Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia do Sociólogo

As sociedades humanas, suas interações e seus fenômenos são o campo de estudo da sociologia. Essa ciência produziu alguns dos maiores pensadores da história e hoje faz parte de nosso dia a dia. No Dia do Sociólogo, aprenda mais sobre essa profissão e homenageie os sociólogos próximos a você.

Data oficial

No dia 10 de dezembro, é comemorado o Dia do Sociólogo. A data foi oficialmente instituída em 2009. Na mesma data, 29 anos antes (em 1980), uma sanção presidencial reconheceu a profissão de sociólogo no Brasil.

Origens da Sociologia

Na época da Revolução Industrial, a ciência passou a ser mais valorizada, e surgiu a necessidade de se explicar o mundo racionalmente. A sociedade se modernizava de forma acelerada, e diversos teóricos e estudiosos se dedicaram a analisar tais transformações, assim como as novas estruturas sociais. Embora não tenham sido os primeiros a estudar a sociedade, os pensadores dessa época realmente passaram a tratar os estudos sociais como ciência.

Ser sociólogo

Mas afinal, o que faz um sociólogo? Esses profissionais – que podem atuar em ONGs, escolas e universidades, associações profissionais, empresas, partidos políticos, entre outros – estudam as sociedades humanas, suas diferentes culturas, leis e interações. As mais diferentes formas de convívio humano podem fazer parte do trabalho de um sociólogo, e sua atuação vai desde a educação até melhorias nas relações de trabalho, e até aumento na produtividade.

O que é ser humano?

O sociólogo é aquele que vai além do senso comum. Aquele que aprende com o passado para melhor entender o presente. O sociólogo é alguém que quer ter seus olhos abertos, sua mente expandida. É alguém que busca compreender por completo o que significa ser humano. Parabéns a todos os sociólogos pelo seu dia!

Reflexões

Todo aquele que se dedica a refletir sobre a sociedade é alguém que almeja a construção de uma sociedade cada vez melhor. Feliz Dia do Sociólogo!

Cidadãos melhores

Seja nas escolas, universidades ou empresas, o sociólogo age para provocar o questionamento, para espantar a acomodação com o que é injusto, para abrir mentes e incentivar o pensamento crítico. Esses profissionais ajudam a construir cidadãos melhores. Feliz Dia do Sociólogo!

Questionamentos

A Sociologia não tem como intenção apresentar respostas absolutas. Ela está mais interessada em fazer perguntas. O que constitui uma sociedade? O que leva certos grupos a agirem de determinada maneira? Quais estruturas sociais são prejudiciais? Quais podem melhorar a vida daqueles nela inseridos? Se existem perguntas a serem feitas, existe um sociólogo.

Mudanças

No Dia do Sociólogo, vale lembrar importantes fatos que esses cientistas sociais nos ensinam. A história coletiva de uma sociedade forma o que seus cidadãos são hoje. Ao estudarem isso, os sociólogos provam que nada acontece de certa forma “porque sempre foi assim”. Atitudes derivam de construções sociais, que podem ser mudadas conforme muda o mundo.

Bom trabalho

Parabéns por seu contínuo trabalho de observação e análise das mais diversas facetas da sociedade. Parabéns por serem os profissionais que nos ajudam a compreender melhor o nosso mundo. Parabéns, sociólogos!

Aprenda sempre mais

Neste Dia do Sociólogo, que tal aprender mais sobre essa ciência? Procure um sociólogo próximo a você – ele pode estar na sua escola, no seu local de trabalho, numa ONG da sua cidade – e pergunte a ele sobre seu campo de estudo, ou sobre as relações humanas. Se tem algo que todo sociólogo gosta de fazer, é entrar em debates e compartilhar conhecimento!

Além do individualismo

O sociólogo quer olhar além do individualismo, tão comum a nossos dias, e se debruçar sobre a humanidade numa perspectiva integrada e global. Parabéns a esses profissionais!

Diferentes assuntos

A diversidade de interações humanas garante que sempre há algo novo para um sociólogo estudar. Existem muitos campos nos quais esses profissionais podem se especializar, como, por exemplo, as relações de trabalho, de gênero, econômicas ou sociais. Mas claro, como todas essas relações acabam se conectando, todo sociólogo atua de forma interdisciplinar.

Futuro melhor

O grande objetivo do sociólogo não é apenas acumular conhecimento, mas sim analisar toda a informação que colheu – seja estudando o passado ou observando o presente –, para teorizar soluções para a sociedade. Ou seja, a dedicação do sociólogo é pensar um futuro melhor. Feliz Dia do Sociólogo!

Desafios

Os sociólogos enfrentam muitos desafios para exercerem sua profissão. Há desconhecimento sobre suas funções, vagas de trabalho escassas, desvalorização dos profissionais e pouco incentivo à pesquisa. Mas a importância de seu trabalho se revela nos estudos dos grandes sociólogos brasileiros, como Darcy Ribeiro e Gilberto Freyre. É preciso valorizar mais esses importantes estudiosos!

Produto do meio

Nenhuma pessoa nem nenhuma relação humana existe num vácuo. Todos somos os produtos de nossos meios e da história coletiva da nossa sociedade. Como entender tudo isso e assim aprender como melhorar cada vez mais a condição de nossos cidadãos? Aí é que entram em cena os sociólogos, os grandes homenageados do dia de hoje.