Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Nossa Senhora da Agonia

Nossa Senhora da Agonia é a Virgem Santíssima que intercede por aqueles que temem por suas vidas. Considerada padroeira dos pescadores da região do Minho, em Portugal, a santa, desde 1772, recebe romarias e procissões em sua homenagem. A data virou evento turístico em Portugal, atraindo, não só devotos, mas visitantes de todo o mundo que querem aproveitar as festividades portuguesas. No Brasil, há também um santuário para a Virgem, pois seu dia, 20 de Agosto, é celebrado mundialmente. A comunidade brasileira se iniciou em 1990, em Itajubá, e atualmente o Santuário é considerado um local sagrado que atrai peregrinos o ano inteiro. Conheça um pouco mais.

continue lendo
Compartilhar

Pescadores

No dia 20/08 celebramos o dia de Nossa Senhora da Agonia, padroeira dos pescadores. A virgem Santíssima era invocada pelos pescadores e navegadores de Viana do Castelo, em Portugal. A Santa recebeu esse nome, pois como os pescadores enfrentavam muitas agonias ao navegar no mar revolto da região, oravam por suas vidas. Os devotos e suas famílias, temendo naufrágios, oravam para Nossa Senhora da Agonia, clamando por salvação.

Agradeça às graças de Maria no Dia de Nossa Senhora

Santuário

Ainda hoje, em Viana do Castelo, há o santuário em homenagem à Virgem, construído em 1700. Desde essa época, multidões peregrinam anualmente para orar para Nossa Senhora da Agonia. Dia 20/08 celebramos a padroeira dos pescadores e oramos: Nossa Senhora da Agonia, rogai por nós.

Confusões

Muitos associam Nossa Senhora da Agonia com Nossa Senhora das Sete Dores, dentre outros nomes. No entanto, Nossa Senhora da Agonia é a Virgem que intercede por seu próprio filho, que morreu para a remissão dos pecados da humanidade. Dia 20 de Agosto, em homenagem à Santa, celebramos e oramos, relembrando as agonias de estar entre a morte e a vida.

Procissão Marítima

As cerimônias para louvar a Nossa Senhora da Agonia se tornaram cada vez mais populares, devido às procissões marítimas. Pessoas do mundo todo viajam à Viana do Castelo não apenas para orar, mas para assistir aos fogos, shows e eventos que acontecem em homenagem à Santa. Dia 20 de Agosto, dia de Nossa Senhora da Agonia, os homens se vestem com camisas quadriculadas e, rodeados por devotas, percorrem as ruas da Ribeira, carregando os andores da festa em seus ombros. Nessa romaria que se inicia no mar, o regresso à terra é enfeitado pelos típicos tapetes de sal e flores, que enfeitam as ruas de Viana do Castelo.

Oração

Dia 20 De Agosto é dia de Nossa Senhora da Agonia, padroeira dos pescadores e dos que sofrem. Oremos à Nossa Senhora da Agonia:

“Ó Maria, Rainha dos Mártires, Senhora da Agonia,

Vós que permanecestes de pé junto à Cruz de Vosso Divino Filho JESUS e, às Suas palavras

“Mulher, eis o Teu Filho” e “Filho, eis Tua Mãe”

tornastes-Vos nossa Mãe, acolhei, com bondade, a nossa prece filial.

Ó Senhora da Agonia,

assim como o discípulo acolheu-vos em sua casa,

também nós queremos abrir-vos as portas dos nossos corações,

dos nossos lares, consagrando-vos toda a nossa vida:

passada, presente e futura.

Exercei, pois, vossa função de Mãe,

ensinando-nos a viver, em todos os momentos,

a vontade de Deus, levando-nos, assim,

a imitar o vosso SIM de Nazaré, que culminou com o SIM do Calvário.

Vinde, ó, Mãe,

em socorro de nossas angústias,

não permitindo que nos desviemos do

caminho do bem, da verdade, do amor!

Conduzi nossas vidas ao porto seguro da salvação,

que é Jesus!

Ousando somar nossas agonias às Vossas,

diante desta dificuldade (pedido),

recorremos à Vossa maternal proteção,

com a confiança de que não ficaremos

decepcionados em nossas súplicas. Amém.

Nossa Senhora da Agonia,

rogai por nós.”

Poema

Acredita-se que a origem do nome da Virgem está relacionada ao poema de Jacopone de Todi, um poeta italiano que escreveu sobre a agonia da Mãe de Jesus junto à agonia do próprio Cristo na Cruz .“Stabat Mater Dolorosa” é o nome do poema de 20 estrofes, no qual é narrada a luta angustiante de Maria diante do sofrimento e da morte de seu filho, Jesus. Dia 20 de Agosto, celebramos o dia de Nossa Senhora da Agonia. Eis alguns trechos do poema, que pode ser encarado como uma epopeia da Virgem:

“De pé, a mãe dolorosa

junto da cruz, lacrimosa,

via o filho que pendia.

Na sua alma agoniada

enterrou-se a dura espada

de uma antiga profecia

Oh! Quão triste e quão aflita

entre todas, Mãe bendita,

que só tinha aquele Filho.”

Celebre em julho o coração bondoso de Santa Isabel

Intercessora

No dia 20 de agosto, dia de Nossa Senhora da Agonia, pedimos à Virgem que interceda por nós:

“Maria conhece todas as nossas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e esperanças. Interessa-se por cada um de seus filhos, roga por cada um com tanto ardor, como se não tivera outro. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus).

Ó Maria, Rainha dos Mártires, Senhora da Agonia, vós que permaneceste de pé junto à Cruz de Vosso Divino Filho Jesus e, às suas palavras: Mulher, eis o teu Filho; filho, eis a tua Mãe, tornastes-vos nossa Mãe; acolhei, com bondade, nossa prece filial.

Ó Senhora da Agonia, assim como o discípulo acolheu-Vos em sua casa, também nós queremos abrir-Vos as portas de nossos corações, de nossos lares, consagrando-vos toda a nossa vida passada, presente e futura.

Exercei, pois, Vossa função de Mãe, ensinando-nos a viver, em todos os momentos e vontade de Deus, levando-nos assim a imitar o Vosso sim de Nazaré, que culminou com o sim do Calvário. Vinde, ó Mãe, em socorro de nossas angústias, não permitindo que nos desviemos do caminho do bem, da verdade e do amor. Conduzi nossas vidas ao porto seguro da salvação, que é Jesus. Ousando somar nossas agonias às vossas, diante desta dificuldade (pedir a graça desejada), recorremos à vossa maternal proteção, com a confiança de que não ficaremos decepcionados em nossas súplicas. Amém. Nossa Senhora, rogai por nós. Amém.”

 

Rogai por Nós

No dia 20 de agosto, pedimos à Nossa Senhora da Agonia que rogue e interceda por nós. Ó Mãe Santíssima, intercede por nossas dores e agonias. Fica ao nosso lado e nos dá proteção. A ti rogamos, Maria. Amém.

Touradas

Para celebração do dia de Nossa Senhora de Agonia, no dia 20 de agosto, além das procissões e festas, era de costume realizar também touradas. Esse tipo de evento atraía muitos turistas, principalmente espanhóis. Atualmente, no entanto, as touradas foram abolidas nessa comemoração e a cidade de Viana do Castelo, cidade que realiza as maiores festas em homenagem à Virgem, desde 2009, é uma cidade antitouradas.

Romaria

No dia 20 de agosto é celebrado o dia de Nossa Senhora da Agonia. Entre missas e festas, acontece também a romaria. A romaria em homenagem à Virgem se iniciou em 1772 e trazia pescadores de todas as zonas de Portugal e da Galiza para Viana do Castelo, na região do Minho. Além de procissões marítimas, a região realiza festas, shows, feiras de artesanato e diversas outras celebrações durante todo o mês de agosto.

Nas festas típicas, as mulheres vestem roupas tradicionais e colocam joias de ouro; uma das peças mais comuns é o crucifixo, que simboliza fé e devoção.

Conheça a história do Dia de Todos os Santos

fechar