Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Como Fazer Amigos

Está precisando de amigos novos? Mudou de escola? Está morando em outro lugar? Deixa de depressão, e vá correndo fazer novas amizades!

continue lendo
Compartilhar

Como Fazer Amigos

Amigos são aquelas pessoas que fazem a sua vida valer a pena. Que estão sempre ao seu lado, seja pra rir com você ou de você. Eles fazem dos seus dias mais coloridos, das suas fossas mais amenas, das suas alegrias duplicadas. Eles são um pacote cheio de piadas sem graça, xingamentos, ligações inesperadas, situações inusitadas que completam o seu dia dia e te dão força para enfrentar todas as dificuldades, afinal depois de um dia tumultuado, cheio de problemas, não há coisa melhor que sentar ao lado dos amigos e morrer de rir.

Seja voluntário

O serviço voluntário é outra excelente maneira para fazer com que pessoas de todas as idades se conheçam. Ao trabalhar em uma causa comum junto de outras pessoas, você cria laços de amizade.

Faça contato visual e sorria

Se você tiver uma feição nada amigável, é mais provável que as pessoas sejam menos receptivas à sua amizade. Mostre que você é acessível. Não demonstre que está entediado, não fique franzindo a testa e nem deixe os braços cruzados. Tais hábitos podem passar para os outros a impressão de que você está incomodado ou desinteressado.

Comece uma conversa.

Existem muitas formas de se fazer isso; um comentário sobre como está o tempo (este é um clássico: Ainda bem que não está chovendo como na semana passada!), um pedido de ajuda (Você poderia me ajudar a levar aquelas caixas, se tiver um tempinho? ou Você pode me ajudar a escolher qual presente é melhor para eu comprar pra minha mãe?) ou simplesmente um elogio (Este carro é bonito ou Eu adorei o seu tênis). Comente alguma coisa e, logo em seguida, emende uma pergunta: Você gosta deste tempo quente? Que tipo de presentes você normalmente compra para sua mãe? Onde você comprou o seu tênis?

Apresente-se no início da conversa

Pode ser algo tão simples quanto dizer Ah, a propósito, meu nome é.... Uma vez que você tenha se apresentado, é comum que a outra pessoa faça o mesmo. Atenção: guarde bem o nome da pessoa! Se você demonstrar que se lembra da última conversa que tiveram, você não somente vai parecer inteligente, mas também irá fazer com que a pessoa veja que você estava prestando atenção e que deseja ser um amigo verdadeiro.

Chame o pessoal para almoçar ou tomar um café

Assim, você terá uma melhor oportunidade de conversar e de se conhecerem melhor. Uma boa maneira de ampliar suas chances é dizer: "Bem, eu tenho que ir agora, mas, se em algum momento você quiser conversar durante um almoço ou café, aqui está meu telefone/e-mail". Isso dá à outra pessoa uma oportunidade para entrar em contato com você. Mesmo que a pessoa não lhe dê suas informações de contato em retorno, não tem problema. Talvez ela não tenha tempo para novos amigos, não leve isso para o lado pessoal! Apenas ofereça o seu contato para quem parecer ser um amigo em potencial; com certeza alguém vai lhe procurar.

Seja confiável

Se você e seu amigo combinarem de se encontrar em algum lugar, não chegue atrasado, nem o faça esperar. Se o atraso for realmente inevitável, telefone para ele o quanto antes para avisar. Desculpe-se e peça para remarcarem. Não o deixe esperando sem sequer avisar; é rude e, certamente, não é uma boa maneira de se começar uma amizade. Quando prometer alguma coisa, cumpra. Seja uma pessoa em quem todos possam confiar.

 

Seja um bom amigo

Uma vez que você tenha começado a passar o seu tempo com amigos em potencial, lembre-se de fazer sua parte (ex: dar início a alguma atividade, lembrar dos aniversários, perguntar como a outra pessoa tem passado). Tudo isso é importante para que essa amizade não se torne desequilibrada, o que poderia gerar um desconforto ou até um distanciamento.

Seja um bom ouvinte.

Muitas pessoas pensam que, para serem vistas como amigas, elas precisam parecer muito interessantes. Porém, mais importante do que isso é a habilidade de mostrar que você está interessado nos outros. Escute atentamente o que as pessoas dizem, lembre-se de detalhes importantes (como nomes, preferências, etc.), pergunte sobre o que gostam e aproveite esse tempo para aprender mais sobre eles. Você não tem que querer ser aquele que possui melhores histórias que os outros, nem deve mudar de assunto abruptamente em vez de dar sequência à conversa. Essas pessoas aparentam já estar envolvidas demais consigo mesmas para ser bons amigos.

Passe mais tempo com as pessoas

Se você deseja fazer novos amigos, a primeira coisa que você deve fazer é colocar-se, de alguma forma, no meio de outras pessoas para poder conhecê-las. Se você ainda estiver na escola, sente-se em algum lugar com outros alunos, não precisa ser um lugar cheio de gente, mas algum com pelo menos 2 outras pessoas. Lembre que seus futuros amigos não irão bater à sua porta enquanto você continua em casa jogando em seu computador.

Entre em clubes, procure interesses em comum.

Não é necessário que as pessoas tenham inúmeros interesses em comum para poder começar uma amizade. Na verdade, as amizades mais recompensadoras podem ser aquelas entre pessoas que não têm muita coisa em comum. Mas se você gosta de algum assunto em especial, nada impede que procure por pessoas que gostem da mesma coisa. Redes sociais como o Facebook, Twitter, Orkut, entre outras, podem ser uma boa maneira de conhecer novas pessoas e aprender mais a respeito delas. Uma igreja, um templo ou qualquer outro lugar semelhante, pode ser um bom local para começar - desde que você possua a mesma crença religiosa.

Converse com quem você não conhece

Do mesmo modo que você pode frequentar um clube, ir à escola ou à igreja e, ainda assim não fazer nenhum amigo porque, na realidade, você não conversa ninguém, o inverso também pode acontecer. Você não precisa estar envolvido com algum tipo de organização para ser social, pois toda vez que alguém chega perto de você para conversar, você tem a chance de criar uma amizade duradoura. Você pode iniciar uma conversa mesmo quando não tiver nenhum assunto. Converse com todo mundo: com o balconista da loja, com a pessoa sentada ao seu lado no ônibus ou com quem estiver à sua frente na fila do almoço. Não seja exigente demais. Nunca se sabe como uma conversa pode terminar. Você pode não voltar a falar com aquela pessoa novamente ou apenas ganhar mais um conhecido; mas, em qualquer tentativa dessas, você pode chegar a fazer um amigo de verdade.

Tenha conversas rápidas.

Mantenha a conversa leve e alegre. Mesmo se você estiver se queixando sobre alguma coisa, tenha certeza de que tanto você quanto a outra pessoa estejam insatisfeitos com isso e lembre-se de enfatizar os aspectos positivos - por exemplo, quais atitudes podem ser tomadas para evitar que essa situação volte a acontecer no futuro. Especialistas dizem que uma boa maneira de manter uma conversa desse tipo é falar 30% do tempo e ouvir durante os outros 70% sempre que possível.

Seja leal aos seus amigos

Você provavelmente já ouviu falar nos amigos por interesse. Eles sempre estão ao seu lado quando tudo está indo bem, mas quando você realmente precisa, ninguém sabe aonde eles foram parar; todos sumiram. Ser amigo é estar preparado para sacrificar seu tempo e energia para ajudar os outros amigos. Se um amigo precisar de ajuda em alguma tarefa não muito agradável ou simplesmente de um ombro amigo para chorar, esteja presente. Se seus amigos fizerem alguma piada, ria com eles. Nunca reclame de um amigo.

Seja digno de confiança.

Uma das melhores coisas em se ter um amigo é ter alguém para falar sobre tudo, incluindo segredos que você esconde do restante do mundo. A chave para se tornar um bom confidente é a habilidade de guardar segredo, e você já deveria saber que, para isso, não deve contar aos outros aquilo que lhe foi dito em confidência. Tenha em mente que estudos recentes mostram que as pessoas raramente guardam segredo. Antes que uma pessoa se sinta confortável o suficiente para se abrir com você, é preciso que você construa essa confiança.

Enfatize aquilo em que você é bom

Você é engraçado? Se for, ótimo; um pouco de humor sempre mantém a conversa animada e alegre. As pessoas amam estar ao lado de alguém que as faça rir. Mas se este não é o seu caso e você possui um estilo de humor diferente, faça com que eles saibam disso. Desse modo, eles irão compreender você melhor e, quem sabe, ter mais interesse. Se você é uma pessoa única, então mostre!

Encoraje os amigos

Amigos de verdade encorajam um ao outro. Permanecem ao lado nos bons e maus momentos. Um amigo nunca ri do outro amigo na frente de outras pessoas.

Seja confiante

Muitas pessoas são reservadas, tímidas e têm medo de iniciar uma conversa. Faça um esforço para começar a falar, sem se importar com o quanto possa ser desconfortável no início.

Escolha seus amigos com sabedoria

À medida em que for ganhando mais amigos, você irá perceber que determinadas pessoas podem ser mais fáceis de lidar do que outras. Algumas vezes, você também irá perceber que certas amizades não são saudáveis - como, por exemplo, quando a pessoa é excessivamente carente, possessiva, crítica ou introduz perigos ou ameaças em sua vida. Se este é o caso, encontre a maneira mais graciosa possível de sair dessa amizade. Ocupe-se com outras coisas, como um novo trabalho voluntário. Dessa forma, você poderá dizer honestamente que não possui muito tempo para passar com esse amigo. Cuide daqueles amigos que são influências positivas em sua vida e dê o seu melhor para que você também seja uma influência positiva na vida deles.

fechar