Mensagens Com Amor Menu Search Close Angle Birthday Cake Asterisk Spotify Play PPS Book Download Heart Share Whatsapp Facebook Twitter Pinterest Instagram YouTube Telegram Copy Up Check

Siga-nos

Dia de São João Eudes

São João Eudes intercedeu pela Igreja Católica reformando o clero em um de seus momentos mais sombrios. Dedicou-se a cuidar dos enfermos e necessitados, abrigou prostitutas e crianças abandonadas e reformou, também, a fé cristã. Conheça mais sobre sua vida de caridade e misericórdia e aproveite este 19/8 para lembrar de seus feitos e de sua vida santa. São João Eudes, rogai por nós e intercedei por todos aqueles que o necessitam. Que suas palavras nos iluminem e que sua vida nos inspire a agir de acordo com sua santidade. Que saibamos viver em humildade, amor e fé, de acordo com a vontade de Cristo.

continue lendo
Compartilhar

História

Desde pequeno, João Eudes já se mostrava devoto a Deus. Estudou em colégio jesuíta e, contra os desejos dos pais, fez voto de castidade e se dedicou aos estudos religiosos. Se ordenou aos 24 anos e se dedicou ao povo e à Igreja. No dia 19/8 oramos: São João Eudes, rogai por nós.

Ordem de Nossa Senhora

São João Eudes fundou uma ordem para proteger prostitutas e crianças abandonadas. Em pleno século 17, esse santo teve sensibilidade e compreensão para dar assistência aos que mais necessitavam e acreditava que a função da Igreja era exercer o amor misericordioso de Deus. No dia 19/8 relembramos o legado de São João Eudes e rogamos para que possamos ser iluminados por sua graça.

Intercessor

Neste 19/8, Dia de São João Eudes, oremos: “Dai-nos, Senhor, pela intercessão de São João Eudes, a graça da devoção aos Santos Corações de Jesus e Maria. Concedei-nos, por sua intercessão, o auxílio de que necessitamos. Amém!” Vamos louvar ao santo que tem um legado de reformas e ações misericordiosas na Igreja Católica.

Invocações à Virgem

Dia 19/8, é Dia de São João Eudes, santo que foi iluminado pela Virgem Santíssima para interceder por pecadores e ajudá-los em sua conversão. Para crescer em devoção, oremos:

“Ave Maria, Filha de Deus Pai.

Ave Maria, Mãe de Deus Filho.

Ave Maria, Esposa do Espírito Santo.

Ave Maria, templo de toda a Divindade.

Ave Maria, alvíssimo lírio da Trindade, fulgurante e sempre sereno.

Ave Maria, rosa resplandecente de celestial amenidade.

Ave Maria, Virgem das Virgens, Virgem fiel, de quem quis nascer e de cujo leite quis se amamentar o Rei dos Céus.

Ave Maria, Rainha dos Mártires, cuja alma foi transpassada pelo gládio da dor.

Ave Maria, Senhora do Mundo, a quem foi dado todo o poder no Céu e na Terra.

Ave Maria, Rainha do meu coração, Mãe, vida, doçura e esperança minha caríssima.

Ave Maria, Mãe amável.

Ave Maria, Mãe admirável.

Ave Maria, Mãe de misericórdia.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

E bendito é o vosso Esposo, São José.

E bendito é o vosso Pai, São Joaquim.

E bendita é a vossa Mãe, Sant’Ana.

E bendito é São João, a quem fostes confiada ao pé da Cruz.

E bendito é o vosso Anjo, São Gabriel.

E bendito é o Eterno Padre que Vos escolheu.

E bendito é o vosso Filho que Vos amou.

E bendito é o Espírito Santo que Vos esposou.

E benditos são eternamente os que Vos bendizem e creem em Vós.”

Congregação de Jesus Maria

João Eudes fundou a Congregação de Jesus Maria (a congregação dos padres eudianos) para preparar os candidatos ao sacerdócio e à pregação das missões ao povo. Contam-se mais de 110 missões realizadas por São João Eudes, que era muito admirado e exercia grande influência. Neste 19/8, vamos relembrar a importância de São João Eudes para nossa fé e orar: São João Eudes, rogai por nós.

Mensagens católicas para compartilhar e se encher de fé

Peste

São João Eudes prestava assistência aos doentes acometidos pela epidemia de peste em 1627, e não temia adoecer. Conta-se que São João percorreu diversas vilas, distantes e esquecidas, para tratar doentes e necessitados. Porém, como tinha medo de contaminar seus companheiros, devido a seu contato com os enfermos, dormia dentro de um barril, do lado de fora da casa. No dia 19/8, seu dia, vamos lembrar de seus feitos e homenageá-lo. São João Eudes, rogai por nós.

 

Quietismo

São João Eudes é famoso pelas reformas que trouxe para o cristianismo. Sua espiritualidade doce e misericordiosa rompeu com o rigor do jansenismo e com a passividade do quietismo. O jansenismo é uma corrente dogmática, moral e disciplinar, que também refletiu na política. Seu ponto principal é a crença de que o pecado original e a corrupção são a essência da natureza humana. Como consequência, o homem seria incapaz de ter ações boas e seria naturalmente inclinado para o mal. Já o quietismo é uma doutrina espiritual que acredita que o fiel só alcança a Deus mediante a passividade de sua alma. Estando “quieto”, sua mente estaria inativa e poderia permitir que apenas Deus operasse nela. Essa doutrina apaga a responsabilidade moral do ser humano, colocando-o como mero instrumento de Deus. As reformas de São João Eudes se deram no rompimento com esses eixos e nas práticas eficazes na caridade e misericórdia. Dia 19/8, lembramos as grandes reformas que São João Eudes trouxe para nossa fé católica e agradecemos seus feitos.

Salvação das almas

No dia 19/8, Dia de São João Eudes, vamos repetir suas palavras: “Envia, Senhor, obreiros à tua vinha; suscita-nos teus pastores e sacerdotes da tua Igreja este espírito apostólico que teus apóstolos abraçaram. Abrasa os seus corações do fogo do teu amor e dê uma sede ardente da tua glória e da salvação das almas”.

fechar