Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de Santa Raimunda

Os feitos de Santa Raimunda são conhecidos por centenas de pessoas de regiões como Acre, Peru e Bolívia, mas nem todo mundo sabe da existência desta devota, embora ela seja muito popular. Falecida em 1910, a história de Santa Raimunda é levada até hoje como uma luta contra a violência à mulher. Mesmo o Estado do Acre sendo muito pouco habitado na época, os fatos de sua vida se espalharam no meio da floresta e conquistaram milhares de fiéis desde a sua morte. Até hoje, pessoas que creem em seu poder divino recebem graças por meio de sua intercessão e são abençoadas com milagres considerados impossíveis.

continue lendo
Compartilhar

Muito popular

Conhecida também como "Alma do Bom Sucesso" e ainda "Santa Raimunda do Bom Sucesso", ela é uma santa de devoção popular. É assim cultuada pelo povo da região do Rio Iaco, no Acre, vizinhança da Bolívia e do Peru. O dia em que comemoramos Santa Raimunda é 15 de agosto.

Conheça também o Dia de Santa Mônica

Pelas mulheres

O município onde a devoção a Santa Raimunda é mais forte se encontra no Acre e chama-se Assis Brasil. Ela é importante principalmente para as mulheres vítimas do machismo. Seu dia é comemorado em 15 de agosto.

Santa pelo povo

Infelizmente, Santa Raimunda, que é cultuada em 15 de agosto, não é canonizada pela Igreja, mas muitos fiéis não se incomodam e a veneram com orações, pedidos, peregrinações e até comemorações em sua homenagem. Eles acreditam no poder de Santa Raimunda, tendo, inclusive, experimentado milagres.

Mulher simples

Dentro do município de Assis Brasil existe o Seringal Cumaru, onde a história de Santa Raimunda é contada. Ela, mulher simples e caridosa, faleceu sozinha por causa de complicações no parto, realizado embaixo de uma seringueira. Seu dia é comemorado em 15 de agosto.

Vítima de machismo

Santa Raimunda, que é celebrada em 15 de agosto, sempre acompanhava o marido até o seringal, mesmo nos últimos dias da gravidez. O marido, machista, se irritou porque ela não conseguia mais andar ao seu lado e a deixou em uma seringueira, onde ela teve complicações no parto.

Brutalidade e morte

Alguns relatos revelam que o marido de Santa Raimunda, antes de abandoná-la na seringueira, teria batido nela. Lá, sozinha, ela entrou em trabalho de parto. Mas as complicações a levaram à morte. Seu dia é comemorado em 15 de agosto.

 

Perfume divino

No local em que Santa Raimunda foi sepultada, aos pés da seringueira, foi sentido um perfume celestial. Neste momento, a devoção a ela começou e os fiéis a veneram todo dia 15 de agosto.

Sem chuva

Um seringueiro foi tocado por um dos milagres de Santa Raimunda, que é celebrada em 15 de agosto. Contaminado pela malária, não poderia tomar chuva, mas como se sustentaria? A chuva caiu e ele pediu ajuda à Santa. A chuva não parou, mas ele não se molhou e continuou trabalhando. A história, então, se espalhou e, no lugar onde a santa morreu, foi erguida uma capela.

Fieis de outros países

Peru e Bolívia são países que trazem fiéis para visitar o túmulo e a capela de Santa Raimunda, festejada em 15 de agosto. Romarias e peregrinações sempre são feitas.

fechar