Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up
Duas mulheres se comunicando por linguagem de sinais

Dia do Surdo-Mudo

Celebramos no Brasil em 23 de fevereiro o Dia do Surdo-mudo, uma data que visa ressaltar a importância da inclusão. Não basta que empresas e escolas estejam preparados para receber o indivíduo surdo-mudo, é um trabalho para toda a população. Assim como muitos se dispõe à aprender outros idiomas, podemos aprender a linguagem de sinais e assim fazer com que o surdo-mudo se sinta parte da sociedade. A inclusão é uma missão de todos. Podemos começar com o básico, aprender o alfabeto para poder formar algumas palavras, o que vale é o gesto de agir em prol do próximo, realizar a inclusão. Venha se conscientizar e conhecer mais sobre essa data e sua importância.

O dia do Surdo-mudo

Em 23 de fevereiro celebramos no Brasil o Dia do Surdo-mudo, ou seja, pessoas que possuem ausência da percepção da fala e audição. A data busca estimular a inclusão, buscar que mais pessoas estejam aptas a se comunicar com um indivíduo surdo-mudo. Apesar da limitação, essa condição não interfere na capacidade de aprendizado da pessoa. A linguagem oficial para comunicação dessas pessoas são as libras.

O que é inclusão?

Ilustração de uma menina com aparelho auditivo usando o computador

Podemos dizer que inclusão é fazer com que alguém se sinta parte de algo, tornar o ambiente acessível à pessoa. O Dia do Surdo-mudo, 23 de fevereiro, tem a inclusão como principal objetivo. Esses indivíduos possuem apenas uma linguagem diferente da nossa, assim como procuramos aprender outros idiomas, podemos nos dispor a aprender libras e assim nos comunicarmos com essas pessoas. Vamos celebrar o Dia do Surdo-mudo abrindo mais a nossa mente e buscando aprender.

Gente como a gente

Tudo o que é diferente causa certo estranhamento no início, mas quando passamos a conhecer, tudo se torna natural. Quando um indivíduo surdo-mudo aparece em nossa vida, muitas vezes não sabemos como agir, mas apenas se lembre que eles são como nós. O que temos que fazer é aprender a nos comunicar e fazer com que eles se sintam parte do ambiente. O Dia do Surdo-mudo é uma data que reforça a importância da inclusão, e isso depende de todos nós.

Conscientize-se também sobre o Dia do Surdo

Comunicação

Ilustração de um mãos se comunicando por linguagem de sinais

Temos que parar de ver o surdo-mudo como alguém que vive de maneira isolada, ou que possui limitações, ele apenas possui uma forma diferente de se comunicar. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) existe para que os surdos-mudos possam se comunicar não apenas entre si, mas com outras pessoas também. Em 23 de fevereiro celebramos o Dia do Surdo-mudo, e o que podemos aprender é que somos todos parte de um mesmo mundo, precisamos saber conviver e nos comunicar com as pessoas.

Adaptação

A falta de percepção da fala e audição, faz com que o surdo-mudo estimule mais seus outros sentidos. Sua capacidade de aprendizado é a mesma que a de qualquer outro indivíduo, apenas precisam que alguma coisas sejam adaptadas. Muitas vezes pensamos apenas em estabelecimentos que precisam se adaptar para receber alguém com alguma necessidade especial, mas e quanto a nós mesmos? Será que não podemos também nos adaptar e buscar aprender? Reflita sobre isso neste 23 de fevereiro, Dia do Surdo-mudo.

Sua deficiência não é uma limitação: inspire-se com essas frases

Acessibilidade

Ilustração de um menino fazendo um cumprimento com linguagem de sinais.

Há muitas instituições de apoio ao surdo-mudo no Brasil, mas não é suficiente para que eles sejam atendidos, a população precisa se mexer mais para que a inclusão aconteça. O surdo-mudo se adapta a muitas coisas na vida, encontram sua própria forma de lidar com diversas situações, mas para que convivam de verdade em sociedade, precisamos também aprender com eles. Com a internet, é muito fácil ter acesso à linguagem de sinais, que tal aprender pelo menos algumas palavras básicas? Dia do Surdo-mudo, 23 de fevereiro, é dia de refletir e buscar aprender mais sobre eles.

Diagnóstico e acompanhamento

Nem todo mundo sabe, mas nem todos deficientes auditivos são mudos, muitos possuem voz e com os estímulos corretos podem falar. É importante ressaltar que quanto antes a pessoa for diagnosticada, maiores as possibilidades de tratamento. É importante também que a pessoa receba acompanhamento de especialistas, que vão lhe ensinar a se comunicar e também a se adaptar. No dia 23 de fevereiro comemoramos no Brasil o Dia do Surdo-mudo, uma data que trata de inclusão.

Você sabe o que é inclusão social? Entre nesse debate!

Apoio ao surdo-mudo

Ilustração de duas mãos segurando uma a outra.

Para ressaltar a importância da inclusão, celebramos em 23 de fevereiro o Dia do Surdo-mudo. No Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) atende diversos alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio. Além disso, ajuda essas pessoas a inserir-se no mercado de trabalho e também apoia pesquisas na área buscando novas metodologias para atender o surdo-mudo. Essa instituição é muito importante, mas ela só não basta para inclusão, a população também precisa aprender mais e incluir essas pessoas.

Aprendendo os sinais

Em libras existem sinais para cada letra do alfabeto, mas também sinais que representam palavras inteiras. Para começar, você pode aprender o alfabeto, assim já conseguirá conversar com um indivíduo surdo-mudo. É simples, você pode pegar a imagem com sinais na internet e treinar. Um gesto simples pode fazer com que uma pessoa se sinta incluída e se sinta bem em estar perto de você. Coloque como meta para esse Dia do Surdo-mudo, 23 de fevereiro, começar a aprender o alfabeto em sinais.

Curiosidades sobre os cegos, pessoas mais que especiais

Você está preparado?

Ilustração de pessoas abraçadas olhando para baixo.

Para que o surdo-mudo possa desenvolver os seus sentidos, ele precisa conviver em sociedade. Com certeza ele pensa em muitas formas de se expressar e interagir, mas e as outras pessoas? Temos que aprender a lidar com o diferente, buscar incluir todas as pessoas. Neste Dia do Surdo-mudo, 23 de fevereiro, pense sobre como você pode ajudá-lo a se sentir parte do meio em que está.

Conheça os sinais

Os sinais são a combinação de gestos com as mãos, movimentos, expressões faciais e corporais, além de pontos de articulação, ou seja, pontos no espaço ou corpo. Na internet encontramos muitos conteúdos para aprendizagem de sinais. Conhecendo ou não um indivíduo surdo-mudo, se disponha a conhecer os sinais, aprendizado nunca é demais. O Dia do Surdo-mudo, 23 de fevereiro, nos reforça a importância e necessidade da inclusão.