Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Mensagens sobre trabalho voluntário

Um gesto de amor acende nos corações mais tristes uma luz de esperança. Faça alguém feliz, ajude quem precisa. Seja um voluntário de corpo e alma. Todo o amor do mundo em um só gesto.

Diferença

Fazer a diferença na vida de alguém... É exatamente isso que o trabalho voluntário proporciona a quem o realiza.

Importância Social

O trabalho voluntário, além de ter importância social, proporciona bem-estar e alegria a quem o realiza, ao mesmo tempo em que eleva a autoestima, melhora a ansiedade e pode até mesmo prevenir doenças como a depressão.

Mundo Egoísta

Em um mundo onde cada vez mais vale a regra do "cada um por si, Deus por todos", pode parecer estranho, mas ainda existem sim aqueles que conseguem fazer a diferença por livre e espontânea vontade e sem esperar nada em troca.

Dar e Receber

O voluntariado proporciona melhora da saúde mental como um todo a quem o pratica. "O sentimento de pertencimento, de companheirismo, de solidariedade, a construção de vínculos, o valor de si mesmo, de saber que faz diferença na vida do outro, só acrescentam ao voluntário.

Dificuldades Sociais

Estamos vivendo em uma sociedade discrepante no que tange a situação econômica, uns tem muito e muitos tem quase nada. Dentro desse quadro de faltas, surge a ideia do trabalho voluntário, onde eu que tenho um pouquinho mais dou aquele que tem um pouquinho menos, faço a diferença e ajudo a diminuir as dificuldades sociais.

Generosidade

Os voluntários não doam somente o seu tempo e sua generosidade, mas respondem a um impulso humano fundamental: a vontade de colaborar, de ajudar, de dividir alegrias, aliviar sofrimentos e de melhorar a qualidade da vida em comum.

Humanos Melhores

Ao nos preocuparmos com a vida dos outros, ao nos empenharmos por causas de interesse social e comunitário, estamos estabelecendo laços de solidariedade e confiança recíproca que nos protegem em tempos difíceis, tornam a sociedade mais integrada e nós seres humanos melhores.

Outro Universo

Dedicar-se a algum trabalho voluntário pode ser significativo para sua carreira. As empresas valorizam este aspecto devido à mudança que esta atividade causa em quem a desenvolve e pela experiência adquirida. Imagine uma pessoa que nunca teve contato com a realidade das favelas, hospitais públicos ou com as dificuldades de doenças graves e deficiências físicas ou mentais. Quando ela passa a conviver com isto, a visão de mundo muda completamente, ela descobre um outro universo.

Ajudar é Essencial

É fácil encontrar quem precisa de ajuda: as ONGs (Organizações não-governamentais) atuam em várias áreas e têm demanda constante dos mais diversos profissionais. Não é difícil encontrar uma com um perfil que lhe interesse e que esteja fisicamente próxima de você.

Aprendizado

Trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal. É contato humano, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e aprendizado.

Se Sentir Útil

Voluntariado é experiência espontânea, alegre, prazerosa, gratificante. O voluntário doa energia, tempo e talento mas ganha muitas coisas em troca: contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.

Pessoas em Dificuldade

A ação voluntária visa a ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas sociais, melhorar a qualidade de vida da comunidade. Seu sentido é eminentemente positivo: ao mobilizar energias, recursos e competências em prol de ações de interesse coletivo, o voluntariado reforça a solidariedade social e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana.

Vai e Faz

O voluntário é um pessoa criativa, decidida, solidária. No trabalho voluntário, não há cartórios nem monopólios. Não há hierarquia de prioridades. Não é preciso pedir licença a alguém, antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz.

Ação Duradoura

A função do voluntariado não é tapar buracos nem compensar carências. Uma sociedade participante e responsável, capaz de agir por si mesma, não espera tudo do Estado, mas tampouco abre mão de cobrar do governo aquilo que só ele pode fazer.

Prontos para Ajudar

Cada um contribui, na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente. Cada compromisso assumido, no entanto, é para ser cumprido.

Compartilhar Saberes

Ser um voluntário é gratificante e recompensador. Esta atividade é interessante para conhecermos melhor a realidade que nos rodeia. Sendo voluntário, você pode construir laços com diferentes pessoas e tornar a vida menos artificial; atentar para as condições de vida do outro e compartilhar saberes e ideais.

Novas Experiências

A pessoa voluntária aprende com o outro, com novas experiências, novas visões de mundo. Ela começa, então, a compreender que existem outras problemáticas que não fazem exatamente parte do seu meio social mais imediato, mas nem por isso deixam de existir.

Bons Corações

Não pense você que, por ser de graça, essa atividade é bagunçada! Existe até uma Lei que regulamenta o trabalho voluntário: a Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998. E para quem achava que essa moda não ia pegar, pasme: só no Brasil, cerca de 35 milhões de pessoas já se envolveram com serviços voluntários, sendo que, dessas, aproximadamente 15 milhões ainda atuam em alguma causa, foi o que revelou uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2011, por encomenda da Rede Brasil Voluntário.

Experiência de Vida

Ao doar seu tempo, a pessoa usufrui da experiência de vida do próximo e, algumas vezes, até consegue dar um novo sentido à sua própria vida, Na realidade, ajudar o outro, o "ser voluntário", é uma forma de se ajudar, de se nutrir quando consegue ver a felicidade do outro.

Ajude o Próximo

Há diversas maneiras de se tornar um voluntário: exercer trabalho com crianças carentes, idosos, pessoas com câncer ou outras doenças, atuar em alguma causa pelo meio ambiente, prestar assistência no exterior... Opções não faltam, e sites como o portal Seja um Voluntário ajudam o interessado a encontrar a melhor atividade, de acordo com seus hobbies e preferências. O mais importante é ter a mente e o espírito abertos e estar disposto a ajudar o próximo.

Pedido de Jesus

E disse Jesus: “Ajudai-vos uns aos outros”. Pensando a partir desse pedido de Cristo à humanidade devemos considerar que ajudar ao outro é algo bom e necessário.

Intenção de Lucro

O trabalho voluntário nada mais é do que a prestação de serviço sem a intenção de lucro, ou seja, uma pessoa que se propõe a trabalhar em uma causa sem receber nenhuma remuneração em troca, mas quando falamos em não receber nenhuma remuneração, falamos em não receber dinheiro em espécie, pois o pagamento do trabalho voluntário é maior que qualquer salário.

Sociedade Justa

Quem hoje se dispõe a ajudar os mais necessitados contribui com seu currículo já que, aumenta pontos com as empresas nos dias atuais quem tem esse item no seu histórico, além de contribuir pra tonar a sociedade mais justa e humana.

Virtudes

Solidariedade, responsabilidade e compaixão são sentimentos essencialmente humanos e virtudes cívicas.

Experiências

No final de tudo, quem mais ganha com o trabalho de voluntariado é o próprio voluntário, pois faz amigos, acumula experiências, diverte-se, auxilia e segue a máxima cristã de ajudar ao próximo!

Dedicação

Você é quem define o tempo de dedicação: assim fica fácil conciliar com seus estudos. Mas atenção: é preciso ser responsável e manter o compromisso assumido com a entidade.

Melhor Opção

É um bom momento para treinar o que você aprende: escolher uma atividade ligada à sua área é a melhor opção.

De Tudo um Pouco

Atuação mais abrangente do que num estágio convencional: na maioria das vezes, as estruturas são pequenas, nas quais quem trabalha realiza um pouco de tudo. A ampla visão de todos os aspectos da atuação profissional é extremamente positiva.

Inovações

Possibilidade de desenvolver projetos e colocar idéias em prática: em uma entidade, é muito mais simples colocar em prática novas idéias. Grandes empresas possuem processos decisórios mais longos e nem sempre estão abertas a inovações experimentais.

Grupo ou Individual

Cada um é voluntário a seu modo: Alguns são capazes individualmente de identificar um problema, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo. Grupos de vizinhos, de amigos, de estudantes ou aposentados, de colegas de trabalho que se mobilizam para ajudar pessoas e comunidades. Por vezes, é uma instituição inteira que se mobiliza, seja ela um clube, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa.

Vivências

Todos podem contribuir a partir da ideia de que o que cada um faz bem, pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil. Muitos profissionais preferem colaborar em áreas fora de sua competência específica, exatamente para se abrir a novas experiências e vivências.

De Pessoa para Pessoa

Sentir que seu trabalho ajuda quem precisa: a intensidade varia de pessoa para pessoa, mas é fácil imaginar a satisfação de ver que seu trabalho está mudando, diretamente, a realidade de pessoas que precisam.

Novas Possibilidades

Tradicionalmente, no Brasil, o voluntariado se concentrou na área de saúde e no atendimento a pessoas carentes. O reconhecimento da urgência de ações nessas áreas não é contraditório com a valorização de novas possibilidades de voluntariado nas áreas de educação, atividades esportivas e culturais, proteção do meio ambiente etc. Cada necessidade social é uma oportunidade de ação voluntária.