Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Como cobrar os políticos

Todo cidadão tem o direito de acompanhar e, principalmente, cobrar o trabalho dos políticos. Mas muita gente fica na dúvida de como fazer isso. Por isso, nós explicaremos aqui como cobrar seus políticos de uma maneira fácil ou até mesmo mais aprofundada, se você se interessar pela causa. Vamos lá?

De olho no Legislativo

Ainda que o Executivo (presidente, prefeito, governador) seja também de muita importância, é um erro quando acabamos por prestar mais atenção nele do que no Legislativo (senador, deputado, vereador). Porque é o Legislativo que cria, barra ou aprova leis que serão executadas pelos políticos do Executivo. Dessa forma, precisamos ficar atentos ao que os senadores, deputados e vereadores estão fazendo e já cobrar ali, bem na base do jogo, porque senão fica tudo mais difícil.

Leia também: Frases sobre políticos

Meu Deputado

Existe um aplicativo chamado Meu Deputado, que você pode baixar no seu celular e verificar, quando quiser, os dados de todos os deputados no país, como gastos, as leis que criaram e nas quais votaram (contra ou a favor) etc. Também há um e-mail para que você possa se comunicar com eles.

Meu Município

Existe um site chamado meumunicipio.org.br, em que você pode conferir todas as informações sobre os políticos da sua cidade. Na verdade, esse site recolhe as informações já contidas no Portal da Transparência, apresentando-as de forma mais intuitiva, para que possamos entender sem maiores dificuldades.

Rosie

Rosie é um robô que faz parte da Operação Serenata de Amor analisando gastos de políticos e, sempre que vê algo estranho, faz um tweet. Seu perfil se chama @RosieDaSerenata.

Colab

Por meio do app Colab, você pode participar melhor das ações públicas da sua cidade. Nele, você pode fazer reclamações sobre buracos, rua mal iluminada, entre outras, e mandar para os órgãos responsáveis. E o melhor de tudo é que você pode continuar acompanhando o status da sua reclamação pelo aplicativo.

Acompanhar audiências públicas

Além das facilidades tecnológicas, você pode participar das audiências públicas da sua cidade. Muitas pessoas não sabem que podem participar, mas é direito de todo cidadão. Além disso, você também pode ir à Câmara e exigir uma nova audiência.

Participe de coletivos

Além disso, você pode procurar coletivos sociais com os quais se identifique e participar deles. Com mais voz, fica mais fácil fazer com que suas pautas sejam ouvidas. Se não existir, você pode criar seu próprio coletivo.

Filie-se a um partido

Muitas pessoas não gostam de partidos, mas se você for daqueles que têm algum partido com o qual se identifica, é possível filiar-se a ele e ajudá-lo a melhorar sua cidade, seu estado e seu país.

Adote um político

Os políticos do Executivo são muitas vezes mais policiados por nós e pela mídia, porém muitos do Legislativo são esquecidos – o que não é por mal, afinal, são bem mais numerosos. Portanto, uma boa alternativa é adotar deputados federais, deputados estaduais ou vereadores – um ou dois de cada – e acompanhar suas ações, além de cobrar posicionamentos.

Você também pode gostar: Frases ditas por políticos