Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia da Mãe Preta

No dia 28 de setembro de 1871, a princesa Isabel assinou a Lei do Ventre Livre, um decreto que permitia a liberdade para filhos de escravas no Brasil do Segundo Reinado. A data foi escolhida para valorizar a figura da mulher negra daquela época, visto que tiveram uma enorme importância para a história do nosso país. As chamadas "mães pretas" eram as escravas que, de forma forçosa, cuidavam dos filhos de suas patroas brancas. Muitas vezes, sofriam abusos psicológicos, sexuais e físicos em meio a suas obrigações com a família que a escravizava. O Dia da Mãe Preta é essencial para exaltar a figura dessas mulheres guerreiras.

continue lendo
Compartilhar

Lei do Ventre Livre

Na mesma data em que se comemora o Dia da Mãe Preta, 28 de setembro, em 1817, a princesa Isabel assinou a Lei do Ventre Livre, que determinava que os filhos das escravas nascessem livres a partir de então.

Fortaleza

O Dia da Mãe Preta, 28 de setembro, vem para reconhecer a figura da mulher negra como uma lutadora, uma fortaleza que, mesmo em meio às atrocidades causadas pela escravidão, resistiu e segue forte.

Luta

O Dia da Mãe Preta, celebrado em 28 de setembro, foi criado para reconhecer a mulher negra escrava, dos primórdios do Brasil, como uma figura que merece respeito e valorização por suas lutas constantes.

Ancestralidade

O Dia da Mãe Preta, 28 de setembro, vem para lembrar que a mulher negra é feita de ancestralidade – que é força, resiliência e luta. Nesta data, lembre-se de tudo pelo qual a mulher negra já passou e lembre-se de respeitá-la e valorizá-la diariamente.

 

Reflexão

O Dia da Mãe Preta, celebrado em 28 de setembro, é uma boa data para propor uma reflexão sobre a história do Brasil a respeito do papel das mulheres negras nessa trajetória.

História

Neste 28 de setembro, Dia da Mãe Preta, é importante lembrar que a mulher negra é história: ela traz no peito a história do Brasil e merece ser valorizada como tal.

Fazer diferente

O dia 28 de setembro, em que comemoramos o Dia da Mãe Preta, vem para lembrar que nós precisamos fazer diferente daqui pra frente para que a história racista e escravocrata do Brasil nunca mais se repita.

Trajetória

No Dia da Mãe Preta, celebrado em 28 de setembro, lembre-se da trajetória das mulheres negras para chegarem até aqui e valorize cada passo dado por essas mulheres.

fechar