe que não consegue ser assim, se afaste desses assuntos.

Aumente sua consciência política e aja de forma melhor informada

 

Vamos lembrar os pontos em comum

A gente já sabe que discorda quando o assunto é posicionamento político, que as nossas formas de pensar nesse assunto e de votar são completamente opostas e foi por isso que a gente se desentendeu. Mas, se em algum momento chegamos a ser amigos, foi porque concordamos com muitas coisas e temos muitos gostos, pensamentos e escolhas em comum. Então, em vez de focar naquilo que nos diverge e nos afastou, vamos focar os pontos que temos em comum e que nos tornaram amigos a princípio. A vida e a nossa amizade são muito mais do que a política e não devíamos deixar isso ter nos afetado tanto assim.

Vamos fazer um trato

A gente discutiu muito e acabou brigando muitas vezes este ano por causa de política. Eu já quis me afastar completamente de você e não olhar na sua cara nunca mais. Eu cheguei até a pensar que o odiava. Mas agora com a cabeça um pouco mais tranquila e pensando mais friamente sobre a situação, eu vejo que nossa amizade é muito mais que isso, mas já que a gente não consegue e nunca vai conseguir concordar neste aspecto, vamos fazer um trato? Quando estivermos juntos, não vamos mais tocar no assunto, vamos esquecer o que passou e não voltar a falar sobre isso, só assim poderemos voltar a ter paz entre nós.

Respeito acima de tudo

Você tem todo o direito de discordar do posicionamento político de uma pessoa. Até porque cada um de nós tem o seu ideal e a sua visão de mundo e nem todo mundo vai pensar igual. Você também pode questionar o posicionamento de uma pessoa ou tentar mostrar o seu ângulo, o seu ponto de vista, no que você acredita e o porquê segue uma determinada posição. Mas lembre-se de que, acima de tudo e antes de mais nada, vem o respeito. Respeito pelo ser humano, em primeiro lugar. Principalmente quando estamos falando com algum amigo ou familiar.

Vamos dar valor ao que importa

O nosso posicionamento político é de fato uma coisa que importa para a gente. Ele determina muito o nosso pensamento, o que acreditamos e o que achamos certo ou melhor para a nossa vida e sociedade. Mas nem sempre alguém que tem um posicionamento político diferente do nosso é uma pessoa ruim, nem sempre isso define o caráter dela e, principalmente, se for alguém de quem gostamos muito, não significa que ele vai mudar ou virar outra pessoa por conta de quem ele votou ou deixou de votar na urna. Então vamos dar valor ao que importa e ao que sempre importou na hora em que construímos uma relação com essa pessoa.

No final sobram vocês

Não faça inimizades ou acabe com as amizades que você já tem por causa de política. Independentemente do seu candidato, do seu partido ou da linha de posicionamento político, lembre-se de que aquele candidato/partido, etc., muitas vezes, vai decepcioná-lo e não vai estar ao seu lado quando você precisar, como o seu amigo sempre esteve e vai continuar. Portanto, é importante lembrar que, no final, sobram vocês, no final das contas vocês que estarão ali um pelo outro e o seu político, na maioria das vezes, não estará se importando com você. Então, cuidado com as brigas causadas nas eleições e dê valor para quem importa.

Não deixe a mágoa endurecer seu coração: perdoar é crescer

fechar