Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia do Gaúcho

Neste dia 20 de setembro, comemora-se o Dia do Gaúcho. Um povo que ama suas origens, que valoriza as suas raízes e não cansa de mostrar que a sua tradição e orgulho de ser o que se é importam e muito. O que você sabe sobre os gaúchos? Sobre a Revolução Farroupilha? Vivemos em um Brasil que deveria valorizar mais a própria cultura, por esse motivo reunimos informações essenciais sobre essa gente guerreira e amável. Gaúchos são grande parte da história do nosso país e não devem ser lembrados apenas pelo chimarrão, churrasco e pela forma de se comunicar. Vamos celebrá-los de verdade através de belas mensagens.

continue lendo
Compartilhar

Por que dia 20/9 é celebrado o Dia do Gaúcho?

A Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, fato histórico marcante na cultura sulista, que ocorreu em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, foi a inspiração para a escolha da data do Dia do Gaúcho, celebrado em 20/9.

Você sabe por qual motivo a Revolução Farroupilha tem esse nome?

Com duração de aproximadamente 10 anos, a Revolução Farroupilha consistiu em uma disputa de civis do estado do Rio Grande do Sul contra o Governo Imperial do Brasil. Por conta das roupas surradas dos guerrilheiros, a disputa ficou conhecida como Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos. Em 20 de setembro, é celebrado o Dia do Gaúcho.

Semana da Farroupilha

Por que comemorar em um dia se é possível estender para uma semana? No Rio Grande do Sul, as comemorações do Dia do Gaúcho (20/9) seguem esse pensamento. Na verdade, eles possuem a Semana da Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas realizada todos os anos entre os dias 14 e 20 de setembro.

Onde celebrar o Dia do Gaúcho?

Se você pensa que para comemorar o Dia do Gaúcho (20/9) é preciso ir até o Rio Grande do Sul, está enganado. Nos mais de 3 000 CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) espalhados por todo o Brasil, você encontra itens típicos da cultura gaúcha, como danças, vestimentas, culinária e apresentações musicais.

Como surgiu o termo “gaúcho”?

Nesta Dia do Gaúcho, 20 de setembro, você pode estar se questionando: “qual a origem da palavra gaúcho?”. Segundo especialistas, existe uma teoria que a palavra vem do idioma ameríndio andino, quíchua. Outros acreditam que vem do idioma árabe, da palavra caucho, o que significa chicote para domar as manadas.

Churrasco gaúcho

No Dia do Gaúcho, 20 de setembro, é impossível não falar (e desejar) o tradicional churrasco gaúcho. Para os especialistas locais, o segredo está na carne, que é fatiada em cortes espessos, deixando a versão mais suculenta do que a feita nos outros estados

 

Chimarrão

O chimarrão, também conhecido como mate, é servido dentro de uma cuia, com temperatura de 70 Grau Celsius. A bebida era consumida pelos índios guaranis e caingangues, que viviam onde agora encontram-se os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, entre outros. A bebida é um símbolo para os Gaúchos, que celebram o seu dia em 20/9.

Ritmos típicos do Rio Grande do Sul

Por conta dos imigrantes europeus, principalmente os alemães, as danças de salão tiveram uma forte influência no folclore rio-grandense. Com isso, os ritmos da valsa, do xote, da polca e da mazurca serviram de inspiração para os tradicionais vaneira, vaneirão, chamamé, milonga, rancheira, xote, polonaise e chimarrita, entre outras. O Dia do Gaúcho é celebrado em 20 de setembro.

Neste setembro amarelo, espalhe amor!

fechar