Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia do Sorvete

Criado há milhares de anos, quando era feito com a mistura de neve, mel e frutas, o sorvete conquistou o mundo e até hoje é uma das sobremesas mais consumidas, por toda parte. Conheça curiosidades e confira algumas frases sobre essa delícia!

Origens

Não se sabe ao certo quem produziu o primeiro sorvete, mas entre as possíveis origens estão os chineses, que fabricavam uma sobremesa à base de leite e arroz, congelada com neve. Já os árabes decidiram elaborar mais, acrescentando suco de frutas e mel à neve. O nome também tem origem árabe: vem de sherbat, algo como “bebida fresca”.

Roma

Acredita-se que em 60 d.C. uma versão de sorvete era consumida nos banquetes do imperador Nero, em Roma. A iguaria era produzida na hora, uma mistura de neve das montanhas, mel e suco de frutas.

Na Europa

Alexandre, o Grande foi quem primeiro levou o sorvete para a Europa. Do Oriente, o rei da Macedônia trouxe uma mistura de salada de frutas embebida em mel, guardada em potes de barro enterrados no chão e mantidos frios com a neve do inverno. Séculos mais tarde, o explorador Marco Polo voltou de sua expedição à China com novas receitas. No séc. XVI, a sobremesa foi levada à corte francesa e daí ganhou o mundo.

Opções

Gilberto Diemnstein

Só existe opção quando se tem informação...Ninguém pode dizer que é livre para tomar o sorvete que quiser se conhecer apenas o sabor limão.

Sorveteria

Em 1670, a primeira sorveteria da história foi inaugurada. O siciliano Francisco Procópio abriu em Paris um café que também vendia sorvetes. Em menos de uma década, a capital francesa já tinha mais de 250 fabricantes de sorvete.

Estados Unidos

Foi nos Estados Unidos que o sorvete mais fez sucesso. Em 1846, Nancy Johnson inventou um congelador que misturava os ingredientes. Cinco anos depois, o leiteiro Jacob Fussel abriu a primeira fábrica de sorvetes e começou a produzir a delícia em larga escala. Até hoje, o país é o maior produtor e consumidor mundial de sorvete. Lá foram criados o Sundae, a Banana Split e o Ice Cream Soda.

Invenções

A Itália também é terra de invenções. Em 1896 os italianos criaram a casquinha e no ínicio do século XX, o picolé.

Nutritivo

Se preparado com ingredientes de qualidade, o sorvete é um alimento nutritivo, já que contém proteínas, açúcares, gordura, vitaminas, cálcio, fósforo e outros minerais. Ele também é menos calórico do que se pensa: 100g de pão francês tem mais calorias do que a mesma porção de sorvete.

No Brasil

A fabricação de sorvete no Brasil começou em 1835, quando um navio norte-americano chegou ao Rio de Janeiro com toneladas de gelo. Lá, dois comerciantes começaram a vender sorvetes de frutas, que devia ser consumido assim que ficava pronto, antes de derreter. As sorveterias anunciavam a hora certa para ir tomar sorvete.

Sair de casa

Lemony Snicket

É sempre triste quando alguém sai de casa, a não ser que eles simplesmente tenham ido até a esquina e vão voltar em alguns minutos com sanduíches de sorvete.

Picolé

Outra história diz que em Minas Gerais no final do século XIX, iniciou-se a produção de picolés. Em 1941, a produção industrial de sorvetes começou no Brasil. Hoje, mais de 200 mil toneladas são consumidas por ano em nosso país.

23 de Setembro

Para celebrar essa sobremesa, favorita nos dias de calor, em 23 de setembro comemora-se o Dia Nacional do Sorvete. A data foi criada em 2002 e cai no mesmo dia do início da Primavera. Afinal, as temperaturas começam a subir e ninguém vai querer ficar sem um sorvete, não é?

Tipos diferentes

Sorbet: Um creme gelado e fino, feito com calda de açúcar misturada com suco ou purê de frutas, e com merengue italiano ou claras batidas. Às vezes, também leva bebidas alcóolicas.

Sherbet: A versão ocidental do sharbat. É feito com calda de fruta sobre gelo esmagado com água gaseificada.

Frozen Yogurt: O “sorvete de iogurte”, feito com leites fermentados. Ele é bem menos calórico do que o sorvete tradicional e está se tornando um favorito pelo mundo.

Bom Remédio

Ray Bradbury

Uma boa noite de sono, ou um berro de dez minutos, ou um pote de sorvete de chocolate, ou os três juntos, é um bom remédio.

Sorvete Caseiro

Quer fazer seu próprio sorvete? Experimente essa receita super prática de sorvete caseiro!

Ingredientes:

1/2 xícara (120 ml) de leite gelado
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 lata de leite condensado
1/8 colher (chá) de sal
475 ml de creme de leite sem soro ou fresco

Modo de preparo:

Misture o leite, a baunilha, o leite condensado e o sal. Reserve.
Bata o creme de leite até formar picos firmes. Misture o creme de leite ao leite condensado.
Despeje o sorvete num refratário baixo com capacidade para 2 litros. Congele por 2 horas, mexa o sorvete com uma colher e congele por mais 2 horas. Sirva a seguir.

Feliz

Caio Fernando Abreu

Meu coração é um sorvete colorido de todas as cores, é saboroso de todos os sabores. Quem dele provar, será feliz para sempre.