Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify PPS Book Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Left Check

Documentários para entender a democracia no Brasil

A democracia no Brasil é relativamente nova. Ao longo da história, vivenciamos dois grandes golpes de Estado que levaram à instalação de regimes autoritários e totalitaristas. O primeiro desses eventos históricos ocorreu em 1930, com o fechamento do Congresso pelas mãos de Getúlio Vargas. Já o segundo aconteceu em 1964 e foi responsável por instaurar um regime militar que duraria 21 anos e cujas heranças ainda são vistas nos dias de hoje. Mas por que é tão turbulenta a relação do nosso país com a democracia? Com esses documentários você se informará e entenderá melhor esse ideal político no Brasil.

O que é democracia?

A democracia é um ideal no qual os cidadãos participam das decisões políticas por meio do voto universal. A origem etimológica do termo vem do grego “governo do povo”, criado no século V a.C. para caracterizar os sistemas políticos vigentes nas cidades-Estado da Grécia. Existem diversas variantes de democracia ao redor do mundo. As mais famosas são a direta e a representativa, regime adotado atualmente no Brasil.


Copiar
Compartilhar
Democracia no Brasil

O Brasil vive uma relação conturbada com a democracia. Durante o século XX, ela foi interrompida em duas ocasiões. A primeira aconteceu em 1930, com o fechamento do Congresso por Getúlio Vargas, sendo restituída em 1945. Depois, em 1964, iniciou-se um período conhecido como Regime Militar, no qual as eleições diretas foram interditadas até 1989. O Brasil teve 39 presidentes eleitos, dos quais 9 foram eleitos de forma plenamente democrática.


Copiar
Compartilhar
Democracia em vertigem – Petra Costa (2019) Capa do documentário Democracia em vertigem da netflix.

Indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2020, esse filme retrata um dos períodos mais tensos da democracia brasileira. O documentário foi definido pelo jornal estadunidense The New York Times como “uma crônica de traição cívica e abuso de poder e também de desgosto”. Por meio de relatos que entrelaçam o pessoal e o político, a cineasta mineira retrata os bastidores do impeachment de Dilma Rousseff e a ascensão do discurso de extrema-direita.

Tire suas conclusões sobre a ditadura no Brasil e no mundo com essas frases
Copiar
Compartilhar
O que aconteceu com o Brasil? – Kennedy Alencar (2019) Capa do documentário O que aconteceu com o Brasil da BBC

Realizado pela rede de notícias BBC World News, esse documentário explica de maneira didática aos espectadores estrangeiros os recentes acontecimentos na política e na democracia brasileira. Dos conturbados protestos de 2013, passando pelo impeachment de Dilma Rousseff e pelo julgamento de seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva, o filme procura compreender os motivos da ascensão da extrema-direita, bem como a eleição de Jair Bolsonaro.


Copiar
Compartilhar
O muro – Lula Buarque de Hollanda (2017) Barreira erguida na Esplanada dos Ministérios.

Durante o julgamento do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, uma estrutura de aço foi erguida na Esplanada dos Ministérios. O porquê: separar manifestantes a favor e contra o processo que acontecia. A partir disso, o diretor conduz uma série de entrevistas com pessoas dos dois lados de um espaço que deveria ser de comunhão. Filósofos, cientistas políticos e historiadores também são ouvidos a fim de compreender as razões dessa polarização.


Copiar
Compartilhar
Torre das donzelas – Susanna Lira (2018) Capa do documentário Torre das donzelas.

Dirigido por Susanna Lira, esse documentário denuncia as experiências sofridas pelas mulheres prisioneiras na chamada Torre das Donzelas, durante a Ditadura Militar brasileira (1964-1985). Localizada no Presídio Tiradentes, a “torre” foi demolida em 1972. No entanto, as memórias dos maus-tratos e das torturas permanecem até hoje nas ex-reclusas. Entre as personagens chamadas para testemunhar a experiência está a ex-presidente Dilma Rousseff.


Copiar
Compartilhar
Excelentíssimos – Douglas Duarte (2018) Capa do documentário Excelentíssimos.

Nesse documentário somos lançados ao cerne de um dos momentos mais conturbados para a democracia brasileira desde o período de redemocratização nos anos 1980. Ao longo do filme, acompanhamos as articulações que resultaram no impeachment da primeira presidente mulher do Brasil, Dilma Rousseff, ao longo de quatro meses em que corria o processo contra ela.

Proteste contra a ditadura com essas frases
Copiar
Compartilhar
 
Democracia em preto e branco – Pedro Asbeg (2014) Capa do filme Democracia em Preto e Branco.

Este filme se debruça sobre o papel da Democracia Corinthiana na rearticulação da democracia durante os anos 1980. Encabeçado pelos futebolistas Sócrates, Wladimir, Casagrande e Zenon, é considerado o maior movimento ideológico da história do futebol brasileiro. Nesse trabalho de Pedro Asbeg, 30 anos de história são revisitados em entrevistas com personalidades como Frejat, FHC, Lula e Marcelo Rubens Paiva.


Copiar
Compartilhar
Tancredo, a travessia – Silvio Tendler (2011) Capa do filme Tancredo, a travessia.

Tancredo Neves foi a figura central de um dos eventos mais insólitos da política brasileira. Importante personagem na redemocratização, Neves foi o primeiro presidente eleito após o Regime Militar. No entanto, passou mal no dia de sua posse, falecendo dias depois. Nesse filme, Silvio Tendler estende o olhar para além da mitificação feita após a morte de Neves, procurando compreender sua importância para a democracia brasileira.

Conheça as mulheres brasileiras que marcaram a nossa história
Copiar
Compartilhar
O dia que durou 21 anos – Camilo Tavares (2012) Capa do filme O dia que durou 21 anos.

O filme trata do processo histórico que levou ao golpe de estado de 1964, responsável por instaurar uma ditadura militar no Brasil. Apoiado em uma extensa base documental, o diretor mostra a participação do governo estadunidense em uma manobra política que interrompeu a democracia brasileira por 21 anos. O longa-metragem de Camilo Tavares recebeu diversos prêmios ao redor do mundo, entre eles St. Tropez International Film Festival (França).

Aprenda a discutir política com seus amigos e evite embates desnecessários!
Copiar
Compartilhar
fechar