Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Santo Egídio

Padroeiro das pessoas portadoras de deficiência. Protetor dos moradores de rua. Um santo que ajuda nas convulsões de febre, contra o medo e contra a loucura. Um verdadeiro exemplo cristão! São Egídio distribuiu todos os bens que herdou entre os pobres e doentes e viveu isolado na oração e penitência em uma gruta durante muito tempo. Provando que Deus não estava apenas nos lugares mais ricos e sim dentro dele, guiando seus passos. Além disso, ajudou moradores de rua e pessoas com deficiência física, se tornando o seu padroeiro. Sua data comemorativa é dia 1º de setembro. Celebre-o, aprendendo mais sobre a sua história e compartilhando com todos que você conhece.

continue lendo
Compartilhar

Quem foi São Egídio?

São Egídio é conhecido por muitos como o protetor dos moradores de rua, de pessoas portadoras de alguma deficiência, daqueles que têm convulsão e também como um poderoso auxiliar contra o medo e a loucura. Seu dia é 1º de setembro e sua vida foi marcada por muito amor e devoção a Deus. Celebre-o, conhecendo um pouco melhor a sua história.

Conheça também o Dia de São Caetano

Nascimento e criação

Egídio nasceu na Grécia, mais especificamente em Atenas, no ano de 650. Sua família seguia os passos de Cristo e era nobre, sua criação rica não o impediu de seguir o chamado de Deus. Depois do falecimento de seus pais, ele seguiu uma vida eremita e passou a se dedicar completamente ao caminho sagrado. O dia 1º de setembro é dia de celebrar aquele que por mais rico que fosse encontrou o verdadeiro caminho e riqueza no reino de Deus. São Egídio!

Ajudando desafortunados

São Egídio nasceu rico e privilegiado, mas nada disso o impediu de se juntar aos cristãos que ajudavam os mais necessitados. Ele fez questão de distribuir todos os seus bens entre os pobres e doentes, depois disso passou a viver de forma humilde em grutas e se dedicar às suas orações e jejuns. Ele nunca quis possuir os bens materiais mais do que quis possuir a verdadeira preciosidade que era a sua fé. No dia 1º de setembro, se espelhe na bondade de São Egídio e ajude os desafortunados, seja com um prato de comida, uma moeda, seja com uma roupa que não lhe serve mais. Faça o bem e só assim você encontrará o reino dos céus.

Homenagens ao Dia de São Pio X

Milagres em vida

Após abdicar de todos os seus bens e viver nas grutas, São Egídio adquiriu o dom da cura e dos milagres. Com sua sabedoria sagrada, ele ajudou os desafortunados, não só doando todo o seu dinheiro. Certa vez, ele encontrou um morador de rua que estava sem roupas e doente, na porta de uma igreja, então ele o cobriu com seu próprio manto. No mesmo momento, o homem se levantou completamente curado e o agradeceu. Foi assim que São Egídio foi considerado o padroeiro dos moradores de rua. Neste 1º de setembro, olhe para o seu próximo como semelhante e não como seu inferior, porque dessa forma Deus olhará para você como uma pessoa rica de verdade.

Padroeiro dos moradores de rua

São Egídio não fez apenas um milagre, fez vários. Muitos relatos de pobres e moradores de rua comprovaram a sua bondade. Isso fez com que ele tivesse que se mudar para um lugar mais distante, porque ele não queria fama, ele queria ajudar o próximo. Mesmo assim, devemos dar graças a Deus por sua história e pedir a ajuda desse santo cheio de amor pelas pessoas que ainda se encontram na miséria e em situação de rua. O dia 1º de setembro é dia de levar a palavra e pedir por aqueles que não têm tanta sorte quanto nós. Usar a nossa voz para que a pobreza acabe e para que o bem seja feito.

Saiba mais sobre Santa Edith, a judia que enfrentou o holocausto

Ele ensinou sobre empatia

São Egídio não foi o primeiro que ajudou desafortunados, mas é o santo que salvou a vida de um morador de rua e por isso nos ensinou muito sobre empatia. Quando você olhar para um morador de rua, lembre-se de São Egídio, não só no dia 1º de setembro, mas todos os dias. Ofereça o que puder àquela pessoa, nem que seja apenas os seus ouvidos para escutar a história dela. Esse é o verdadeiro milagre da vida, a capacidade de se colocar no lugar do outro e não julgar o seu caminho.

O homem que acalmou o mar

No ano de 683, São Egídio abandonou Atenas e foi para a França. Segundo cristãos, uma tempestade devastou lugares e caiu sobre o navio em que ele se encontrava, todos haviam perdido a esperança em sobreviver, mas ele começou uma oração muito forte e as ondas começaram a se acalmar. Esse foi um dos muitos milagres que o santo fez, provando assim que aquele que confia em Deus não teme a morte. Dia 1º de setembro é dia de celebrar o homem que acalmou as ondas do mar com o poder de Deus.

 

Ele escolheu a pobreza

Para muitos a pobreza é sinal de derrota, mas para São Egídio foi sua verdadeira vitória. Um homem que nasceu em berço de ouro doou todos os seus bens materiais e foi viver em uma caverna, em Nimes, na França. Ele se acostumou vivendo como um pobre, bebendo leite de uma corsa, que muitos dizem ter sido enviada pelos céus para que ele não morresse de fome. Neste dia 1º de setembro, comece a observar se é dinheiro o que você precisa na sua vida ou o amor de Deus. Porque você pode ter tudo que quiser, mas se não tiver paz de espírito de nada valerão as suas riquezas.

Você também pode gostar de saber mais sobre Nossa Senhora da Agonia

Protetor dos portadores de deficiência

São Egídio vivia em extrema pobreza ao lado de sua corsa, que o alimentou por muito tempo nas cavernas. Certa vez, o rei dos visigodos estava caçando perto da gruta e tentou matar o animal, Egídio decidiu protegê-lo e levou uma flechada na perna, o que lhe proporcionou um ferimento muito grave. O rei se sentiu culpado, então decidiu visitar Egídio e ajudá-lo com médicos. Ele se curou, mas ficou com uma deficiência, o que o tornou além de protetor dos moradores de rua o protetor das pessoas com alguma deficiência. Dia 1º de setembro é dia de agradecer a São Egídio por toda a sua benevolência e pedir em oração para que ele nos proteja.

Amizade com o rei

São Egídio era um homem tão bom, que ficou amigo do rei que o feriu durante uma caçada. O rei sempre o procurava para ouvir seus conselhos e acreditava que a sua palavra era sagrada, comprovando assim que a verdadeira riqueza vem daquele que tem fé. O rei espalhou pela corte os feitos do santo dos moradores de rua e pessoas com deficiência, inúmeras pessoas começaram a procurá-lo na caverna onde ele morava e ele novamente começou a levar pessoas para o caminho de Deus. Que neste dia 1º de setembro você seja como São Egídio, um exemplo de sabedoria por onde passa.

O mosteiro de São Egídio

São Egídio abandonou a riqueza pelos pobres, salvou seu animal e ficou deficiente. Protegeu moradores de rua e pessoas com mobilidade reduzida, e foi assim que Deus o consagrou aqui na Terra. O rei que o feriu construiu um mosteiro e uma igreja para que o santo pudesse atender todos que o procuravam na gruta em que ele morava. Abandonar todos os luxos foi o que mais aproximou Egídio do reino dos céus. Aprenda com isso no dia 1º de setembro e se apegue mais aos seus feitos do que aos seus bens.

A cidade de Santo Egídio

Depois da criação da igreja e do mosteiro de São Egídio pelo rei, o povoado se transformou na cidade de Santo Egídio e após a morte dele o mosteiro foi confiado aos beneditinos. Ele faleceu no dia 1º de setembro de 720 e logo após a sua morte a sua sepultura virou um ponto de peregrinação. Muitos até hoje celebram a data ajudando pessoas com deficiência e moradores de rua. Siga o exemplo dessas pessoas e de São Egídio, tornando-se uma pessoa rica de verdade do amor de Deus.

Oração a Santo Egídio

“Deus todo-poderoso e bom, de quem tudo provém, infundi em nós a vossa graça para que, a exemplo de Santo Egídio, saibamos amar nossos irmãos de coração aberto e generoso. Nós vos louvamos e vos agradecemos, Senhor Nosso. Amém.” 1º de setembro é seu momento de celebrar São Egídio, homem que foi fiel a Deus e abandonou riquezas para alcançar o verdadeiro tesouro que é o reino dos céus. Celebre-o com uma oração e ajude as pessoas ao seu redor, pedindo por elas e contando a sua história.

O amor em forma de santo

São Egídio foi um grande homem, abandonou as riquezas para encontrar o verdadeiro sentido da caridade e fez o bem até o fim de sua vida. Dia 1º de setembro é o momento de celebrá-lo, compartilhando a sua história por meio das nossas mensagens e pedindo a sua proteção.

fechar