Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia da Proteção à Camada de Ozônio

Que o nosso mundo está sofrendo mudanças severas por conta da exploração descontrolada da natureza, do descarte incorreto de lixo e de substâncias prejudiciais ao meio ambiente etc. todo mundo já sabe. Mas falta o conhecimento de algumas informações básicas sobre o funcionamento da natureza para que esses efeitos negativos possam ser pelo menos diminuídos, o que é possível se cada um fizer sua parte. Aproveite o Dia Internacional da Proteção à Camada de Ozônio para dar o passo inicial nessa busca por informação que pode salvar nosso planeta e comece aprendendo o que é a camada de ozônio, que protege nossa vida na terra, e entendendo os impactos causados por nós mesmos a ela.

continue lendo
Compartilhar

Camada de Ozônio

Na estratosfera terrestre, entre 20 e 25 km de altura em relação à superfície, há uma camada de gases com enorme concentração de ozônio, um gás formado por três átomos de oxigênio, comumente chamada de "Camada de Ozônio". Sua função é proteger a crosta terrestre das radiações solares, em especial os organismos vivos, bem como ajudar a manter a temperatura do planeta. Por isso, 16 de setembro é uma data tão importante, pois é o Dia de Proteção à Camada de Ozônio!

Dia Internacional

Nos anos 1980, o Clorofluorcarbono (CFC) foi identificado como grande vilão para a camada de Ozônio, reagindo com ela e acelerando a formação de verdadeiros buracos. Por isso, no dia 16 de setembro de 1987, 46 países assinaram o "Protocolo de Montreal", com o compromisso de não mais fabricar esse gás. Desde então, a data é declarada pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio.

10 dicas para viver uma vida saudável, comece agora!

No lugar certo

O ozônio é um gás altamente reativo que, dependendo da altura que está em relação à crosta terrestre, pode ser benéfico ou nocivo. Na altura da troposfera, ou seja, mais próximo de nós, é tóxico e considerado um poluente. Na estratosfera, a mais de 20km do solo, é essencial para a vida e forma uma verdadeira proteção para todo tipo de vida. Por isso, 16 de setembro, Dia de Proteção à Camada de Ozônio, é dia de inverter os papéis e proteger quem nos protege.

Informação é proteção

Todo dia 16 de setembro, o mundo une-se em esforços para divulgar a importância da proteção da camada de ozônio. Seja você também parte dessa ação do Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio e aprenda mais sobre como funciona o ciclo do ozônio e o que fazer para contribuir. O site do Ministério do Meio Ambiente, por exemplo, é riquíssimo em informações. Acesse http://www.mma.gov.br/clima/protecao-da-camada-de-ozonio/a-camada-de-ozonio e confira!

Inspire-se com frases sobre o Plante Terra, nossa casa no Universo!

Efeito estufa do bem

A camada de ozônio não só nos protege dos efeitos negativos das radiações ultravioletas. Ela também é responsável por manter a temperatura do planeta, pois, sem ela, o calor poderia dissipar-se e a temperatura cairia drasticamente, inviabilizando, inclusive, muitas formas de vida. Por isso, 16 de setembro, Dia de Proteção à Camada de Ozônio, é a oportunidade de preservar esse poderoso - e frágil - escudo protetor da vida.

Regeneração lenta

A camada de ozônio é formada por um ciclo de formação e destruição de ozônio, a partir do oxigênio. Se por um lado isso significa que os danos não serão permanentes se tomadas as medidas a tempo, por outro, não podemos esquecer que a recuperação é lenta e não podemos descuidar nenhum dia dessa preservação. Os esforços mundiais tomados em 1987, em Montreal, só serão vistos a partir de 2050. Por isso, é importante que esse trabalho seja preservado e continuado. Celebre este 16 de setembro, Dia de Proteção à Camada de Ozônio, com ação e consciência.

Preservação: Frases sobre a importância de cuidar da natureza

Faça sua parte

O Dia de Proteção à Camada de Ozônio é comemorado em 16 de setembro e une o mundo em ações de conscientização sobre esse escudo tão poderoso, ainda que frágil, que existe em volta do planeta. Você também pode fazer sua parte pelo consumo consciente. Antes de comprar qualquer eletrodoméstico, verifique se ele possui o selo que o identifica como livre de CFC. Isso vale para sprays, desodorantes, extintores de incêndio e materiais de isopor. Faça sua parte e garanta o futuro do planeta todo.

 

Consciência de todo dia

O aquecimento global, normalmente conhecido como 'efeito estufa', e a destruição da camada de ozônio, são dois eventos ligados entre si. O aumento do volume de gases poluentes não só altera as dinâmicas térmicas do planeta, como aumenta o volume de gases que, quando terminarem de subir até a estratosfera, podem interagir com o ozônio e aumentar o tamanho dos buracos na camada. Por isso, não só neste 16 de setembro, Dia de Proteção à Camada de Ozônio, mas todos os dias, devemos ser conscientes das nossas ações cotidianas.

Comemore o Dia Mundial da Reciclagem e se conscientize

Menos agrotóxicos, mais vida

Além dos CFCs, cujas emissões foram drasticamente diminuídas nas últimas décadas, outros produtos químicos podem causar a destruição da camada de ozônio. O Brometo de Metila, utilizado como agrotóxico e como controle de pragas, é um deles. Neste 16 de setembro, comemore o Dia de Proteção à Camada de Ozônio, comendo uma deliciosa salada de frutas orgânicas e saiba que, com ela, nenhuma só molécula de ozônio será degradada.

Proteja-se

Parte da radiação solar e dos raios ultravioletas não nos atinge graças à ação da camada de ozônio, por isso é tão importante protegê-la. Ainda assim, parte dessas radiações nos atinge, sim, e estão associadas a diversos tipos de câncer de pele e até mesmo à catarata. Por isso, neste 16 de setembro, Dia de Proteção à Camada de Ozônio, proteja também a si mesmo. Use protetor solar e óculos escuros para se proteger, mesmo se não for à praia ou ao campo. Proteja-se!

Dicas para praticar o consumo consciente. Você consegue?

De todos nós

A camada de ozônio protege a todos e, consequentemente, é responsabilidade de todos nós. Neste 16 de setembro, Dia de Proteção à Camada de Ozônio, todos temos trabalho a fazer. Diminuindo a emissão de gases poluentes, trocando a gasolina pelo álcool na hora de abastecer o carro, escolhendo um meio mais sustentável de se locomover, ou até mesmo preferindo consumir produtos orgânicos, você está contribuindo para a preservação do planeta e para a proteção da camada de ozônio.

fechar