Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem

Nossa Senhora da Boa Viagem, como o nome sugere, é uma santa conhecida por proteger as pessoas que realizam viagens por todos os lugares. Para quem compartilha essa crença, carregar uma imagem desta santa durante um longo percurso pode ser motivador e protetor. Para celebrar o Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, comemorado em 15 de agosto, você pode compartilhar mensagens que falam sobre essa santa ou sobre sua relação com ela. Ou então você pode aprender sobre o que ela representa e como ela está presente no Brasil. Independentemente do que você acha melhor, a seguir encontrará o conteúdo ideal para essa data. Compartilhe toda a sua devoção por essa santa com quem você ama!

continue lendo
Compartilhar

Uma boa viajante

Pela vontade de Deus, Maria fez algumas viagens importantes, como a visita a Santa Isabel, mãe de São João Batista, passagem que pode ser lida em Lucas 1, 39-80. A segunda viagem ela fez quando estava grávida de quase nove meses, de Nazaré a Belém, lugar onde Jesus nasceu. A passagem está em Lucas 2. Nossa Senhora da Boa Viagem é celebrada em 15 de agosto.

Fuga

Virgem Maria saiu fugida da Sagrada Família para o Egito, por conta dos Herodes (Mateus 2, 13-15). A última viagem foi após morte de Herodes (Mateus 2, 19-23), quando a Sagrada Família volta para Nazaré. Tantas viagens cheias de perigo foram enfrentadas com luta e fé por Maria, rendendo-lhe o título de Nossa Senhora da Boa Viagem. A santa é celebrada em 15 de agosto.

Uma bonita homenagem

Popas de navios são cobertas pelo nome de Nossa Senhora da Boa Viagem e pescadores constroem o nicho do castelo na proa, para que a lâmpada acesa para ela nunca se apague. Sua festa é comemorada em 15 de agosto.

 

Livres da solidão

No Brasil, os devotos de Nossa Senhora da Boa Viagem chegaram com os descobridores, que vieram ao país protegidos pela Virgem Maria. Para eles, "Mãe Santíssima" os livraria da solidão do mar e, se algo acontecesse, ao menos teriam a paz eterna. O culto a Nossa Senhora da Boa Viagem acontece em 15 de agosto.

Primeiro santuário

O primeiro santuário de Nossa Senhora da Boa Viagem, cuja data de comemoração é 15 de agosto, foi erguido em 1618, em Portugal, na província de Arrábida. Já no Brasil, em Salvador, na praia de Boa Viagem, existe uma linda paróquia em homenagem a ela. Seu dia é comemorado em 15 de agosto.

Cultuada pelos cariocas

Nossa Senhora da Boa Viagem é reverenciada no Rio de Janeiro desde meados de 1663, por causa dos seus milagres em benefício dos pescadores. Sua festa é comemorada em 15 de agosto.

Capela no interior

Em Minas Gerais, há histórias também. Marinheiros foram em busca de ouro e levaram a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem. Na cidade de Itabirito, construíram uma paróquia e sua homenagem. A data de sua festa é 15 de agosto.

Padroeira de São Bernardo do Campo

A capela de São Bernardo do Campo ficava no caminho de Planalto de Piratininga e recebia muitos viajantes que passavam pelo temido Caminho do Mar, onde paravam para pedir proteção à Nossa Senhora da Boa Viagem, que é cultuada em 15 de agosto.

Uma capelinha sem teto

Na cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, foi construída uma capela dedicada à Nossa Senhora da Boa Viagem. Moradores antigos afirmaram que, no início, o lugar não tinha teto, apenas três paredes, e dentro, uma imagem da Santa.

Imagem resistente

A imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem resistiu ao tempo desde que foi colocada na capela em São Bernardo do Campo. Hoje, a mesma imagem recebe preces de devotos da Procissão dos Carroceiros. Sua festa é comemorada em 15 de agosto.

fechar