Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Santa Rosália

Dia 4 de Setembro celebramos a vida e missão de Santa Rosália, uma mulher que devido o pedido da Virgem Maria foi viver longe da sociedade e se dedicar inteiramente a Deus com apenas 14 anos de idade. Ela foi viver longe de todos, jejuar, orar e se dedicar ao sagrado e faleceu cedo, aos 30 anos e sua conexão sagrada não foi menor por isso. Existem relatos sobre a sua intercessão pelo mundo inteiro, existem mistérios sobre a descoberta de seus restos mortais, e existe acima de tudo uma grande aura entorno dela. Conheça a sua história e celebre você também o dia da padroeira de Palermo.

continue lendo
Compartilhar

Nascida para orar

Nascida em Palermo, Rosália viveu na corte de Rogério II, rei da Sicília. Aos 14 anos de idade, Virgem Maria apareceu para ela e a aconselhou a deixar esse mundo. A jovem acatou ao pedido da nossa Santíssima e foi viver numa gruta no monte Quisquita e depois foi para o topo de um monte Pellegrino onde permaneceu até o fim da vida aos 30 anos de idade. No dia 4 de setembro celebramos essa mulher que viveu da oração e da meditação, durante boa parte da sua vida.

No Dia de Nossa Senhora Rainha, celebre um dos títulos da Virgem Maria

Família poderosa

O pai de Rosália se chamava Sinibaldo e era um senhor feudal. Sua mãe se chamava Maria e era sobrinha de Rogério II, rei da Normandia. Santa Rosália sempre teve dinheiro, mas abdicou de todo o poder para viver nos montes e se dedicar totalmente à Deus. Seu maior desejo era o de viver a vida monástica e ela largou tudo para entrar no reino dos céus. Dia 4 de setembro celebramos o seu dia, nos lembrando sempre que a coisa mais importante que uma pessoa possui não é o título, a nobreza, o dinheiro e sim a fé em Deus.

Uma adolescente sagrada

Com apenas quatorze anos de idade, Rosália abandonou não só as riquezas que tinha na Corte, mas a sua adolescência. Ela nunca foi uma garota comum e ao refugiar-se em uma caverna isso foi comprovado. O local pertencia ao seu pai e ela carregou consigo apenas um crucifixo, que foi seu leal companheiro até o fim de sua vida. Dia 4 de setembro é dia de celebrar a vida dessa adolescente sagrada e mulher abençoada por Deus, que nunca temeu se dedicar totalmente ao pedido da Virgem Maria.

O sacrifício e a recompensa

Rosália passou a maior parte de sua vida solitária, voltada à oração, sacrifícios, jejuns, penitências e silêncio absoluto. 4 de setembro comemoramos a sua vida e seu sacrifício de abandonar os prazeres mundanos para se dedicar completamente ao caminho do Senhor. Muitos relatam que Santa Rosália deu sinais de que havia chegado no reino dos céus, cumprindo assim sua missão aqui na terra.

Solidão com Deus, não é solidão

Apesar de solitária, Santa Rosália nunca esteve sozinha porque estava com Deus. Seu modo de vida chamava atenção de monges e pessoas que viviam ao redor dos lugares onde ela fazia retiro e muitos a procuravam para buscar o caminho de Deus também. Mesmo longe da sociedade, ela cumpriu sua missão fazendo muitas pessoas se aproximarem do caminho dele. Neste dia 4 de setembro vamos celebrar a sua vida honrando a sua missão.

Peça sua ajuda

Sua vida de oração sempre ajudou muitas pessoas, quem está aflito ou desorientado só precisa buscar a proteção dela na vida para se sentir mais seguro. Reserve este dia 4 de setembro para se conectar com Santa Rosália e pedir suas bênçãos. Muitos milagres e graças aconteceram por sua intercessão.

O milagre mais conhecido

No século XII, uma peste terrível estava acabando com Sicília e o povo pediu sua intercessão. A peste foi extinta e depois disso ela se tornou a Padroeira de Palermo. No dia 4 de setembro celebramos não só esse feito, mas toda a dedicação que ela teve na vida para ter uma comunhão verdadeira com Deus.

 

Duas datas comemorativas

O Dia de Santa Rosália é comemorado em duas datas, 4 de setembro e 15 de junho, devido as descobertas dos restos mortais da santa, em 1624. Vamos celebrar a vida dessa padroeira que viveu para se conectar com Deus e nos proteger, mesmo estando afastada da sociedade.

Intercedei por nós

“Ó Santa Rosália, vós, pela penitência e pela oração, alcançastes a santidade e chegastes a uma amizade tão grande com Deus que conseguistes d’Ele o poder de interceder a favor dos homens, especialmente no sentido de afugentar doenças e epidemias. Ó grande Santa, vede a dor e o sofrimento de tantos doentes! Socorrei os pobres que não têm assistência médica e nem dinheiro para comprar remédios. Intercedei junto a Jesus, amigo dos pobres e doentes, para que Ele cure os nossos males, afaste de nós as moléstias e faça voltar a saúde plena e a alegria de viver.
Dai-nos uma vida sadia e uma grande disposição de louvor a Deus Pai, autor da vida; de agradecer a Deus Filho, o Divino Médico; de implorar ao Espírito Santo que aquece os corações e de confiar na Virgem Maria Nossa Senhora da Saúde. Santa Rosália, em vossas mãos confio meu bem-estar, minha saúde e a saúde de todos os meus semelhantes. Amém”.

De coração aberto neste 4 de setembro, pedimos a proteção de Santa Rosália. Para que sejamos tão dignos do reino dos céus, quanto ela foi um dia.

Saiba mais sobre o Dia de Irmã Dulce, o anjo bom da Bahia

4 de setembro

No Século XVII foi encontrado os restos mortais de Santa Rosália e os ossos recolhidos em uma gruta, não tinham inscrição. O Arcebispo de Palermo, D. Giannetino Doria, pediu para que os peritos da época averiguassem, e no dia 11 de fevereiro de 1625, tudo foi confirmado o que reacendeu a devoção popular. A santa foi inserida no Martirológio Romano em 15 de junho e em 4 de setembro, criando assim a data de sua celebração por todo o mundo.

Não parou por ai...

Em 25 de agosto de 1624, quarenta dias após a descoberta dos seus restos mortais e ossos, dois pedreiros acharam os ossos numa gruta, com os seguintes dizeres nas paredes “Eu, Rosália Sinibaldi, filha das rosas do Senhor, pelo amor de meu Senhor Jesus Cristo, decidi morar nesta gruta de Quisquina.” Confirmando a teoria das pessoas.

Oração à Santa Rosália

“Ó admirável Santa Rosália, tu te aplicaste aos rigores das mais ásperas penitências, na solidão de uma gruta por amor a Jesus, teu esposo.

Concede-nos a graça de saber abraçar com fortaleza as provações desta vida, controlar nossas paixões e perdoar sempre a quantos nos ofendem.

Intercede junto ao Senhor Jesus que nos inunde com Seu amor, para que possamos estar prontos a socorrer os que sofrem no corpo e no espírito e atingir, assim, a salvação eterna.

Amém!”

Dia 4 de setembro é dia de Santa Rosália, vamos celebrá-la com essa humilde oração.

Ladainha de Santa Rosália

“Santa Rosália, rogai por nós.
Virgem angelical vigilante, rogai por nós.
Mártir seráfica do Amor Divino, rogai por nós.
Modelo exemplar de inocência, rogai por nós.
Honra da vida contemplativa, rogai por nós.
Santo germe dos cristãos, rogai por nós.
Imagem viva de todas as virtudes, rogai por nós.
Flor triunfante da fé, rogai por nós.
Bem aventurada companhia do Crucificado, rogai por nós.
Pomba graciosa da caverna gélida, rogai por nós.
Amável heroína do céu, rogai por nós.
Estrela propícia dos navegantes, rogai por nós.
Arco luminoso entre as nuvens de glória, rogai por nós.
Rosa perfumada da primavera celestial, rogai por nós.
Terror de todos os demônios, rogai por nós.
Defensora segura contra o inimigo, rogai por nós.
Refúgio nas adversidades, rogai por nós.
Protetora e padroeira querida de nossa paróquia, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos,
Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos.
Senhor. Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.
Rogai por nós, Santa Rosália, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.”

4 de setembro é celebrado o dia de Santa Rosália, que com essa ladainha ela nos aproxime do reino dos céus e atenda nossas preces.

Riqueza dos céus

"Ó Deus, que das delícias da corte,
chamastes Santa Rosália aos montes;
por seus méritos e por sua intercessão,
concede-nos a graça de desprezar os prazeres mundanos,
para optar pelas riquezas celestiais.
Por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém."

Santa Rosália preferia a riqueza dos céus aos prazeres mundanos e se dedicou durante toda a sua vida a Igreja. Nada mais justo do que nos dedicarmos à ela neste dia 4 de setembro, celebrando a sua vida e pedindo a sua proteção.

Hino de Santa Rosália

"Santa Rosália, nome de rosa
Coração eleito, alma formosa,
Para os céus vibrai chamas de fé,
E nos alto, a saudamos de pé.
Viva a Santa que amou a pobreza
De Carlos Magno fora princesa,
Como a Deus cantam humildes canários.
A Deus lembrem a voz dos operários
Deixou a glória dos homens enfermos,
Pela paz e oração entre os ermos,
Para os homens baixou olhos seus.
Mas voltando-os erguidos a Deus."

Cantemos neste dia 4 de setembro o hino dessa mulher que fez da Igreja católica o que ela é hoje, viva Santa Rosália!

Comemore o Dia de Santa Doroteia, que abandonou todas as posses mundanas por Deus

fechar