Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia Nacional do Atleta Paralímpico

O atleta paralímpico é um exemplo de empenho, entusiasmo e talento! Ainda que não seja tão valorizado, temos muito a aprender com sua história de vida e sua carreira no esporte! No Dia Nacional do Atleta Paralímpico, aproveite para saber mais sobre essa categoria e confira as mensagens!

continue lendo
Compartilhar

Dia Nacional do Atleta Paralímpico

No Brasil, para que possamos apoiar, homenagear e divulgar cada vez mais o esporte paralímpico, todo dia 22 de setembro é comemorado o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. A data foi instituída pela Lei 12.622/2012 e continua no calendário de mobilização para as pessoas portadoras de necessidades especiais, pois em 21 de setembro comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Frases para quem é um amante do esporte

Esporte salvando vidas

Esportes paralímpicos são modalidades esportivas adaptadas às necessidades especiais de seus praticantes. Eles são praticados desde 1948, quando, na Inglaterra, organizou-se uma competição esportiva para veteranos de guerra com lesões na medula. Dali em diante, a prática só aumentou e as modalidades cresceram em número, classificação e complexidade. Neste dia 22 de setembro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico, conheça

as modalidades e apoie essa prática, pois ela transforma e salva vidas!

Paraolímpico ou Paralímpico?

Mas por que os jogos levam esse nome? A princípio, “paraolimpíada” seria a junção das palavras “paraplégico” e “olimpíada”, mas hoje essa visão não é mais utilizada. Os jogos ocorrem em paralelo às Olimpíadas, e por isso o uso do sufixo “para”. Chamávamos de “Paraolimpíadas”, mas desde 2011 o Comitê Paralímpico Internacional determinou que a nomenclatura fosse mundialmente unificada e o termo oficial “Paralimpíada” é hoje utilizado pelo Comitê Brasileiro, mesmo sob protesto de muitos linguistas. Não importa o nome, o importante é apoiar o esporte paralímpico e comemorar este 22 de setembro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico!

Jogos Paralímpicos de Inverno

Você sabia que os jogos que costumamos chamar de jogos olímpicos e paralímpicos são, na verdade, apenas os jogos de verão? Há também as olimpíadas e as paralimpíadas de inverno, e elas também ocorrem a cada quatro anos, de forma que se intercalam com os jogos de verão. Apesar de o Brasil ser um país tropical e não termos tradição em esportes que envolvem gelo e neve, em 2014 o país fez a sua primeira participação nas Paralimpíadas de Inverno, na Rússia, com dois atletas. Neste 22 de setembro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico, vamos celebrar a superação de todos os limites!

Saiba mais sobre o Dia do Atleta

Brasil: referência mundial

Quando o assunto é Paralimpíadas de Verão, somos referência internacional e a cada competição crescemos mais e mais. O Brasil iniciou sua participação em 1972, em Heidelberg, na Alemanha, e desde então vem conquistando mais e mais medalhas. Em 2016, nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, ficou em 8º lugar no ranking de medalhas. Foram 72 medalhas ao total, e não houve um só dia de competição em que um de nossos atletas paralímpicos não tenha ganhado alguma medalha. 22 de setembro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico, orgulho do Brasil!

Modalidades

E quais são os esportes paralímpicos? Os esportes de verão estão divididos em 22 modalidades, que por sua vez estão subdivididas em diversas categorias, de acordo com o perfil do atleta que a pratica. As práticas vão desde atletismo até tae kwon do, passando por diversos esportes coletivos, como goalball, basquete em cadeira de rodas, futebol de 5

e até mesmo hipismo. A natação é um dos maiores destaques brasileiros. Neste 22 de setembro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico, conheça as modalidades e prestigie os atletas quando houver uma competição perto de você.

Homenageie seus atletas preferidos com essas mensagens

 

Preparação sem pausa

Infelizmente, na maior parte das vezes os atletas paralímpicos só são lembrados de quatro em quatro anos, mas o treino, a dedicação e a persistência não param nenhum dia. Para chegarem a competir em uma Paralimpíada, os atletas precisam passar por seletivas e competições, regionais e mundiais. Por isso, neste 22 de setembro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico, informe-se sobre jogos e competições próximos a você e prestigie nossos dedicados esportistas!

Esporte salva vidas

Diversos são os quadros e motivos que podem levar alguém a ter alguma deficiência ou necessidade especial. Seja um acidente, uma doença adquirida, seja até mesmo uma doença congênita, o fato é que isso sempre causa um impacto emocional em todos os envolvidos. A prática esportiva resgata a autoestima e a relação com o próprio corpo, além de impactar a comunidade, ressignificando relações e destruindo preconceitos. Dia 22 de setembro é o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, apoie essa causa.

Leia essas frases e veja se você é competitivo

Divulgue, encaminhe, compareça

Dia 22 de setembro é Dia Nacional do Atleta Paralímpico e neste dia o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) costuma promover atividades por todo o país. São eventos que muitas vezes envolvem práticas abertas para que todos possam conhecer o trabalho do atleta paralímpico. Além disso, durante o ano há seletivas por todo o país. Divulgue esse trabalho, de repente tem alguém por perto ou até mesmo você, que só precisa de uma chance para despertar o medalhista paralímpico que tem dentro de si!

Garra, determinação, dedicação e amor

Você, que passa o ano todo batalhando, muitas vezes conciliando outra atividade profissional com o duro treino do esporte, lutando contra os preconceitos na busca de patrocínios, mas não se deixando abater pelas grandes dificuldades, hoje é seu dia! A você, que de quatro em quatro anos nos enche de emoção e orgulho, só podemos dizer: profunda gratidão. Que este 22 de setembro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico, seja de muita festa e alegria para todos os atletas paralímpicos brasileiros!

Prepare-se para ser um vencedor! Veja recados para se inspirar

fechar