Mensagens e Frases / Autoajuda / Incentivo

O que é Inclusão Social?

Inclusão Social é o esforço que a sociedade, ou pelo menos uma parte dela, faz para que as pessoas que são marginalizadas pelo sistema tenham oportunidade e sejam tratadas de maneira igual por todos!

O que é?

Inclusão Social refere-se à introdução e familiarização de pessoas consideradas excluídas na sociedade como um todo, pessoas que não têm as mesmas oportunidades dos mais favorecidos, seja financeiramente, socialmente, psicologicamente, fisicamente ou moralmente. Mesmo com mudanças na lei, imposições do governo e esforços de ONGs, só atingiremos a igualdade social quando todos os membros da sociedade se conscientizarem e perceberem que a inclusão é realmente uma urgência.

compartilhar

Condições sócio-econômicas

Sem dúvida, esse é o maior motivo de exclusão social nos dias de hoje. Aqueles que não dispõem de riquezas ou habitam lugares considerados como periferias, por exemplo, são desprezados pela sociedade e vivem à margem da mesma. Nos tempos atuais, uma má condição sócio-econômica não só exclui uma pessoa como também a desmoraliza, pois vivemos num tempo onde status tem muita importância.

compartilhar

Como ocorre a Inclusão Social?

Normalmente, a inclusão social ocorre por meio de projetos organizados pelo governo, por ONGs ou por associações de voluntários. Muitas vezes, a própria sociedade faz a inclusão social sem perceber, como no caso da inserção de mulheres em atividades antes realizadas somente por homens.

compartilhar

Triste Realidade

Apesar de pensarmos que ações de inclusão, como a do governo brasileiro de impor uma quantia de funcionário com deficiência, sejam belas e justas, se paramos e pensamos um pouco, podemos facilmente constatar que se não fosse por imposição, as empresas dificilmente contratariam os portadores de necessidades especiais. A inclusão social não vai acontecer com projetos governamentais, vai acontecer quando as pessoas se conscientizarem de que todos merecem uma oportunidade igual de alcançar o sucesso e ter uma vida digna e justa.

compartilhar

Quem são os excluídos?

O motivo da exclusão de uma pessoa da sociedade varia conforme o local, a cultura e muitos outros fatores. Os motivos mais comuns de exclusão são: condições sócio-econômicas, gênero, etnia e, mais recentemente, a falta de acesso à tecnologia.

compartilhar

Gênero e Etnia

Mesmo que reduzido, a exclusão por gênero ainda afeta alguns lugares e culturas. A ideia de que a mulher é um ser inferior fez com que, por muito tempo, ela fosse posta à margem da sociedade, como no caso das raras boas oportunidades para mulheres no mercado de trabalho, como víamos antigamente. Muito comum, também, é a exclusão por etnia. Nas sociedades do ocidente, independente do país, os negros enfrentam uma marginalização impressionante, sendo quase que desconsiderados dos processos ativos da sociedade, em muitos países. Mas isso não se restringe a negros, vimos em nossa história casos com o nazismo, onde os excluídos eram da etnia judaica.

compartilhar

Exclusão Tecnológica

Problema dos dias atuais, a exclusão tecnológica é a mais nova “ferramenta” de exclusão social. Num tempo onde o poder é a informação, aqueles que não têm a oportunidade e os meios de consegui-la e acessá-la vivem à margem da sociedade e são considerados excluídos não só da sociedade, com também do meio virtual, de vital importância, hoje.

compartilhar

Necessidades Especiais

Pessoas com necessidades especiais também fazem parte desse grupo marginalizado pela sociedade. Por isso, escolas e empresas estão, cada vez mais, criando programas de inserção e deixando o ambiente mais confortável para aqueles que têm algum tipo de deficiência.

compartilhar

Polêmica

A inclusão social também causa bastante polêmica, como no caso do sistema de cotas para negros, índios e estudantes de escola pública em universidades. Muitos são contra esse sistema, pois ao invés de igualar os considerados excluídos, os põe em situação de vantagem com relação aos outros.

compartilhar

Imposição

O governo brasileiro obriga que empresas grandes tenham determinado número de funcionários portadores de necessidades especiais. Dependendo do número de funcionários, a porcentagem de funcionário com necessidades especiais é maior.

compartilhar

comentários

anterior

Coisas Boas Acontecem

Espalhe para o mundo milhões de coisas boas!

próxima

Como uma onda no mar

Aprenda mais com as situações que te pegam de surpresa