Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia da Assunção de Nossa Senhora

Virgem Maria é uma figura muito importante para a Bíblia. Foi ela, afinal de contas, que deu luz a Jesus. Assim, iniciou-se uma série de acontecimentos que mudaram o mundo. No dia 15 de agosto, data em que ela finalmente encontrou o paraíso, comemora-se o Dia da Assunção de Nossa Senhora. Comemore!

continue lendo
Compartilhar

Dormição de Maria

Você sabia que, o Dia da Assunção de Nossa Senhora, celebrado anualmente em 15 de agosto, também possui outra denominação? O termo “Dormição de Maria” surgiu porque, segundo as lendas, Virgem Maria adormeceu e, quando acordou, estava sendo levada por anjos enviados por Deus ao céu.

Feriados

Alguns estados e cidades brasileiras adotaram o Dia da Assunção de Nossa Senhora como um feriado. Em Belo Horizonte, por exemplo, as pessoas ficam sempre livres de suas obrigações no dia 15 de agosto. Aquelas que são religiosas, contudo, acabam exercendo outros tipos de atividades.

Padroeira

Virgem Maria é uma santa muito importante para a religião cristã. Por isso, não é nenhuma surpresa que ela seja a padroeira de inúmeros locais, não é mesmo? No Brasil, esses lugares incluem: Jales (SP), Caçapava do Sul (RS), Cabo Frio (RJ) e Oeiras (PA). Lá, o dia 15 de agosto é tratado com muito respeito e carinho!

Recompensa

Existe certa polêmica acerca do Dia da Assunção de Nossa Senhora. Ela, afinal de contas, não poderia ter ido ao céu por conta própria, já que não tinha esse poder. Contudo, a data, comemorada no dia 15 de agosto, pode ser explicada de maneira relativamente simples: Deus, ao ver todos os esforços de Maria, resolveu recompensá-la por todo o seu trabalho e por sua fé, permitindo, então, sua ascensão.

Salvação

Em 1950, Papa Pio XII, em sua Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, afirmou que o Dia da Assunção de Nossa Senhora, comemorado anualmente em 15 de agosto, foi um presente de Deus. Assim, eliminou-se o mistério da salvação: Virgem Maria, afinal de contas, com toda a sua fé inabalável, mereceu ser elevada aos céus.

Sofrimento

Quem estudou a Bíblia sabe que Virgem Maria sofreu muito em vida. Além de perder seu filho, teve que lidar com as dúvidas de seu marido, com o abandono e pobreza de Belém, o ódio das autoridades, entre tantos outros acontecimentos. Por isso, é fácil entender porque Deus concedeu clemência a ela, gerando, assim, o Dia da Assunção de Nossa Senhora, que ocorreu em 15 de agosto.

No Dia de Nossa Senhora, cultive a fé e a gratidão

 

Tocada por Deus

Ao analisar toda a vida de Virgem Maria, podemos perceber que ela sempre foi uma pessoa iluminada. Tocada por Deus, teve a honra de conceber Jesus Cristo. Por graça e privilégio, foi erguida aos céus no emblemático Dia de Assunção de Nossa Senhora. Hoje, a data de 15 de agosto continua sendo muito importante para o calendário cristão!

Prefácio da Solenidade de Assunção

“Hoje, a Virgem Maria, Mãe de Deus, foi elevada à glória do céu. Aurora e esplendor da Igreja triunfante, ela é consolo e esperança para o vosso povo ainda em caminho, pois preservastes da corrupção da morte aquela que gerou, de modo inefável, vosso próprio Filho feito homem, autor de toda a vida.”

Nesse dia tão importante para a comunidade cristã, em que comemoramos o Dia da Assunção de Nossa Senhora, devemos, não só hoje, em 15 de agosto, mas sempre honrar essa santa que nunca perdeu a fé.

Exemplo de mulher

São várias as dificuldades que as mulheres encontram em sua vida e em seu caminho. Mesmo assim, Virgem Maria nunca parou de lutar e nunca perdeu a sua fé. Por isso, hoje, é considerada um exemplo de mulher. Sua bondade e força infinita resultaram em sua assunção, que é celebrada anualmente no dia 15 de agosto.

Domingo

O Dia da Assunção de Nossa Senhora ocorre, de fato, em 15 de agosto. Contudo, caso a data não caia em um domingo, é comemorada sempre no domingo posterior. Assim, garante-se a participação de todas as pessoas interessadas, que consiste em cristãos fiéis que não perdem a chance de homenagear a santa que deu a luz a Jesus!

Feriado nacional

Em muitos países, o Dia da Assunção de Nossa Senhora, que ocorre em 15 de agosto, é um feriado nacional! Por isso, muitas procissões e festas populares ocorrem. No Brasil, mesmo a data sendo muito importante, tornou-se um feriado apenas em cidades específicas.

Fête nationale

No Canadá, é comemorado a chamada “fête nationale” entre os acadianos, ou seja, pessoas que têm a Virgem Maria como padroeira. Sendo assim, no dia 15 de agosto, data em que se comemora o Dia da Assunção de Nossa Senhora, todos os comércios fecham e as pessoas vão a procissões e comemorações.

fechar