Mulheres brasileiras que fizeram história
Desde a luta da independência à presidência do Brasil. Muitas mulheres passaram por nossa história e, juntas, formaram quem somos atualmente. Pioneiras e corajosas, inspire-se na história de vida e na força das mulheres brasileiras que marcaram gerações.
Celina Guimarães VianaEla foi a primeira eleitora do Brasil, em 1928, ou seja, foi a primeira mulher do país a requerer e tirar o título de eleitor.
CopiarCompartilhar
DandaraDandara foi uma guerreira negra do período colonial do Brasil, esposa de Zumbi dos Palmares. Dandara também dominava técnicas de capoeira e, segundo a história, lutou nas batalhas e ataques ao quilombo dos Palmares.
CopiarCompartilhar
Maria Lenk![]()
Maria Lenk é famosa por ser a principal nadadora do Brasil e a única mulher do país a entrar no Swimming Hall of Fame, em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. Ela também foi a primeira nadadora brasileira a estabelecer um recorde mundial.
CopiarCompartilhar
Anita GaribaldiAna Maria de Jesus Ribeiro lutou durante a Guerra dos Farrapos pela independência do Rio Grande do Sul. Ficou mais conhecida como Anita Garibaldi, depois de se casar com o revolucionário italiano, Giuseppe Garibaldi. Ela lutou também no Uruguai e na Itália e é considerada um exemplo de dedicação e coragem. Seu nome está inscrito no Livro dos Heróis da Pátria. No sul do Brasil, há duas cidades em sua homenagem: Anita Garibaldi e Anitápolis.
CopiarCompartilhar
Rachel de Queiroz![]()
Rachel de Queiroz foi uma tradutora, romancista, jornalista, cronista e importante dramaturga brasileira. Ela publicou seu primeiro livro - O Quinze, que mostra a luta do povo nordestino contra a seca - aos 20 anos, e ficou nacionalmente famosa. Rachel de Queiroz formou o primeiro núcleo do Partido Comunista Brasileiro, foi a primeira mulher a receber o Prêmio Camões e também a entrar na Academia Brasileira de Letras.
CopiarCompartilhar
Maria Esther Bueno![]()
É uma ex-tenista brasileira que ao longo de sua carreira venceu 19 torneios do Grand Slam. Esther Bueno entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a vencer 4 Grand Slams jogando em duplas em um mesmo ano. Outra de suas conquistas foi obter o nome no livro dos recordes ao vencer uma final em apenas 19 minutos. Maria Esther Bueno é considerada a maior tenista brasileira de todos os tempos.
CopiarCompartilhar
Ana NériAnna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Ana Néri, foi pioneira da enfermagem no Brasil. Seus dois filhos e seu irmão foram lutar na Guerra do Paraguai e ela pediu para acompanhá-los. Com o pedido deferido, Ana mudou-se para trabalhar como voluntária em hospitais militares, onde viu um de seus filhos morrer. Após a guerra, ela recebeu inúmeras homenagens e até hoje é considerada uma das mulheres mais importantes do país.
CopiarCompartilhar
Maria da PenhaMaria da Penha é uma farmacêutica brasileira que, assim como muitas mulheres, foi vítima de violência doméstica, e que lutou para que seu agressor fosse devidamente condenado. Atualmente, ela é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres. Seu marido tentou matá-la duas vezes e, por isso, ela ficou paraplégica. Em 2006, foi sancionada a lei Maria da Penha, que aumenta o rigor das punições às agressões contra a mulher quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar.
CopiarCompartilhar
Leolinda DaltroLeolinda foi quem começou movimento feminista no Brasil. Ao ter seu alistamento eleitoral negado, ela fundou o Partido Republicano Feminino, com o objetivo de unir as mulheres pelo direito ao voto.
CopiarCompartilhar
Dilma Rousseff![]()
Dilma Rousseff é uma economista e política brasileira, primeira mulher a ser eleita Presidente da República no Brasil. Dilma tem uma história de luta contra a ditadura militar. Também foi a primeira mulher a atuar no setor de política como secretária da Fazenda, em Porto Alegre, como ministra de Minas e Energia e como chefe da Casa Civil.
CopiarCompartilhar
Chiquinha GonzagaFrancisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, foi uma famosa compositora, pianista e maestrina brasileira. Fez história por ser autora da primeira marcha carnavalesca “Ó Abre Alas” (1899), e também por ter sido a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Chiquinha Gonzaga também participou ativamente da campanha abolicionista e da proclamação da república no Brasil.
CopiarCompartilhar
Zilda Arns NeumannZilda Arns foi uma médica pediatra e sanitarista. Ela fundou e coordenou a Pastoral da Criança e foi indicada diversas vezes ao Prêmio Nobel. Zilda ajudou a derrubar a mortalidade infantil no Brasil de 62 a cada mil crianças para 20 a cada mil.
CopiarCompartilhar
Marta![]()
Marta Vieira da Silva Viega é uma futebolista brasileira que já foi eleita melhor jogadora do mundo por cinco vezes consecutivas. No ano de 2015, Marta la se tornou a maior artilheira da história das Copas do Mundo de futebol feminino, e com 100 gols, conquistou o posto de maior artilheira da história da Seleção Brasileira (masculina e feminina).Ela é, até agora, a única mulher a deixar os pés marcados na calçada da fama do Maracanã.
CopiarCompartilhar
Maria QuitériaEla é considerada a Joana D’Arc brasileira, pois vestiu-se de homem para conseguir entrar no exército e lutar pela Independência do Brasil. Maria Quitéria foi a primeira mulher a entrar em combate pelo Brasil e também a primeira a assentar praça em uma unidade militar das Forças Armadas Brasileiras.
CopiarCompartilhar
Irmã Dulce![]()
Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, mais conhecida como Irmã Dulce, foi uma religiosa católica. Ficou muito conhecida por conta de suas obras de caridade e assistência aos pobres, e é considerada uma das mais importantes ativistas humanitárias do século XX. Foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz em 1988 e beatificada em 2011.
CopiarCompartilhar