Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia Internacional do Portador de Deficiência

Muitas vezes, a acessibilidade, a inclusão, e até mesmo os direitos dos portadores de deficiências são falhos em nossa sociedade. Por isso, no Dia Internacional do Portador de Deficiência, comemorado em 3 de dezembro, devemos dar voz a essas pessoas e chamar atenção a essa causa. Venha se inspirar!

Deles e por eles

3 de dezembro é comemorado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data busca ampliar a inclusão dessas pessoas na sociedade e realizar ações que ajudem em sua qualidade de vida.

Somos todos iguais

Não trate o portador de deficiência de maneira diferente, ele é como todos nós, apenas tem uma necessidade diferente. No Dia do Portador de Deficiência (03/12), busque se informar mais sobre as deficiências e como lidar com elas.

Pense no próximo

Vamos nos colocar no lugar do outro por um momento. Imagine ser cadeirante e não poder entrar num lugar por causa das escadas, ser deficiente auditivo e não ter uma pessoa que saiba falar com você, e muitas outras coisas. Precisamos priorizar a inclusão e acessibilidade neste 03/12, Dia do Portador de Deficiência.

Tipos de deficiência

Dia 03/12 é o Dia Internacional do Portador de Deficiência. Ela pode ser classificada como física, auditiva, visual, mental ou múltipla – quando duas ou mais deficiências estão associadas.

O que é deficiência?

Segundo o Decreto nº 3.298, a deficiência pode ser definida como “toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o ser humano”. Dia Internacional do Portador de Deficiência (03/12).

Acessibilidade

Apesar de muitas empresas e estabelecimentos pensarem em acessibilidade hoje em dia, há ainda muitos que não têm condição de receber um portador de deficiência. Por essas e outras, o Dia do Portador de Deficiência (03/12) é muito importante, é um marco para a luta pela inclusão social.

Desde 1992

Diante de tanta dificuldade e falta de inclusão, em 1992, a ONU instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que passou a ser comemorado todo dia 3 de dezembro.

Mercado de trabalho

A maioria dos portadores de deficiência não conseguem ingressar no mercado de trabalho, pois os empregadores não acreditam em suas capacidades e também não estão dispostos a assumir gastos com acessibilidade. É muito triste viver essa situação, precisamos mudar. Dia Internacional do Portador de Deficiência (03/12).

Objetivo

O objetivo principal do dia 03/12, Dia do Portador de Deficiência, é conscientizar a população a respeito da importância de se assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta.

Triste realidade

Além da discriminação pela deficiência, o governo brasileiro reconhece, que entre as pessoas com deficiência, mulheres e meninas são as mais vulneráveis à violência e ao abuso. 3 de dezembro, Dia do Portador de Deficiência, é um marco da luta por inclusão e igualdade, mas essa é uma batalha para encarar todos os dias.

Datas marcantes

Um outro marco para a luta pelos portadores de deficiência, além do dia 03/12: em 3 de maio de 2008, foi aprovada e entrou em vigor a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Principais causas

Entre os principais tópicos do Dia do Portador de Deficiência (03/12), estão o respeito pela dignidade, a autonomia individual, inclusive a liberdade de fazer as próprias escolhas, e a independência das pessoas. Fala-se também sobre a não discriminação e plena e efetiva participação e inclusão na sociedade.