Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Dia 21 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Essa data visa conscientizar as pessoas sobre as dificuldades enfrentadas pelos indivíduos com deficiência, ou seja, que apresentam algum problema de natureza mental, intelectual, física ou sensorial, que acaba por dificultar sua interação na sociedade. Além da integração, o respeito e a acessibilidade também são importantes questões de debate, pois a sociedade muitas vezes ignora os direitos dos portadores de deficiência e acaba mantendo-os excluídos e limitados. A luta visa melhorar a qualidade de vida de todos os indivíduos. Una-se a nós!

continue lendo
Compartilhar

Origem da data

O 21 de setembro foi escolhido para representar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência por causa do início da primavera. A estação, que é identificada pelo desabrochar das flores, seria uma comparação ao nascimento e à renovação da luta das pessoas com deficiência.

O que define uma pessoa com deficiência?

De acordo com a Lei nº 13.146/15, um indivíduo com deficiência possui um impedimento de longo prazo de natureza mental, intelectual, física ou sensorial, que pode dificultar sua interação na sociedade em relação às demais pessoas. Por isso, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/9) surgiu para garantir a integralização dessas pessoas.

Deficiência tem tipos e níveis diferentes

Neste Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, 21 de setembro, é importante entender que deficiência não é uma coisa só, mas sim possui características específicas. A deficiência atinge diferentes níveis e pode ser classificada em quatro tipos: a física, a auditiva, a visual e a mental.

Veja o que é a deficiência física

Assim como acontece com paraplégicos ou com pessoas com paralisia, membros amputados ou deformidades congênitas, a deficiência física apresenta problema no corpo do indivíduo, comprometendo o desenvolvimento de funções físicas. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/9) é mais uma oportunidade de entender sobre o assunto. Conscientize-se!

Veja o que é a deficiência auditiva

Com uma perda bilateral, parcial ou total do sentido da audição, encontram-se os indivíduos com deficiência auditiva. Doenças hereditárias, doenças maternas, problemas no parto, infecções virais e lesões podem ser responsáveis pela perda da capacidade de ouvir. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/9) foi criado com o intuito de informar e desconstruir preconceitos.

Veja o que é a deficiência visual

Os indivíduos com deficiência visual são aqueles que possuem problemas que impedem ou dificultam o ato de enxergar. Tanto o cego como a pessoa com baixa visão são identificados como deficientes visuais. Entretanto, problemas como astigmatismo, miopia e hipermetropia não são considerados deficiências. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado em 21/9.

Curiosidades sobre os deficientes visuais

 

Veja o que é a deficiência mental

Neste Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/9), entenda até quando aparecem os sintomas de deficiência mental. Segundo especialistas, um indivíduo com deficiência mental terá os sintomas manifestados antes dos 18 anos de idade.

Nem todas as leis são aplicadas na prática

Mesmo com muito avanço em relação aos direitos das pessoas com deficiência, muitos cidadãos com limitações físicas ou mentais ainda sofrem com a falta de acessibilidade e preconceito. Neste Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21/9), aproveite para começar a ajudar instituições que sejam responsáveis por essa luta.

fechar