Assim como acontece com paraplégicos ou com pessoas com paralisia, membros amputados ou deformidades congênitas, a deficiência física apresenta problema no corpo do indivíduo, comprometendo o desenvolvimento de funções físicas. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/9) é mais uma oportunidade de entender sobre o assunto. Conscientize-se!
O 21 de setembro foi escolhido para representar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência por causa do início da primavera. A estação, que é identificada pelo desabrochar das flores, seria uma comparação ao nascimento e à renovação da luta das pessoas com deficiência.
De acordo com a Lei nº 13.146/15, um indivíduo com deficiência possui um impedimento de longo prazo de natureza mental, intelectual, física ou sensorial, que pode dificultar sua interação na sociedade em relação às demais pessoas. Por isso, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/9) surgiu para garantir a integralização dessas pessoas.
Os indivíduos com deficiência visual são aqueles que possuem problemas que impedem ou dificultam o ato de enxergar. Tanto o cego como a pessoa com baixa visão são identificados como deficientes visuais. Entretanto, problemas como astigmatismo, miopia e hipermetropia não são considerados deficiências. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado em 21/9.
Curiosidades sobre os deficientes visuais
Neste Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro, é importante entender que deficiência não é uma coisa só, mas sim possui características específicas. A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.
Com uma perda bilateral, parcial ou total do sentido da audição, encontram-se os indivíduos com deficiência auditiva. Doenças hereditárias, doenças maternas, problemas no parto, infecções virais e lesões podem ser responsáveis pela perda da capacidade de ouvir. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/9) foi criado com o intuito de informar e desconstruir preconceitos.
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado, no Brasil, em 21 de setembro. A data foi reconhecida nacionalmente pela Lei nº 11.133, decretada no ano de 2005. Porém, a comemoração ocorre desde o ano de 1982.
Frases sobre Deficiência. Que isso nunca limite ninguém!
Neste Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/9), entenda até quando aparecem os sintomas de deficiência mental. Segundo especialistas, um indivíduo com deficiência mental terá os sintomas manifestados antes dos 18 anos de idade.
Cada deficiência é responsável por um tipo de limitação, seja ela física ou mental. Entretanto, essas disfunções não querem dizer que a pessoa com deficiência não terá qualidade de vida. Na verdade, isso dependerá do investimento em medidas de inclusão.
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado em 21/9.
Saiba tudo sobre o Dia Internacional do Portador de Deficiência
Mesmo com muito avanço em relação aos direitos das pessoas com deficiência, muitos cidadãos com limitações físicas ou mentais ainda sofrem com a falta de acessibilidade e preconceito. Neste Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/9), aproveite para começar a ajudar instituições que sejam responsáveis por essa luta.
A falta de acessibilidade é um dos maiores problemas para as pessoas com deficiência, já que dificulta a locomoção, a comunicação e até o direito à informação. Outra forma de preconceito é a falta de oportunidade de emprego e estudo a esses indivíduos. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado em 21/9.
Com a Lei 13.146, o ato de praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de deficiência se tornou crime. Abandonar pessoas com deficiência, apropriar-se de ou desviar bens também é considerado ilegal. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado em 21/9.
Conheça o Dia do Deficiente Físico. Uma data para conscientizar!