Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia da Nossa Senhora da Vitória

O Dia de Nossa Senhora da Vitória é comemorado anualmente, em 15 de agosto. Essa santa é conhecida em todo o mundo, chegando a lugares como França, Portugal e Espanha. A história de Nossa Senhora da Vitória revela momentos delicados da Igreja Católica e celebra as vitórias que cada nação que a idolatra acumulam. Se você ainda não conhece essa santa, que também é considerada como a Virgem Maria, as mensagens a seguir vão te ajudar. Se você procura mensagens para celebrar essa data comemorativa pedindo benção a Nossa Senhora da Vitória, também vai encontrar aqui. Mostre o quanto você idolatra essa santa e conte a história dela para quem você conhece!

continue lendo
Compartilhar

Quem foi Nossa Senhora da Vitória

Não se tem relatos de que Nossa Senhora da Vitória foi uma mulher específica que realizava milagres ou fez grandes feitos durante a vida. Em cada país ou em cada cultura ela é citada de uma maneira. O que há em comum na maioria das dessas histórias é: Nossa Senhora da Vitória é a própria Virgem Maria. Além disso, a santa está associada às vitórias dos povos de cada uma das épocas.

França

Em 1627, a cidade francesa de La Rochelle tinha se tornado um grande reduto do protestantismo. Dessa forma, o Rei Luís XIII, que era católico, queria pôr fim a essa onda que dominou a região. Foi então que ele pediu para que a sua esposa, a Rainha Ana da Áustria, motivasse os católicos a fazerem orações públicas pedindo a vitória da fé católica nas igrejas de Paris. Todos seguiram os conselhos rezando e pedindo ao Senhor pela intercessão de Virgem Maria. No fim de tudo, quando Luís avançou sobre os protestantes, viu todos se renderem.

Gratidão dos reis franceses

Com a vitória alcançada de maneira fácil contra os protestantes, o Rei Luís lançou na cidade de Paris a pedra fundamental da igreja, chamando assim de Igreja de Nossa Senhora da Vitória. Essa foi o início de uma série de homenagens. Mais tarde, a realeza tinha o desejo de ter um filho, mas a dificuldade era enorme. Após pedirem a intercessão de Nossa Senhora, um camponês chamado Irmão Fiacre teve uma visão de Virgem Maria dizendo que o pedido seria atendido se fossem rezadas novenas em determinadas igrejas. Uma delas? A Igreja de Nossa Senhora da Vitória. E foi assim que a rainha Ana da Áustria deu à luz a um lindo bebê e Luís consagrou a família real e o país inteiro a Nossa Senhora.

Málaga

No ano de 1487, o Rei Fernando iniciou o sítio de Málaga, na Espanha, com um exército imponente. O plano era persuadir os habitantes para que entregassem a praça do local, mas o tirano que dominava a cidade mandou degolar todos que participavam essa tentativa. Dessa forma, Fernando então deu início ao sítio e instalou seus efetivos diante dos muros de Málaga. Em meio a esses muros, criou uma espécie de templo, onde mandou pôr a imagem da Virgem Maria.

Caridade e misericórdia. Festeje o Dia de São João Eudes

Venerada em Málaga

Depois de muitas lutas, mortes e ameaças, no dia 18 de agosto a situação mudou. Quem estava na praça se rendeu e imediatamente tropas castelhanas entraram, colocando assim a cruz nas torres do forte. Fernando e sua esposa Isabel atribuíram tudo a um milagre da Santíssima Virgem e resolveram assim edificar um templo no local em que a imagem da santa já estava instalada. Desde então, ela recebeu o nome de Nossa Senhora da Vitória, sendo venerada em Málaga até os dias de hoje.

Espanha

Uma outra história ligada a Espanha e ao Rei Fernando conta que o país fazia esforços para expulsar os mouros da cidade de Granada. Nessa época São Francisco de Paula enviou alguns frades para acalmar a realeza diante de uma possível invasão muçulmana. Três dias depois da chegada dessas missionários, os mouros foram derrotados. Isso aconteceu em 18 de agosto de 1487 e em gratidão, o Rei Fernando e sua esposa Isabel pediram para erguer uma igreja com o nome de Nossa Senhora da Vitória.

Brasil

Antes da vinda dos primeiros donatários à Bahia de Todos os Santos, existia ali uma colônia de portugueses que viviam em harmonia com os índios. Mas, certo dia chegou o donatário Francisco Pereira Coutinho. Apesar de parecer amigável, provocou e maltratou os indígenas, que irritados com os abusos começaram a lutar contra os colonos. Em um dos combates, os portugueses foram assediados por um exército de silvícolas. Foi nesse momento que pediram ajuda da Virgem Maria e no fim da batalha acabaram derrotando os inimigos. Como forma de gratidão a mãe de Deus, deram a ela o título de Senhora da Vitória e construíram um templo em sua homenagem, formando assim a primeira Igreja Matriz da Bahia.

 

Dia de Nossa Senhora da Vitória

Por existirem diversas histórias em diferentes países, não há um dia certo para comemorar o dia de Nossa Senhora da Vitória. Na maior parte das pesquisas encontra-se o dia 15 de agosto como o dia da festa litúrgica da santa. Que possamos honrá-la e lembrar de cada pequena prova que ela deu a cada um dos povos que a adoravam. Viva Nossa Senhora da Vitória!

Dia de São Raimundo de Nonato. Descubra a história de quem honrou sua vida ajudando cristãos!

Oração a Nossa Senhora da Vitória

“Santíssima Virgem Maria, Nossa Senhora das Vitórias, filha dileta de Deus Pai, Mãe de Jesus, nosso Salvador, tabernáculo do Espírito Santo, eis-me aqui diante de vossa imagem, para consagrar-me inteiramente a vós. Trago-vos, Senhora, minha vida, meu trabalho, os sofrimentos e as alegrias, as lutas e as esperanças, tudo que tenho e que sou para oferecer ao vosso filho por vossas mãos de mãe. Sou todo vosso, ó Maria. Peço vossa proteção para nunca abandonar a fé católica, traindo a Jesus. Conservai-me na graça de vosso divino filho. Dai-me força para viver de verdade o amor fraterno e assumir minha responsabilidade de cristão no mundo. Ó Senhora das Vitórias, aceitai-me como filho(a) e guardai-me sob o vosso manto protetor. Amém!”

Proteção a Nossa Senhora da Vitória

Nossa Senhora da Vitória, a ti peço: proteja-me e me guie pelo melhor caminho. Seja minha força quando eu fraquejar, erga-me quando eu ousar cair e mostre-me que a vitória é possível de ser conquistada. Nossa Senhora da Vitória, esteja comigo, com todas aqueles que têm meu amor e ilumine cada pequeno ato que vier de nós. Que assim seja.

Ó, Virgem Maria

Ó, Virgem Maria, obrigada(o) pelas vitórias que me fez alcançar, por toda a força que sempre ofereceu a mim e às minhas escolhas. Obrigada(o) por iluminar meus pensamentos e por abrir os caminhos a mim quando mais precisei de uma prova. Espero te honrar, te louvar e te exaltar à maneira que merece. Viva Nossa Senhora da Vitória!

Mãe querida

Foi ela que me deu forças e que me mostrou que era possível;

Foi ela que me levantou e provou que eu era capaz;

Foi ela que me trouxe amor em forma de paz.



Gratidão a ti, Nossa Senhora da Vitória. Toda honra e toda glória a ti, ó mãe querida.

fechar