Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia de São Dâmaso

São Dâmaso foi um dos papas mais queridos da Igreja Católica. O seu legado inspirou e inspira muitos cristãos pelo mundo, principalmente padres. Ele é considerado o padroeiro dos arqueologistas, porque durante sua vida se dedicou à preservação de monumentos sagrados, além das escrituras. Suas palavras foram importantíssimas para o mundo, graças a ele temos a “Bíblia” que conhecemos hoje. Dia 11 de dezembro é dia de sua celebração. Conheça a história desse homem santo que tinha uma inteligência fantástica, combateu a heresia, foi papa durante 18 anos e mudou para sempre a história do cristianismo.

Sua imensa sabedoria

São Dâmaso foi o tipo de pessoa que nasceu para brilhar, ele era poeta, arquivista e amava arqueologia. Tudo isso o ajudou muito com as palavras, ele foi um grande aliado para o cristianismo e mudou a forma como a Igreja era vista. Sua inteligência era coisa de outro mundo e mesmo assim ele abdicou dos prazeres mundanos para se dedicar a uma vida em Cristo. Hoje, dia 11 de dezembro, é sua data comemorativa. Vamos nos inspirar nesse homem que além de ter um espírito elevado também tinha uma mente sábia.

Usando o seu dom na Igreja

Apesar de não existirem muitas informações sobre a origem e a trajetória de São Dâmaso, ele fez muita diferença na Igreja ao ser nomeado papa. Graças aos seus dons e sua imensa sabedoria, ele colaborou com a conservação de escrituras e ajudou a manter a fidelidade nos textos sagrados. Hoje é o dia dele, 11 de dezembro. Vamos celebrá-lo por meio de muito amor e oração.

Comemore o Dia de São Nicolau

Aquele que protegeu a palavra

São Dâmaso foi um dos papas mais importantes da Igreja, porque graças à sua inteligência ele fez o possível para conservar os primeiros escritos. Ele inclusive ordenou que escrituras, feita por hereges, fossem destruídas para não prejudicar o cristianismo com mentiras. Sem ele não seria possível saber a verdade sobre o passado da nossa Igreja, por isso é tão importante celebrar sua vida no dia 11 de dezembro.

A escritura sagrada

São Dâmaso foi o primeiro a perceber que a escritura sagrada precisava ser universal. Ele, que sempre quis preservar a doutrina, trabalhou ao lado de São Jerônimo para traduzir a “Bíblia”. A mente dos dois fez com que a palavra alcançasse o mundo inteiro. Dia 11 de dezembro é mais do que o dia de São Dâmaso, é o dia de valorizarmos a “Bíblia” que ele ajudou a preservar.

Seu papel em Roma

Não contente em ajudar a Igreja a manter os escritos sagrados em dia, São Dâmaso foi lá e fez mais... Ajudou na conservação das catacumbas de Roma. Elas estavam abandonadas desde que o imperador Constantino libertou a Igreja e depois de alguns estudos, escavações e muita dedicação Dâmaso escreveu os epitáfios dos inúmeros mártires que descobriu nos subterrâneos de Roma, todos em forma de poesia. Um verdadeiro anjo em forma de gente, é esse santo que celebramos no dia 11 de dezembro.

Combatente da heresia

A autoridade de São Dâmaso mudou para sempre o papel do papa na Igreja Católica, ele ajudou a combater a heresia ao lado de Santo Atanásio. Inclusive o arianismo, que queria vencer a Santa Igreja. Ele sempre se mostrou um líder, tomou a voz quando foi preciso, escreveu, lapidou e cuidou do seu papado como se estivesse cuidando da sua casa. E da mesma forma que ele cuidou dos cristãos devemos cuidar da sua memória neste dia 11 de dezembro.

Força de Jesus Cristo

São Dâmaso foi um homem que sempre falou por intermédio de Deus, ele sempre fazia seus discursos com autoridade que alegava ser dada diretamente por Jesus Cristo. A influência dele sempre foi enorme e isso fez com que ele fosse mais do que respeitado, admirado, um exemplo para os padres. Ele foi papa por 18 anos, mas o que fez pela Igreja Católica deve ser eternizado. Dia 11 de dezembro é sua data comemorativa, em sua homenagem devemos levar a palavra aos que precisam dela e sempre nos orgulharmos de sermos cristãos.

Comemore o Dia de São Silvestre

Papa, bispo e líder

São Dâmaso foi papa, poeta e líder. No tempo de seu pontificado, era bispo de Milão o grande Santo Ambrósio, e São Jerônimo punha sua formidável inteligência a serviço da Igreja. O dia 11 de dezembro é a data em que o celebramos, sua trajetória foi importantíssima para a construção do que hoje conhecemos como cristianismo. Que no dia de hoje tenhamos a coragem que ele teve de enfrentar a heresia e de manter as escrituras gravadas em nosso coração.

Oração a São Dâmaso

“Senhor, por intercessão de São Dâmaso, concedei-me fidelidade aos Vossos ensinamentos. Livrai-me, Pai de Bondade, da preguiça espiritual e dai-me consciência de que, quanto mais eu Vos buscar em oração, maiores serão as bênçãos em minha vida. Amém.”

O dia 11 de dezembro é o momento de celebrarmos a trajetória de São Dâmaso, um homem forte que mudou a história da Igreja Católica, que ajudou a preservar os escritos sagrados e que combateu a heresia.

Um homem santo

“Deus, nosso Pai, celebramos hoje a memória do papa São Dâmaso. Grande foi o seu amor pela vossa Igreja, tudo fazendo para que ela se mantivesse unida em torno de uma mesma fé, de um mesmo sentimento de esperança e de serviço, recebidos como herança de nossos primeiros pais, os apóstolos. Fazei que nos descubramos como um povo comprometido convosco, com o vosso Reino e comprometido com os nossos irmãos e com todo homem. Que o Vosso Espírito de Amor nos faça entender que somos chamados a viver em comunhão, ou seja, em união convosco em Jesus vosso Filho ressuscitado. Amém.”

O dia 11 de dezembro é o momento de honrarmos toda a trajetória de São Dâmaso e de orarmos pela intercessão dele em nossa vida. Um homem que deu sangue, suor e palavras à Igreja e que fez do seu papado um legado para inspirar outros homens.

Seu falecimento

São Dâmaso foi o papa mais admirável do século 4, ele faleceu em 384 na Cripta dos Papas. Ele deixou os seguintes dizeres: “Aqui, eu, Dâmaso, desejaria mandar sepultar os meus restos, mas tenho medo de perturbar as piedosas cinzas dos santos”. Humildade, amor, devoção são o que define o Santo Celebrado no dia de hoje, 11 de dezembro.

Que ele nos abençoe e nos proteja durante a vida.

Comemore o Dia de São Francisco Xavier