Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Play PPS Book Download Heart Whatsapp Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube 9 Giga Up

Dia de São Bernardo

São Bernardo foi canonizado ainda na Idade Média e é conhecido por seus feitos dentro da Igreja. Nascido em uma família rica, São Bernardo sempre foi dedicado à religião e conseguiu converter inúmeras pessoas, até mesmo a um de seus irmãos que já era casado e, juntamente com ele, a sua cunhada. Além da criação de inúmeros monastérios por toda Europa, São Bernardo possui devotos no mundo todo e é reconhecido por sua grande influência dentro da Igreja Católica. No dia 20/08, aniversário de sua morte e canonização, relembramos alguns de seus feitos e oramos em sua memória. São Bernardo, intercedei por nós.

Santo francês

São Bernardo é um santo francês, originalmente chamado Bernard de Fontaine, abade de Clairvaux (Claraval), sendo abade principal da Abadia de Claraval após a fundação desta. Nasceu em 1090 e faleceu em 1153. Foi canonizado em 1174, reconhecido então como São Bernardo. No dia 20/08, celebremos o seu dia em memória à sua vida e dedicação à igreja.

Dia de São Nicolau: conheça esse santo!

Obras

Ao longo de sua vida, São Bernardo fundou 68 monastérios dentre os países França, Inglaterra, Alemanha e Espanha. Também foi autor de diversos escritos como a regra monástica da Ordem dos Templários, o "Tratado do Amor de Deus", o "Comentário ao Cântico dos Cânticos" entre outras orações como a invocação da Virgem Maria." Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria" foram palavras eternizadas por São Bernardo as quais até hoje pronunciamos na oração “Salve Rainha”. No dia 20/08, celebramos o dia de São Bernardo e todas as suas ações pela Igreja Católica.

Vida religiosa

São Bernardo veio de uma família nobre e estudou em colégio de clérigos. Sempre demonstrou muita afeição à Virgem Maria e a chamava de “rainha dos céus”. Aos 19 anos, após perder sua mãe, Bernardo decidiu dedicar-se a uma vida de orações e solidão, conhecida como “Vida Consagrada”, em penitências e estudos espirituais e litúrgicos.

Claraval

Após sua nomeação de abade na Abadia de Claraval em 1115, Bernardo estabeleceu um regime muito difícil e austero, o que o deixou doente. Seu amigo, Guilherme de Champeaux, que era bispo, teve que intervir em sua atuação devido a essa austeridade. A abadia de Claraval progrediu muito e existe até hoje como um dos principais marcos de São Bernardo. Neste dia 20/08, pedimos: São Bernardo, rogai por nós.

Caçador de Almas

São Bernardo era conhecido como “caçador de almas e vocações” por ser capaz de converter centenas de pessoas e levá-las para seus monastérios. Conta-se que mais de 700 homens professaram votos de fé em seus monastérios. Também o chamavam de “oráculo da cristandade”, por ser sempre consultado por altos cargos religiosos, devido aos seus grandes conhecimentos espirituais e intelectuais. Que no dia 23/08 possamos nos inspirar um pouco em São Bernardo e pedindo: “São Bernardo, fazei-me como tu”.

Oração de São Bernardo

Como grande devoto da Virgem Maria, São Bernardo escreveu belas orações em homenagem à Santa. Hoje, 20/08, dia de São Bernardo, oramos: “Lembrai-Vos, Oh! puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que têm recorrido à Vossa proteção, implorado a vossa assistência e reclamado o vosso socorro, fosse por vós desamparado.

Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, Virgem entre todas singular, como a Mãe recorro, de Vós me valho e gemendo sob o peso de meus pecados me prostro a vossos pés. Não desprezeis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia e de me alcançar o que vos rogo. Amém”.

Motive-se com lindas mensagens sobre a fé

Oração para devoção

Conhecido por suas conversões e por levar as pessoas à fé católica, a oração a São Bernardo pede forças em devoção. Hoje, 20/08, para homenagear São Bernardo, oremos: “Santo Abade de Claraval, São Bernardo, fervoroso servo de Maria, a Igreja o honra e o invoca universalmente como padroeiro das causas mais difíceis visto dirigir a Maria todo o seu fervor. Assim peço que, com Maria, venha pedir por mim a Jesus. Eu estou sozinho e desamparado. Faça uso, eu imploro, do seu especial privilégio que Maria deu a voz para trazer um benefício visível e rápido a esse seu servo desesperado. Venha assistir a esse servo que está em grande dificuldade e grande necessidade de consolo e ajuda e atribulado e com sofrimentos.

Assim me consiga a graça (pedido), e ainda a graça da salvação de minha alma.

E que isto possa agradar a Deus. A vós, seu eleito para sempre. Eu prometo amado São Bernardo, sempre honrar-vos com fervor, e como especial padroeiro, encorajar a devoção a vós. Amém.”

Cruzadas

Ao final de sua vida, São Bernardo escreveu uma obra chamada “Sobre a Consideração”. Aceitando a responsabilidade sobre a segunda cruzada, e ainda sobre o fracasso desta, que atribuiu às heresias dos cruzadores. Sobre essa Cruzada, São Bernardo afirma em sua obra que preferia que “os murmúrios dos homens se levantassem contra ele do que contra Deus”. Ainda assim, São Bernardo foi responsável por ordens militares criadas para acolher e defender aqueles que iam à Terra Santa para combater o Islã. Dia 20/08 é conhecido como dia de São Bernardo e é um dia para relembrar todos os grandes feitos desse Santo dentro da Igreja Católica.

Portugal

Existem alguns mitos sobre São Bernardo e Portugal. Dizem que, quando se estabeleceu a Ordem de Cister, no Mosteiro de São João de Tarouca, em Portugal, no ano de 1142, o próprio São Bernardo teria presenciado essa criação. Outros associam a independência de Portugal a São Bernardo devido à mediação de sua abadia ter sido fator de grande influência na independência do país por intervenção do Papa.

Ordem de Cister

A ordem de Cister ou ordem Cisterciense é uma ordem católica beneditina a qual pertenceu São Bernardo. Seus monges e monjas são conhecidos como “monges brancos” devido à cor usada em seus hábitos. São Bernardo é tido como mentor espiritual da ordem por ser um dos mais reconhecidos cistercienses e ter sido grande responsável pelo desenvolvimento da ordem em aspectos culturais, econômicos e sociais. Dia 20/08 é dia de São Bernardo, Santo da Ordem Cister.

Entenda tudo sobre o Dia de São José da Cruz